No maior evento automotivo do ano, a Mercedes-Benz apresentou uma série de inovações que prometem redefinir os conceitos de luxo e tecnologia no setor automotivo. A montadora alemã celebrou os 20 anos de produção na China e de atividades de pesquisa e desenvolvimento no país com estreias globais e tecnologias futuristas.
A grande estrela foi a Vision V, uma van limousine conceito que antecipa uma nova categoria de veículos de alto luxo: os “Grand Limousines”, que receberão as siglas VLE e VLS. Com design elegante e esportivo, o modelo combina artesanato analógico com uma experiência digital imersiva, criando uma sensação de casulo de conforto e exclusividade para seus ocupantes.
CLA Longo e Inteligente
A marca também apresentou a versão de entre-eixos longo do novo Mercedes-Benz CLA, desenvolvida especialmente para o público chinês. Em comparação, o novo CLA Long Wheelbase apresentado no Auto Shanghai 2025 possui um entre-eixos de 2.790 milímetros, ou seja, 61 mm a mais que a versão brasileira.
Leia também:
Ford revela picapes F-150 e Maverick na linha Tremor para o Brasil
Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento
Os carros elétricos com maior autonomia em 2025
Comparativo CLA Ocidental x Novo CLA chinês
Motorização e Plataforma
- CLA Ocidental: Equipado com motor a combustão 2.0 turbo de 224 cv ou versões híbridas com motor 1.3 turbo, ambos com câmbio automatizado de 7 marchas e tração dianteira
- CLA Long Wheelbase (China): Totalmente elétrico, baseado na nova plataforma modular MMA, com arquitetura de 800 volts, motor traseiro e transmissão de duas marchas. Autonomia de até 866 km no ciclo CLTC
Tecnologia e Interior
- CLA (Ocidental) Sistema MBUX com duas telas de 10,25 polegadas, integração com Apple CarPlay e Android Auto, e assistente de voz “Olá, Mercedes”.
- CLA Long Wheelbase (China) Nova geração do MBUX com assistente virtual baseado em IA, integração com o sistema DouBao da ByteDance, cockpit inteligente com Superscreen e navegação 3D em tempo real.
O CLA chinês é o primeiro veículo construído sobre a arquitetura modular MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture) e o primeiro com o novo sistema operacional MB.OS, projetado internamente. Totalmente elétrico, o CLA Long Wheelbase oferece até 866 km de autonomia (ciclo CLTC) com consumo de apenas 10,9 kWh por 100 km.

Entre os avanços tecnológicos apresentados, destaca-se o MB.DRIVE ASSIST PRO que permite condução assistida em ambientes urbanos densos, lidando com cruzamentos, semáforos e até rotatórias. A experiência é complementada por um sistema de direção steer-by-wire, que elimina a conexão mecânica entre volante e rodas, proporcionando mais conforto e precisão, além de abrir espaço para novas possibilidades no design interno dos veículos.
O cockpit inteligente com o novo MBUX – agora com assistente virtual e integração com a IA chinesa DouBao da ByteDance – transforma o carro em uma central de produtividade, entretenimento e relaxamento.
Rumo ao futuro
Em termos de inovação, a Mercedes-Benz apresentou pesquisas em computação neuromórfica, que imita o cérebro humano para tornar a inteligência artificial mais rápida e eficiente, e em tinta solar, que pode gerar energia suficiente para mais de 14 mil km por ano. Outra inovação de destaque é o novo freio integrado e sustentável, projetado para veículos elétricos e que promete maior durabilidade e ausência de ruídos e resíduos.
Além disso, a marca trabalha em um microconversor de energia, capaz de oferecer 800 volts constantes independentemente do estado de carga das células da bateria, o que pode elevar a eficiência dos veículos elétricos e viabilizar novas configurações de motorização modular.
Um olhar para 2040+
Por fim, o projeto Urban Futures: Shenzhen 2040+ revela a visão da Mercedes-Benz para a integração dos veículos às cidades do futuro, unindo tecnologia, mobilidade e sustentabilidade urbana com base em estudos interdisciplinares.