A frota de caminhões movidos a gás no Brasil já ultrapassa as 1.600 unidades. Já há mercado para instalação de postos de GNV nas garagens de frotistas. Dos modelos em circulação, atualmente, mais de 1.400 são modelos Scania, que foi pioneira no lançamento de novos motores para este segmento de transporte mais sustentável. Além dos zero km, há os caminhões revertidos de diesel para gás. Para atender essas frotas, a Comgás anunciou a instalação de posto de abastecimento nas garagens de três grandes empresas: Ypê, Nelcar e Grupo Sada.
O GNV (gás natural veicular) é um primeiro passo em combustível para descarbonização do transporte com caminhões pesados, com uma redução torno de 15% das emissões em relação ao diesel fóssil. O maior passo será dado quando essas frotas serem abastecidas com o gás renovável, o biometano, que pode reduzir as emissões em até 90%. Há outros benefícios pela utilização do gás no transporte além das emissões de gases, sendo as reduções econômicas com abastecimentos e emissões de ruídos.
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A redução de ruído do motor a gás pode variar dependendo do modelo do caminhão e motor. Mas geralmente, um caminhão a gás emite cerca de 5 a 10 dB a menos do que um modelo similar a diesel. Essa diferença pode parecer pequena, mas em termos de percepção sonora, representa uma diminuição significativa no ruído. A adoção do GNV como alternativa ao diesel traz benefícios ambientais e econômicos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. Além disso, o combustível se destaca por sua viabilidade na transição para matrizes energéticas renováveis.
Grupo Sada
Maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, o Grupo Sada avança na transição para fontes energéticas mais limpas. A companhia converterá parte de sua frota de caminhões a diesel para modelos movidos a GNV. Aumentando assim sua frota de 11 para 31 caminhões a gás até o primeiro trimestre de 2025.
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Recentemente, empresa anunciou a conversão de parte de sua frota de caminhões movidos a diesel para gás natural veicular (GNV), reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂). A MWM, que já vez a conversão de mais de 20 caminhões da Cocal desenvolveu toda a tecnologia completa para a substituição de motores diesel por motor MWM de ciclo Otto movido a gás com potência que pode variar entre 220 cv e 330 cv.
Cristian Malevic, diretor de Descarbonização da MWM, destacou a importância dessa iniciativa. “Além da redução do impacto ambiental, há outros benefícios, como a simplificação da manutenção e reposição de peças, com cerca de 85% dos componentes idênticos aos utilizados nos motores a diesel. E a similaridade no consumo, torque e potência em relação aos motores a diesel garante desempenho e eficiência,” explicou Malevic.
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Teste feitos pela Sada
“A indústria de transportes tem um papel fundamental no desafio global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A transição para o GNV é uma etapa importante para reduzirmos nossa pegada de carbono, ao mesmo tempo em que garantimos operações eficientes e seguras”, afirma Ricardo Ramos, diretor de Operações e Negócios do Grupo Sada.
Testes feitos pela Sada em veículos pesados movidos a GNV, além de reduzir cerca de 15% das emissões de CO₂ em comparação aos motores a diesel, emitiram menores quantidades de poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.
O Grupo Sada testou a nova frota em operações reais. Segundo o diretor Comercial da empresa, Marcelo Loureiro, o investimento de cerca de R$ 7 milhões na conversão para GNV está alinhado à estratégia da companhia e às demandas de seus clientes. “Nosso compromisso com a descarbonização está em sintonia com a cadeia automotiva. Por isso, iniciamos os primeiros investimentos para apoiar o transporte entre as plantas da GM e Stellantis e nossos pátios em São Bernardo do Campo (SP) e Betim (MG)”, explica.
Ypê
Com sede em Amparo (SP), a Ypê, uma das principais fabricantes de produtos de limpeza e higiene do Brasil, firmou contrato de seis anos com a Comgás para a instalação de três ramais de GNV. Com um volume total de 10,65 milhões de m³, a empresa prevê expandir sua frota para 42 caminhões movidos exclusivamente a gás até 2028.
Nelcar
Especializada no transporte de contêineres no Porto de Santos, a Nelcar reforça sua política de ESG ao investir em soluções sustentáveis. A empresa iniciou sua operação com caminhões Scania G410 6×2 movidos a GNV e, em 2024, implementou dois bicos de alta vazão em sua garagem. O consumo inicial de 40 mil m³ deve crescer para 140 mil m³, acompanhando a ampliação da frota para 20 caminhões até o final do ano. A Nelcar também se posiciona como uma das principais transportadoras para a cadeia do agronegócio.