sexta-feira, maio 16, 2025

Maior campo de provas do hemisfério sul escolhido pelo Inmetro para testes

Localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) é o maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério sul e uma das estruturas mais avançadas da General Motors no mundo. Inaugurado em 1974 e prestes a completar 50 anos de atuação, o CPCA é o principal centro de validação de veículos da GM na América do Sul e o segundo mais completo da empresa no planeta. Agora, o local também se destaca como referência nacional em eficiência energética.

CPCA será sede dos testes oficiais do Inmetro

O Inmetro selecionou o CPCA para a realização dos testes oficiais de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), responsável pelo Selo de Eficiência Energética presente em todos os veículos vendidos no Brasil. A decisão reforça o papel estratégico do Campo de Provas na promoção de uma mobilidade mais sustentável, padronizada e transparente.

“No ano em que celebramos os 100 anos da GM no Brasil, é uma honra para nós ter o nosso Campo de Provas como sede dos testes de eficiência energética do Inmetro. Trata-se de uma iniciativa fundamental, que beneficia toda a indústria nacional e orienta as empresas na adoção de práticas mais sustentáveis e transparentes“, destacou Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.

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campo de provas
Estrutura administrativa e laboratórios do Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba (SP), centro de excelência da General Motors para desenvolvimento e validação de veículos no hemisfério sul. O complexo abriga modernas instalações para testes de emissões, segurança, ruído e eficiência energética.

Com infraestrutura técnica, o CPCA conduzirá duas etapas do programa. A primeira fase inclui a pesagem dos veículos e o teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento. Essa etapa será realizada em uma pista especialmente projetada, com duas retas paralelas de 2,2 quilômetros interligadas por curvas. O traçado é cercado por vegetação densa, o que reduz a influência do vento e garante maior estabilidade nas medições.

O Campo de Provas foi selecionado com base em critérios técnicos, como infraestrutura disponível, capacidade operacional e conformidade com os requisitos dos ensaios de eficiência energética do PBEV. A escolha buscou assegurar bases técnicas sólidas para decisões que impactam o consumo e a sustentabilidade”, afirmou Hércules Souza, chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro.

Cada empresa participante conduz os testes com seus próprios veículos e técnicos, sob supervisão rigorosa dos auditores do Inmetro. O primeiro ciclo de testes contará com 27 modelos, um de cada fabricante. Pela Chevrolet, o modelo escolhido foi o Equinox EV, SUV elétrico recém-lançado no mercado brasileiro.

50 Anos de Inovação e Sustentabilidade

O CPCA conta com 18 pistas de rodagem e sete laboratórios de padrão internacional. São mais de 12 mil testes realizados anualmente e cerca de 6 milhões de quilômetros percorridos em condições controladas para validações que envolvem desde resistência estrutural até emissões e ruído.

Campo de Provas
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Pista de alta velocidade do Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba (SP), onde são realizados testes de desempenho, consumo e estabilidade dos veículos. O local foi recentemente escolhido pelo Inmetro como sede oficial das medições de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV)

As pistas reproduzem diversos tipos de terrenos encontrados no Brasil, como paralelepípedos, cascalho, terra batida e asfalto deteriorado. Já os laboratórios são especializados em análises de emissões, ruído, vibração, segurança veicular, eficiência energética e sistemas eletroeletrônicos.

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Além da excelência técnica, o CPCA também é um modelo de sustentabilidade. A água utilizada é proveniente de poços artesianos e todo o esgoto é tratado no local. Há ainda o cultivo de milho e macadâmia, sendo este o maior plantio da espécie no país. Essas práticas contribuem para a autossuficiência do centro e para projetos ambientais da empresa.

Sobre o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

Criado em 2008, o PBEV é coordenado pelo Inmetro em parceria com o Ministério de Minas e Energia e o Ibama. O objetivo é fornecer informações claras ao consumidor sobre a eficiência energética dos veículos disponíveis no mercado brasileiro. A classificação leva em conta o consumo de combustível, as emissões de CO₂ e, no caso de veículos elétricos e híbridos, a autonomia.

O Campo de Provas da Cruz Alta consolida-se, portanto, como um pilar de excelência tecnológica e compromisso ambiental, atuando agora não apenas como laboratório de inovação da GM, mas também como referência oficial na promoção de uma mobilidade mais eficiente para todo o país.

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