quarta-feira, maio 22, 2024

HISTÓRIA: O PRIMEIRO ÔNIBUS MB PARA LONGA DISTÂNCIA CONSTRUÍDO HÁ 85 ANOS

Sempre ficamos admirados com os ônibus modernos, com os últimos lançamentos da linha 2023 com muitas tecnologias de segurança. Mas, como era o ônibus de 85 anos atrás? Que tal viajar na história e conhecer o primeiro ônibus rodoviário de longa distância, para época, o Mercedes-Benz O 10000, de 1938.

primeiro ônibus
Desenho do primeiro ônibus para longa distância, o Mercedes-Benz O 10000

A unidade que pertence ao Museu da Mercedes-Benz, na Alemanha, foi restaurada depois que parou de trabalhar por 40 anos. Primeiro transportou viajantes e depois como transportador de correspondências e encomendas, e como agência móvel para os correios da Áustria.

Após aposentado, na década 1970, o O 10000 foi usado em diversos eventos culturais, como o renomado Festival de Salzburgo. Com sua bela pintura e brasão reluzente, o ônibus se tornou quase uma atração artística nessas ocasiões.

Uma maravilha de engenharia

primeiro ônibus
Primeiro ônibus Mercedes-Benz O 10000 do Reichspost alemão. Carroceria de aço da fábrica da Mercedes-Benz em Gaggenau

Na década de 1930, o Mercedes-Benz O 10000 era o maior ônibus já construído pela empresa. A Exposição Internacional de Automóveis e Motocicletas em Berlim apresentou seu chassi em fevereiro de 1936. As fábricas da Mercedes-Benz em Gaggenau e Sindelfingen forneciam as carrocerias de aço, algumas delas leves. Como resultado, o ônibus, com cerca de 14 metros de comprimento e velocidade máxima de 65 km/h, também transportava correios para longas distâncias.

Uma revolução na comunicação

primeiro ônibus
Cabine de telefone na estação móvel

Há 50 anos, a telefonia móvel ainda era uma visão futurista na vida cotidiana. No entanto, o serviço móvel dos correios austríacos já oferecia três “cabines telefônicas” a bordo do O 10000. Essas cabines, localizadas no lado esquerdo do ônibus, tinham telefones de disco preto fixados em mesinhas na parede. Você poderia fazer chamadas internacionais de longa distância a partir de uma cabine específica, que oferecia um toque de prestígio internacional.

Espaço generoso

primeiro ônibus
Mercedes-Benz O 10000 de 1938 convertido em estação de correios móvel para os correios austríacos. Close do indicador de destino com a inscrição “Postamt”.

O ônibus possuía hastes guia e espelhos retrovisores redondos no para-choque dianteiro para facilitar a condução em locais estreitos.

O ônibus possuía um sistema de classificação de correspondências imediatamente após a coleta. Essa função utilizava uma prateleira interior com compartimentos correspondentes. Enfim, as pessoas fixavam sacos postais a um poste e preenchiam-nos com as correspondências, além de organizar outros itens essenciais, como correntes de neve, ferramentas e extintores de incêndio, seguindo regras claras.

Leia também: XCMG BRASIL LANÇA CINCO CAMINHÕES ELÉTRICOS E TRÊS MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO

Uma herança tradicional

A pintura em amarelo e preto em homenagem à história postal europeia, uma vez que essas são as cores imperiais. No final do século XV, a Casa de Thurn und Taxis recebeu essas cores como emblema da nobreza, quando assumiram o serviço postal no Império.

Por fim, vários países europeus ainda pintam os veículos postais em tons de amarelo e muitas vezes colocam uma estrela da Mercedes-Benz na frente, preservando assim essa tradição.

Nos siga também no LinkedIn!

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui