Neste artigo, vamos mostrar a evolução dos caminhões de quatro eixos 8×4 para construção e mineração desde abril de 1985 até os diais atuais. Também quais são os modelos oferecidos atualmente pela DAF Caminhões Brasil, Scania, Volkswagen e Volvo. A Iveco já chegou a ter modelo 8×4, mas no momento, oferece somente o 6×4.
Salão de Hannover
Em abril de 1985, durante a Feira de Hannover, foi apresentada uma nova geração de caminhões rígidos de quatro eixos, marcando um avanço significativo na engenharia de veículos pesados. Essa linha incluía seis modelos básicos, distribuídos em quatro categorias de potência, variando de 250 cv a 355 cv. Esses caminhões foram projetados principalmente para aplicações como basculantes e chassis para betoneiras, ambos com dois eixos motrizes, atendendo às demandas crescentes dos setores de construção e mineração.
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A introdução desses caminhões de quatro eixos visava otimizar a distribuição de carga e aumentar a capacidade de transporte, mantendo a manobrabilidade e a eficiência operacional. A configuração 8×4, com dois eixos dianteiros direcionais e dois traseiros motrizes, proporcionava melhor aderência e estabilidade, especialmente em terrenos desafiadores.
Além disso, a variedade de potências oferecidas permitia que os veículos fossem adaptados a diferentes necessidades operacionais, desde o transporte urbano até operações em canteiros de obras e mineração. A flexibilidade na aplicação desses caminhões refletia a evolução das exigências do mercado e a busca por soluções mais eficientes e econômicas.
Impacto no setor e evolução posterior
A apresentação desses modelos na Feira de Hannover de 1985 sinalizou uma tendência crescente na indústria de veículos pesados: a especialização e a customização dos caminhões para atender a nichos específicos do mercado. Essa abordagem influenciou o desenvolvimento de futuras gerações de caminhões, incentivando inovações em design, motorização e configurações de eixos.
No Brasil, por exemplo, a adaptação de caminhões para configurações como o 8×2 tornou-se comum, visando aumentar a capacidade de carga sem comprometer a legislação de trânsito e as limitações de infraestrutura. Modelos como o Scania R 440 8×2 exemplificam essa evolução, oferecendo soluções mais econômicas e eficientes para o transporte de cargas pesadas.
Mercado brasileiro
Atualmente, no Brasil, há vários modelos 8×4 rígido oferecidos pelas principais marcas. Vamos conhecer os principais de fábrica, lembrando, que é um segmento que as montadoras oferecem outras opções por meio de customização.
Marca | Modelo | Potência | PBT técnico |
DAF | CF FAD 8×4 MX-13 | 480 cv | 58.000 kg |
Mercedes-Benz | Atego 3330 8×4 K / B | 286 cv | 45.100 kg |
Mercedes-Benz | Arocs 58 Ton 8×4 K | 495 cv | 58.000 kg |
Scania | Super G B8x4HZ XT* | 560 cv | 60.000 kg |
Volkswagen | Constellation 33.260 8×4 | 260 cv | 32.400 kg |
Volvo | VMX MAX 8x4R | 360 cv | 33.400 kg |
Volvo | FMX 8x4R | 540 cv | 52.000 kg |
Volvo | FMX MAX 8x4R | 540 cv | 58.000 kg |
*No caso da Scania, que não trabalha com modelos pré-definidos, fizemos a configuração do modelo considerando a aplicação severa off-road e, o modelo sugerido pelo aplicativo foi o Super G XT B8x4HZ. O B no nome significa que se trata de um chassi rígido, e o HZ é a o tipo de suspensão, mecânica neste caso. A sigla XT significa que o caminhão vem com os reforços para uso fora de estrada.