A Volkswagen celebrou, pela primeira vez, o Dia Internacional da Kombi. A partir deste ano, todo 2 de junho será dedicado à Velha Senhora, um dos modelos mais amados de todos os tempos.
Até hoje ainda não existiu um veículo que ocupou o espaço deixado pela Kombi no segmento de transporte de passageiros. Para o transporte de carga, já há os modelos Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo. Na categoria picape, há diversos chassis cabine.
A Volkswagen, futuramente, vai lançar o substituto da Kombi, o elétrico ID.Buzz, porém, em outro patamar preço, sempre ser acessível como a Kombi foi em toda a sua história de sucesso.
70 anos de história
Não há quem não se encante com o modelo e resgate memórias daquela que marcou o início das atividades da Volkswagen no País, há 70 anos.
A montagem da saudosa Senhora, aliás, começou no ano de 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A partir de 2 de setembro de 1957, ela passou a ser efetivamente produzida no Brasil, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, com 50% de componentes nacionais — índice que passaria a 95% em 1961.
Leia também: HISTÓRIA: O PRIMEIRO ÔNIBUS MB PARA LONGA DISTÂNCIA CONSTRUÍDO HÁ 85 ANOS
A Kombi foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil, antes mesmo do Fusca. Também foi o primeiro feito pela empresa fora da Alemanha.
Para celebrar a data especial, a Volkswagen do Brasil conta um pouco da história de quatro unidades que fazem parte do acervo da Garagem VW, e que se encontram preservados nas instalações da planta Anchieta.
Leia também: HISTÓRIA: O PRIMEIRO ÔNIBUS MB PARA LONGA DISTÂNCIA CONSTRUÍDO HÁ 85 ANOS
Kombi “Corujinha”
A Kombi Corujinha, com mais de 60 anos de estrada, ajudou brasileiros de todos os cantos do País a construírem histórias marcantes, e para a unidade que faz parte do acervo da Garagem VW não foi diferente. Com a pintura saia-e-blusa combinando o Vermelho Calipso com o Branco Lótus, sua vida desde 1961 aconteceu ao lado de clientes da VW pelo Brasil, que a mantiveram em perfeito estado de conservação. Mas, em 2012, foi comprada de um colecionador e retornou para sua casa na fábrica da Anchieta, onde passou por uma restauração completa. Anos depois, em 2019, se juntou ao acervo de clássicos para a inauguração da Garagem VW, onde segue até hoje. Trata-se da unidade mais antiga do acervo.
Kombi Pick-up
Devastada durante a Segunda Guerra Mundial, a Stadt des KdF-Wagens (“cidade do KdF-Wagen”, nome oficial do Fusca até o término do combate) voltou a funcionar inicialmente como oficina de reparos para veículos militares. Assim como, antes de retomar a produção civil, em dezembro de 1945, foi renomeada para Wolfsburg.
Para resolver a escassez de empilhadeiras na fábrica ainda em reconstrução, nós criamos o Plattenwagen: instalamos uma chapa longitudinal à frente do motorista sobre o chassi do Fusca (daí o termo “platten”, que significa prancha). Desse modo, estavam criando o embrião da Kombi.
A Kombi Pick-up é uma variação da Kombi clássica que ganhou popularidade como veículo de carga. No acervo da Garagem VW, existe uma unidade dessa versão que também tem uma história interessante. A Kombi Pick-up, fabricada em 1975, desempenhou por muitos anos a função de veículo de trabalho, transportando cargas e auxiliando nas atividades diárias. Por isso, a Volkswagen do Brasil adquiriu a Kombi Pick-up após aposentá-la e submeteu-a a um processo de restauração para preservar sua autenticidade. Hoje, ela é uma peça histórica que representa a versatilidade e a utilidade da Kombi ao longo dos anos.
Kombi “Pão de Forma”
A Kombi “Pão de Forma” é provavelmente a versão mais icônica e reconhecida da Kombi. Essa designação vem do formato do seu corpo, que se assemelha a um pão de forma. A Garagem VW fabricou a unidade presente em 1967 e ela possui uma história fascinante. Eles utilizaram-na como veículo de apoio durante a construção do Complexo Industrial da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Durante anos, essa Kombi transportou funcionários, ferramentas e materiais, desempenhando um papel fundamental na expansão da empresa. Enfim, ela é uma lembrança nostálgica desse período importante na história da Volkswagen do Brasil.
Kombi “Last Edition”
A Kombi “Last Edition” é uma edição especial lançada como modelo 2013 para marcar o fim da produção da Kombi no Brasil. Na época, as legislações entraram em vigor, obrigando todos os veículos a possuírem sistemas de freio ABS e duplo airbag de série. No entanto, instalar sistemas de freio ABS e duplo airbag de série em projetos antigos se mostrava economicamente inviável.
Por fim, a unidade presente na Garagem VW é uma das últimas fabricadas e representa o encerramento de uma era. Com um visual vintage e detalhes exclusivos, essa Kombi é uma homenagem aos mais de 60 anos de história do modelo no país.
[…] Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DA KOMBI E AS 4 PRESERVADAS NA GARAGEM VW […]
verygood your website, i go to follow you.