segunda-feira, maio 20, 2024

IVECO APRESENTA NOVO MICRO-ÔNIBUS ELÉTRICO eDAILY. SERÁ QUE VEM PARA O BRASIL?

A Iveco Bus revelou o eDaily Line recentemente. Essa nova adição à sua linha de micro-ônibus e já traz o logotipo da marca reformulado, baseado na herança da marca e impulsionado pela inovação. 

O modelo foi apresentado na Europa. A Iveco não comentou se o lançamento será feito no Brasil. No entanto, há grandes possibilidades de chegar ao Brasil devido ao potencial mercado criado por exigências legais, como as da Prefeitura de São Paulo, e pelo avanço dos concorrentes, como a BYD Brasil, Eletra, Higer, Mercedes-Benz e, em breve, Volkswagen com o e-Volksbus.

O novo eDaily pode acomodar até 22 passageiros e está disponível na versão com chassi, permitindo que os construtores de carrocerias convertam seus veículos para a eletromobilidade.

Potência e Eficiência Elétrica

O novo e-motor síncrono do eDaily foi instalado na traseira do veículo para oferecer alta eficiência e potência constante. Com uma potência máxima de 140 kW e torque máximo de 400 Nm, o eDaily apresenta o Driving Mode Selector, que permite ao motorista extrair a potência máxima ou minimizar a absorção de energia, otimizando assim o uso de energia.

O micro-ônibus também possui três modos regenerativos. Assim, inclui o modo One-Pedal Drive, que facilita a condução ao converter a energia da frenagem cinética em eletricidade, reduzindo tanto o consumo de energia quanto o desgaste das pastilhas de freio.

Bateria Avançada

O eDaily está equipado com três baterias de 37 kWh cada, totalizando uma capacidade de 111 kWh. A equipe instala essas baterias na estrutura do veículo, minimizando o impacto na carroceria. Afinal, a bateria de 37 kWh, fornecida pela FPT, apresenta células com tecnologia exclusiva de íons de lítio, oferecendo uma densidade de energia de nível superior, com 265 Wh/kg no nível da célula.

Leia também: Resiliência Para Mudança De Tecnologia: De Petróleo Para Energia Renovável

Recarregando em qualquer lugar

Uma das vantagens do eDaily é sua versatilidade em termos de opções de recarga. As pessoas podem recarregá-lo em carregadores públicos, tomadas industriais e até mesmo tomadas domésticas. Além disso, o veículo possui a opção de carregamento rápido, que permite recarregar até 80 kW. A porta frontal de carregamento do eDaily é de fácil acesso, independentemente da origem do cabo. Um indicador LED, localizado atrás da aba deslizante que protege o plugue da água e poeira, mostra a situação e o nível de carga da bateria.

Funcionalidades adicionais

Para atender às necessidades dos passageiros e garantir uma experiência de viagem confortável, o eDaily oferece uma série de ePTOs (Electric Power Take Off) de até 15 kW. Ademais, as pessoas podem usar esses ePTOs para alimentar equipamentos adicionais, como sistemas de ar-condicionado para passageiros ou rampas para cadeiras de rodas.

O futuro da mobilidade elétrica

A Iveco Bus não para por aqui. A empresa lançará outras versões elétricas completas do eDaily, como o eDaily Access, posteriormente, em 2024, além do eDaily Line. Essas novas opções elétricas vão expandir ainda mais as soluções de mobilidade sustentável oferecidas pela marca. A versão eDaily Line já está disponível para encomenda em toda a Europa, com as primeiras entregas previstas para o início do próximo ano.

Apoie o jornalismo do Frota News

O Frota News tem como foco as quatro principais necessidades de informações e análises dos frotistas atuais: segurança, educação, inclusão social e meio ambiente no transporte. 

Se identifica com esses quatro valores, fundamentais para a construção das práticas de ESG, que sintetiza as três principais áreas de preocupação ambiental, social e governança. 

O princípio ético do nosso jornalismo está pautado nesses valores. Todas as reportagens passam por uma avaliação e curadoria para o crescente conhecimento sobre esses temas. 

Associei sua marca a esta causa e apoie o Frota News com anúncio ou patrocínio de seções e coberturas jornalísticas.

Jamef

Siga o Frota News também no LinkedIn!

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui