terça-feira, fevereiro 18, 2025

Grunner ATR Série S: inovação brasileira já bateu 70% da meta de 2025

A Grunner é uma indústria única no mundo, que pode ser definida como uma verdadeira smart machine. Embora existam centenas, talvez milhares de equipamentos desse tipo no mercado, a Grunner se destaca por ser uma smart machine made in Brazil for global agribusiness, um título que poucas empresas podem ostentar. A notícia de hoje é sobre a nova linha ATR Série S. 

Além disso, em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, a Grunner foi a primeira empresa a conquistar o Truck Innovation Award Latin America 2025, um reconhecimento importante para o setor. 

Saiba mais: 

Crescimento acelerado

A indústria, genuinamente brasileira, acaba de fechar negócios que somam quase R$ 150 milhões, com a venda de 70 unidades de sua nova linha ATR Série S em apenas 15 dias após o lançamento comercial. Inicialmente, a empresa tinha como meta vender 100 unidades ao longo de todo o ano de 2025. No entanto, devido à rápida aceitação do mercado, precisou readequar sua estratégia, evidenciando a crescente demanda por soluções mais sustentáveis e economicamente vantajosas. 

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“A grande procura mostra que o produtor de cana está cada vez mais atento a soluções que aliem sustentabilidade, redução de custos e aumento de rentabilidade. Nossa linha ATR Série S entrega exatamente isso ao otimizar a colheita, reduzir o pisoteio e minimizar as paradas operacionais e as horas auxiliares”, destaca André Torquetti, gerente comercial da Grunner. 

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“Nossos clientes já estão percebendo as inovações que apresentamos com a Linha S, o que nos dá ainda mais confiança para seguir com o propósito de aprimorar a experiência operacional da Grunner por meio de soluções inovadoras, sustentáveis e seguras”, comenta Henrique Belei, sócio-presidente da Grunner. 

Evolução e tecnologia: os diferenciais da Série S

A nova Série S traz 15 evoluções em relação à sua antecessora, a Série X, todas voltadas para aprimorar a operação de colheita e transbordamento da cana. 

Um dos destaques é a redução do diâmetro de giro da roda, o que diminuiu o raio de manobra de R27,3m para R18,3m. Essa melhoria possibilita uma economia de até 60% no tempo de cada manobra de cabeceira, além de reduzir significativamente o pisoteio nas linhas de cana. 

Outras melhorias incluem: 

 Melhor distribuição de carga, aumentando a estabilidade da máquina e prolongando a vida útil dos pneus. 

 Levantamento do transbordo redesenhado, proporcionando mais espaço livre e menor interferência na caixa de carga. 

Mais segurança e economia de até 64% no consumo de combustível

Durante o desenvolvimento da linha, foram realizados diversos testes de consumo de diesel por tonelada, comparando a ATR Série S com a ATR Série X. 

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“Observamos uma redução de até 14% no consumo de diesel em relação à já consagrada Série X, o que representa uma economia de até 64% quando comparada ao trator. Esse resultado se deve, principalmente, ao fato de a máquina não precisar interromper o fluxo de trabalho. Além disso, a redução do diâmetro de giro também contribuiu para diminuir em até 60% o tempo de manobra“, explica Torquetti. 

A principal evolução da nova linha foi o eixo direcional, responsável pela orientação da direção. Na Série S, ele foi redesenhado para facilitar a transferência de carga, garantindo maior tração e continuidade das operações em terrenos desafiadores. Essa mudança também permitiu reduzir o raio de manobra, aumentando a eficiência logística da colheita, especialmente em operações realizadas em declives ou estradas irregulares. 

Mais proteção e eficiência operacional

A segurança operacional também foi aprimorada com novas soluções inovadoras: 

 Proteção do motor por fibra, combinada com novas vedações em couro aeronáutico, evitando a entrada de palha e aumentando a durabilidade do equipamento. 

 “Boné” (prolongador dianteiro da caixa de carga), agora ampliado na parte frontal e traseira, reduzindo o acúmulo de palha entre a cabine e o implemento, o que otimiza o tempo de parada para revisão da área. 

Bolsas pneumáticas com maior pressão, proporcionando mais eficiência ao sistema. 

Com essas inovações, a Grunner reafirma seu compromisso com a tecnologia, a sustentabilidade e a eficiência operacional, consolidando-se como referência global no agronegócio.  

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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