sexta-feira, maio 16, 2025

Freightliner Cascadia de 5ª Geração terá motor Cummins a gás 

O Grupo Daimler Truck, proprietário de diversas marcas, como Mercedes-Benz e Freightliner, já possui um portfólio de veículos movidos a gás natural em diferentes regiões do mundo, com modelos como o Mercedes-Benz Actros NGT e os urbanos Econic NGT e Sprinter NGT, na Europa, além dos caminhões Freightliner M2 112 NG, 114SD Natural Gas e versões anteriores do Cascadia, nos Estados Unidos. Agora, a montadora amplia ainda mais sua oferta de soluções sustentáveis com o anúncio de uma nova configuração para o Freightliner Cascadia de 5ª Geração: o primeiro caminhão da marca equipado com o motor a gás natural Cummins X15N de 15 litros. 

Por enquanto, a empresa não tem planos para caminhões a gás no Brasil por considerar um nicho de mercado muito pequeno devido à falta de infraestrutura de abastecimento. Por outro lado, a Cummins já apresentou a sua solução de motores a gás na última Fenatran, e é a fornecedora da Volkswagen Caminhões no Constellation 26.280 em teste com uma empresa de coleta de resíduos.  

Cascadia de 5ª Geração
O Mercedes-Benz Econic NGT a gás foi apresentado em junho de 2009; e o Actros NGT, em novembro de 2019
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A parceria com a Cummins 

O anúncio da parceria com a Cummins foi no último dia 28 de abril, apenas oito meses após o início da produção em escala do motor X15N, o primeiro da nova plataforma HELM™ da fabricante de motores norte-americana, que projetou este motor  para diferentes tipos de combustível, como gás natural, diesel e hidrogênio. 

“Caminhões movidos a gás natural estão se tornando cada vez mais importantes para o transporte rodoviário de cargas”, destacou Greg Treinen, vice-presidente de desenvolvimento de mercado rodoviário da DTNA. “O Cummins X15N é o primeiro motor a gás natural projetado especificamente com a potência e o torque necessários para clientes rodoviários.” 

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Isso ocorre também no Brasil. Em pouco mais de cinco após, após apresentar o primeiro caminhão a gás na Fenatran, a Scania já entregou mais de 1.500 caminhões a gás aos transportadores brasileiros, o que animou a Iveco a lançar dois modelos a gás recentemente, o S-Way NG e o Tector NG, da mesma forma, a Volkswagen Caminhões começar a fazer testes com motores Cummins. 

Segundo Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, este ano a meta é ousada de vendas: cerca de 1.500 caminhões a gás para os clientes da América Latina. Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, acrescentou que, deste volume, vai trabalhar para que vender cerca de 1.000 unidades serão para clientes brasileiros.

Autonomia ampliada com mochilão

A produção do Cascadia com o novo motor está prevista para começar no próximo mês. Haverá ainda a opção de preparação para instalação de tanques de gás natural comprimido (GNC), tanto no chassi quanto atrás da cabine, oferecendo flexibilidade para atender às demandas de autonomia dos clientes. O sistema conhecido como “mochilão” foi lançado, recentemente, pela Scania para os seus modelos a gás. 

Segundo Lyndon Jones, vice-presidente de vendas e suporte ao cliente da Divisão de Motores da Cummins Inc. na América do Norte, o X15N representa uma evolução significativa: 

“O X15N abre o gás natural para uma nova base de clientes, e muitos usuários atuais estão aproveitando a potência e o torque adicionais. A parceria com a Freightliner oferece mais opções ao mercado em um momento em que muitas frotas buscam soluções com gás natural.” 

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Com certificação de 50 mg de NOx, o motor oferece até 10% de economia de combustível em comparação com o motor a gás natural de 12 litros da Cummins, mantendo desempenho e durabilidade em aplicações pesadas. Ele pode ainda ser integrado com outros componentes Cummins para reduzir ainda mais as emissões, ampliando os benefícios ambientais. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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