A Ford continua expandindo sua atuação no mercado automotivo de veículos comerciais com três grandes novidades. A primeira é a tecnologia Ford Pro Delivery Assist, que promete revolucionar o setor de entregas ao automatizar várias tarefas dos motoristas. A segunda novidade é a chegada da família de picapes Tremor ao Brasil, oferecendo opções robustas e diferenciadas para os amantes do off-road. Por fim, a marca também avança na produção da Ranger, com a fabricação local do motor Panther na Argentina, reforçando sua aposta em eficiência e tecnologia. Confira os detalhes de cada uma dessas iniciativas.
Ford Pro Delivery Assist: inovação no setor de entregas
A Ford lançou uma nova tecnologia voltada para o setor logístico: o Ford Pro Delivery Assist. Desenvolvido para otimizar a rotina dos motoristas de vans de entrega, o sistema automatiza tarefas essenciais ao realizar paradas. Com isso, ele desliga o motor, fecha as janelas, tranca as portas e ativa as luzes de emergência, garantindo mais segurança e agilidade.

A grande vantagem desse recurso é a economia de tempo a cada parada, permitindo que as empresas aumentem a eficiência de suas operações. Além disso, também garante que as vans autônomas sejam mais seguras e reduz a carga de trabalho dos motoristas, que podem focar no transporte das mercadorias.
O Ford Pro Delivery Assist estará disponível nos modelos E-Transit 2025 e Transit EcoBlue a diesel com transmissão automática no mercado europeu. Além disso, será incorporado à nova E-Transit Custom e às Transit Custom automáticas.
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Família de picapes Tremor para o Brasil
A Ford confirmou a chegada da linha Tremor ao Brasil, uma família de picapes projetada para atender consumidores que desejam um visual exclusivo e capacidade off-road superior. O conceito surgiu da percepção de que muitos clientes personalizam suas picapes para aumentar o desempenho em terrenos acidentados. Com isso, a marca decidiu oferecer uma opção de fábrica, garantindo funcionalidade e robustez.
Os modelos Tremor se destacam por uma altura elevada do solo, suspensão e amortecedores especiais, pneus todo-terreno, diferencial blocante e protetores inferiores. O design também recebe atenção especial, com acabamentos exclusivos e detalhes que reforçam a identidade aventureira da linha.

Além dos aprimoramentos mecânicos, a família Tremor conta com tecnologias avançadas para facilitar a condução off-road, permitindo que tanto iniciantes quanto experientes enfrentem trilhas e terrenos difíceis com mais segurança. “Nosso objetivo é oferecer um produto diferenciado que combine desempenho, tecnologia, segurança e estilo, mantendo o padrão de qualidade da Ford”, destaca Dennis Rossini, gerente de Marketing da marca.
A linha Ranger ampliada
A Ford baseia o novo Ranger Tremor 4 no modelo trabalhador Ranger XLT e compartilha as atualizações de chassi e tecnologia, além de usar o novo sistema de tração nas quatro rodas do Wildtrak X para atender aos clientes que desejam capacidade off-road confiante.
A geometria da suspensão revisada ajuda a criar uma postura mais resistente e plantada, aprimorada pelo aumento da esteira e molduras de arco estendidas. A Ford instala de série um distinto guiador esportivo tubular de perna longa, que define o visual aventureiro do Ranger Tremor, enquanto os estribos laterais em alumínio fundido e os ganchos de tração dianteiros duplos expostos continuam o estilo funcional. Detalhes exteriores exclusivos em Cinzento Boulder e uma grelha escurecida completam a aparência arrojada e distinta do modelo.
Os assentos e o piso do Ranger Tremor apresentam acabamento em vinil resistente à água e fácil de limpar. Um pacote opcional de interruptores suspensos pré-cabeados oferece seis entradas para guinchos, barras de luz LED e outros equipamentos, que os clientes podem encomendar através da loja online da Ford.
Sistema de rack flexível pioneiro no segmento
Tanto a Ranger Wildtrak X como a Tremor podem ser especificadas com o novo e inovador Sistema de Estantes Flexíveis da Ford. 7 O rack de teto dobrável exclusivo e o aro de carga traseiro deslizante ajustável permitem que itens longos sejam transportados acima do teto, em vez de presos entre a porta traseira e a cabine. Aliás, isso melhora a segurança da carga e libera a plataforma de carga para outros itens. O sistema de rack flexível também estará disponível como opção para as séries Ranger Limited e Wildtrak a partir de março de 2023.

Ford amplia produção da Ranger com motor fabricado na Argentina
Certamente, a Ford deu um passo importante para fortalecer sua presença no mercado sul-americano ao iniciar a produção do motor Panther turbodiesel de quatro cilindros na nova fábrica de motores em Pacheco, na Argentina. Esse avanço faz parte de um investimento de US$ 660 milhões voltado para a nova geração da Ranger na região.
A saber, destinaram US$ 80 milhões desse montante à modernização da planta de motores, que agora fabrica duas versões turbodiesel: o Lion 3.0 L V6, de 250 cv e 600 Nm de torque, e o Panther 2.0 L, de 170 cv e 405 Nm. Todos registram a combinação de alto desempenho e eficiência no consumo de combustível em ambos.
A Nova Ranger tem conquistado sucesso expressivo. Em 2024, o modelo bateu recordes de vendas e participação de mercado, e iniciou 2025 com um crescimento de 60% no Brasil. Assim, para atender à demanda crescente, a Ford decidiu aumentar a produção da picape para 70.000 unidades anuais, um aumento de 15% em relação a 2024.
A nova fábrica de motores segue o conceito de manufatura 4.0, integrando alta tecnologia, automação e sustentabilidade. A digitalização da produção permite um controle preciso dos processos e maximiza a qualidade dos produtos. Além disso, toda a operação utiliza energia 100% renovável e não gera resíduos para aterro, reforçando o compromisso da Ford com a sustentabilidade.
Aliás, com essas três iniciativas, a Ford reafirma seu compromisso com a inovação, a eficiência e a liderança no setor automotivo, trazendo soluções avançadas tanto para o transporte urbano quanto para os aventureiros e apaixonados por picapes.