sexta-feira, julho 11, 2025

Movecta lança torre de controle e reduz custos logísticos em 15%

Uma torre de controle logística é uma central que monitora e coordena, em tempo real, toda a operação da cadeia de suprimentos de uma empresa. Seu papel é garantir visibilidade, agilidade e tomada de decisão baseada em dados, permitindo identificar desvios, antecipar problemas e otimizar recursos. A Movecta, empresa de logística integrada, acaba de implementar uma central de controle operacional – conhecida como torre de controle.

O projeto, iniciado em dezembro de 2024, segundo a empresa, já apresenta resultados expressivos: redução de 15% nos custos de transporte, aumento de 20% na produtividade dos colaboradores, crescimento de 25% na satisfação dos clientes e um salto de 7% na taxa de entregas no prazo e dentro das especificações (On-Time-In-Full), atingindo um índice de 97% de OTD (On Time Delivery). A empresa não divulgou os números de base para esses percentuais e nem o valor do investimento na torre, mas que ela está dentro de um investimento estratégico superior a R$ 100 milhões em diversas áreas, inclusive, a compra de equipamentos.

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O custo para implementar uma torre de controle logística pode variar bastante, dependendo do porte da empresa, da complexidade da operação e das tecnologias envolvidas. Em geral, os principais fatores que influenciam esse investimento são:

– Infraestrutura tecnológica: aquisição de softwares, sensores, sistemas de rastreamento e integração com ERPs.
– Equipe especializada: contratação ou treinamento de profissionais para análise de dados e tomada de decisão.
– Consultoria e customização: adaptação da torre às necessidades específicas da operação.
– Manutenção e atualizações: custos contínuos para manter a torre eficiente e atualizada.

Empresas de grande porte podem investir centenas de milhares de reais, enquanto soluções mais enxutas e modulares podem ser implementadas por valores menores, especialmente com plataformas SaaS (software como serviço).

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A torre da Movecta

Localizada em uma sala equipada com telas e painéis interativos, a nova torre de controle permite programar, planejar e monitorar em tempo real as cargas em trânsito nas unidades de Guarujá (Terminal 2), Itajaí e Lages (SC) e Suape (PE). A central atua de forma proativa, identificando falhas como desvios de rota ou paradas não programadas e emitindo alertas instantâneos, o que possibilita ações corretivas imediatas.

A torre apoia a programação, planejamento e tracking das mercadorias para as operações rodoviárias. Isso ajuda a estabelecer um novo modelo de gestão e governança para a Movecta. É um formato que traz muitos ganhos e o controle das operações”, resume Roberto Teller, diretor de operações da Movecta.

Segundo Roberta Haddad, gerente nacional de transportes, a torre é essencial para antecipar problemas e tomar decisões rápidas: “Ela emite um alerta quando percebe qualquer ação fora do previsto. A partir disso, analisamos a situação e entramos em contato com o motorista. Se não houver resposta, acionamos a gerenciadora de risco.”

A estrutura conta com uma equipe especializada de cerca de 30 colaboradores, entre coordenadores, supervisores, analistas e programadores, e está conectada por meio de tecnologias de ponta como os sistemas TMS, KMM e ATS Log do grupo NSTECH. O objetivo da Movecta é incorporar, no segundo semestre de 2025, o serviço de transporte de remoção aduaneira à torre de controle, ampliando ainda mais o escopo e os benefícios da operação.

Além de proporcionar mais visibilidade e controle, a central de controle operacional também permite acompanhamento contínuo dos indicadores de desempenho e fornece informações mais precisas aos clientes, o que reforça o compromisso da empresa com excelência e transparência. “Essa torre traz maior visibilidade à operação, mitigando não conformidades, com monitoramento 24×7. É uma área de controle de processos logísticos que proporciona visibilidade da cadeia e agilidade na tomada de decisão”, complementa Teller.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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