sábado, maio 25, 2024

Investimentos na produção de biometano chegam a R$ 7,4 bilhões

O biometano é um combustível renovável que pode substituir o diesel e o gás natural em diversas aplicações. Antes de tudo, a redução pode ultrapassar os 90% nas emissões de CO₂. Ele é obtido a partir da purificação do biogás, produzido pela decomposição de material orgânico por bactérias. 

Além de ser uma fonte de energia limpa, o biometano contribui para a redução de resíduos orgânicos e emissões de gases do efeito estufa. Acima de tudo, esse gás pode ser gerado a partir de diversas fontes, como vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano. 

No Brasil, há 41 projetos de usinas de biogás e biometano em andamento, segundo a ABiogás. Em outras palavras, isso deve aumentar a produção e a produção desse biocombustível nos próximos para 32 milhões de m³ até 2030. Os investimentos previstos para esse aumento acontecer são de R$ 7,4 bilhões. Há, ainda, outras empresas investindo na infraestrutura para distribuição do biometano.  

Scania

A Scania, pioneira no Brasil em caminhões movidos a biometano, colocou o modelo P 280 6×4 XT para operações de transbordo de cana-de-açúcar no destaque na Agrishow. O P 280 6×4 XT tem um motor de 7 litros e 6 cilindros, com potências 280 cv. O motor é do tipo Ciclo Otto, o mesmo usado em automóveis, que funciona com 100% de gás natural e/ou biometano, ou uma combinação dos dois. 

Trator T6.180 Methane Power

A New Holland lançou, recentemente, seu trator biometano, que utiliza o gás biometano. Esse novo modelo de trator fez sua primeira aparição na Agrishow. O trator biometano tem a vantagem de reduzir os custos operacionais, pois é possível produzir o gás a partir de resíduos orgânicos, uma matéria-prima abundante nas fazendas. A New Holland já vendeu o primeiro modelo de seu trator biometano para SF Agropecuária, empresa com sede em Brasilândia (MS) ligada ao setor de suinocultura que abate cerca de 180 mil animais por ano.

Leia também: Gigante Da Construção Mostra Funcionalidade Na Agrishow Para O Agronegócio

Ciclo completo do biometano

Empresa do Grupo Iveco, a FPT Industrial apresenta o ciclo completo do biometano no campo. Por meio de um tour virtual no espaço da marca, o público pode conhecer o ecossistema de produção do combustível, que promove a independência energética no campo, se beneficiando da ampla disponibilidade na América Latina, com menores custos operacionais, o mesmo desempenho do diesel e redução de emissões. 

MWM

A MWM, fabricante de motores e geradores, apresentou na Agrishow suas novas motobombas movidas a biometano ou diesel. Além disso, a MWM também exibiu soluções completas para descarbonização e aumento de produtividade, usando usinas de bioenergia a biogás. A empresa mostrou desde o tratamento do dejeto até a geração de eletricidade, gás renovável e biofertilizantes sólidos e líquidos.

Siga o editor do Frota News no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui