A Mercedes-Benz do Brasil anuncia mudanças significativas na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. A novidade acontece em sua estrutura de liderança na área de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus. Após uma década de inovações e conquistas como vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões, Ônibus e Peças & Serviços, Roberto Leoncini passará a ocupar o cargo de Conselheiro dos Negócios da Mercedes-Benz no Brasil.
A notícia foi recebida com agradecimento por parte de Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que destacou as contribuições excepcionais de Leoncini ao longo dos anos. “Com sua mentalidade centrada no cliente, ele nos ajudou a entender a jornada do cliente com a nossa marca, conhecendo e se preocupando com suas reais necessidades”, expressou Puchert.
Grande experiência em caminhões pesados
O profissional Roberto Leoncini, engenheiro mecânico pós-graduado em Negócios pela Universidade de Irvine, na Califórnia, desfruta de uma carreira notável na área comercial de veículos comerciais. Sua trajetória incluiu diversas posições, desde representante distrital até a liderança da operação comercial da Scania no Brasil. Sua chegada à Mercedes-Benz em junho de 2014 marcou uma década de realizações, incluindo a introdução das famílias Actros e Arocs no mercado brasileiro, bem como o lançamento do portfólio BlueTec 6 de caminhões e ônibus.
Roberto Leoncini teve, como escola, uma brilhante carreira na Scania Brasil, onde ganhou muita experiência em caminhões pesados. Em 2013, último ano completo como diretor geral na Scania Brasil, a marca sueca tinha emplacado 19.659 caminhões, o maior número da empresa até hoje.
No primeiro ano completo como vice-presidente na Mercedes-Benz do Brasil, em 2015, a marca licenciou 18.053 caminhões, e no ano passado, para o comparativo ser feito com anos completos, emplacou 30.563 caminhões. Lógico que o mercado brasileiro é uma montanha russa em termos de mercados e enfrentamos, mas o que é a Mercedes-Benz é hoje em caminhões pesados, ela nunca tinha sido no passado.
Escola Roberto Leoncini
Jefferson Ferrarez, que assumirá a vice-presidência de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões a partir de fevereiro de 2024 e trabalha há muitos anos com o Leoncini. Ferrarez chegou a ir liderar a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. No entanto, ele foi convidado para voltar para a Mercedes-Benz do Brasil, portanto, bastante preparado para as novas responsabilidades.
O mesmo conceito, certamente, vale para Walter Barbosa, que liderará a área de Ônibus. Ambos os executivos integrarão o Board da Mercedes-Benz do Brasil.
Além de seu foco em produtos de alto desempenho, Leoncini é reconhecido por impulsionar a cultura de “Ouvir o Cliente em 1º lugar”. Ademais, isso resultou em estratégias inovadoras. Sobretudo, como parcerias com startups para o desenvolvimento de mais de 1 mil caminhões autônomos em colaboração com a Grunner e a Lume Robotics.
Ademais, a empresa expressou sua gratidão a Roberto Leoncini por seus projetos visionários e liderança sólida, desejando-lhe sucesso na nova posição a partir de 2024.
Há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil, sem dúvida, conquistou reconhecimento como uma das maiores fabricantes e exportadoras da América Latina. Além de suas unidades de produção, a empresa se destaca por pioneirismo em tecnologias. Além disso, pelas linhas 4.0 de caminhões e o lançamento do veículo elétrico eO500U em 2021. Em 2022, apresentou o portfólio BlueTec 6, certamente, reduzindo significativamente as emissões e reforçando seu compromisso com a inovação e sustentabilidade.
Roberto Leoncini, sobretudo, também foi responsável por levar a Mercedes-Benz do Brasil como uma importante parceira e mantenedora da Fabet São Paulo. A entidade é uma importante fundação de educação no transporte sem fins lucrativos.
Leia também:
Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024