Nos últimos três anos, a JBS multiplicou por sete vezes sua frota de caminhões elétricos, alcançando 281 veículos operados pela No Carbon, empresa do grupo especializada na locação de veículos 100% elétricos.
A frota da No Carbon é composta por caminhões JAC iEV1200T, modelo 100% elétrico com Peso Bruto Total (PBT) inferior a 8,5 toneladas, importado da China. Esses veículos são equipados com baús frigoríficos, permitindo o transporte simultâneo de produtos resfriados e congelados, com capacidade de até 4 toneladas. A autonomia é de até 150 quilômetros por carga, e o torque imediato de 1.200 Nm proporciona desempenho eficiente nas entregas urbanas.
Por que a JBS escolheu o JAC iEV1200T?
A escolha do JAC iEV1200T pela JBS se deve a uma combinação de fatores estratégicos. O modelo oferece um custo operacional significativamente menor, com custo por quilômetro rodado de aproximadamente R$ 0,26, cerca de cinco vezes mais econômico do que caminhões a diesel equivalentes. Além disso, o iEV1200T é atualmente o único caminhão 100% elétrico abaixo de 8,5 toneladas de PBT disponível no mercado brasileiro, tornando-se a opção mais viável para operações urbanas de distribuição.
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Impacto ambiental e operacional
A frota elétrica da No Carbon já percorreu mais de 12,5 milhões de quilômetros, evitando a emissão de aproximadamente 5,2 mil toneladas de CO₂ — o equivalente à absorção anual de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas ao redor do mundo em um carro. Além disso, os custos de manutenção dos caminhões elétricos são sete vezes menores em comparação com os veículos a diesel, devido à menor quantidade de componentes que necessitam de substituição.
Infraestrutura de recarga
Para suportar essa frota, a JBS, em parceria com a EZVolt, está ampliando sua rede de recarga, com a meta de atingir 130 pontos de carregamento distribuídos em centros de distribuição nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e São Paulo. Essas estações de recarga ultrarrápida permitem a reposição completa da bateria em cerca de uma hora.
Tecnologia e gestão
A No Carbon utiliza sistemas de telemetria e georreferenciamento para otimizar a logística, resultando em ganhos de segurança e eficiência. A empresa também oferece serviços de locação de veículos elétricos para outras empresas interessadas em soluções de transporte sustentável, com contratos que incluem manutenção preventiva, seguro contra terceiros e rastreamento em tempo real.
Total de JAC iEV1200T no Brasil
Desde o lançamento do JAC iEV1200T no Brasil em 2020, mais de 1.500 unidades do modelo foram emplacadas até o final de 2024. Esse número posiciona o iEV1200T como o caminhão elétrico leve mais vendido do país, refletindo a crescente demanda por soluções de transporte urbano sustentáveis e eficientes.
A adoção do iEV1200T por grandes empresas como JBS, PepsiCo, Natura, Magazine Luiza, CPFL e Porto Seguro destaca busca por caminhões leves elétricos para operações logísticas urbanas.
Durante essa visita, compartilhei alguns bastidores nos meus stories — dá uma olhada lá no meu https://www.instagram.com/marcosvillelah/, onde sempre mostro um pouco mais do que rola fora das páginas da reportagem.
A preferência pelo iEV1200T também se deve a sua disponibilidade no mercado brasileiro, sendo um dos poucos caminhões elétricos leves acessíveis para frotistas que desejam iniciar a transição para uma logística de baixo carbono. Há opções com maior capacidade, como o VW e-Delivery, e menor, como o Ford E-Transit. Essas opções, apesar de serem tecnologicamente superiores, custam bem mais caros. O VW e-Delivery parte de R$ 872.885, com PBT de 11 toneladas; e o Ford E-Transit, parte de R$ 562 mil, com PBT de 4,2 toneladas.
Ficha técnica do JAC iEV1200T
- Motorização: Elétrico, 177 cv de potência e 1.200 Nm de torque
- Bateria: Ferro-lítio com capacidade de 97 kWh
- Autonomia: Até 250 km com 2 toneladas de carga; 180 km com 4 toneladas
- Peso Bruto Total (PBT): 7.490 kg
- Capacidade de carga útil: 4.000 kg
- Suspensão: Dianteira com feixe de molas; traseira com duplo feixe de molas
- Freios: Sistema pneumático com ABS; discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
- Rodas e pneus: Rodas de aço aro 17,5” com pneus 215/75 R17,5
- Preço médio: R$ 489.950,00 (Tabela Fipe, abril de 2025), menos do que a cotação de maio de 2024: R$ 514.497,00