Fiat domina entre as picapes compactas, segmento sem concorrência, e intermediárias com apenas dois concorrentes, enquanto Hilux lidera entre mais de 10 concorrentes no segmento de médias; veja os modelos mais
vendidos até abril de 2025
O setor de picapes continua sendo um dos mais lucrativos e competitivos do mercado automotivo brasileiro. No primeiro quadrimestre de 2025, os dados de emplacamentos mostram um cenário liderado amplamente pela Fiat, que se destaca tanto nas categorias tradicionais quanto em um novo nicho cada vez mais relevante: o das picapes intermediárias.
Segmento de picapes compactas: Fiat Strada reina absoluta
A Fiat Strada segue como líder incontestável entre as picapes compactas. De janeiro a abril, o modelo acumulou 39.373 unidades vendidas, o que representa 67,73% do segmento. Em segundo lugar, a VW Saveiro somou 18.761 emplacamentos (32,27%).
Segmento intermediário: Fiat Toro, Montana e Oroch ganham protagonismo
Nesta faixa intermediária — que une características de picapes compactas e médias, especialmente voltadas para uso misto urbano e recreativo — três modelos se destacam:
- Fiat Toro: com 15.229 unidades vendidas no acumulado do ano, a Toro se consolida como a líder do segmento intermediário, representando 18,43% do mercado total de picapes.
- Chevrolet Montana (nova geração): mesmo com números abaixo dos líderes, emplacou 6.565 unidades até abril, alcançando 7,95% de participação.
- Renault Oroch: mais discreta, mas ainda relevante, a Oroch somou 3.904 emplacamentos (4,73%).
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A ascensão dessas picapes reflete a preferência crescente do consumidor por modelos versáteis, com visual robusto, cabine dupla e conforto próximo ao de um SUV, sem renunciar a caçamba e resistência.
Segmento de picapes médias: Hilux, Ranger e S10 disputam liderança
Entre as picapes médias — tradicionalmente voltadas para trabalho pesado e uso rural/off-road — a disputa está acirrada:
- Toyota Hilux: com 14.150 unidades vendidas até abril, mantém a vice-liderança geral, com 17,13% do segmento.
- Ford Ranger: próxima na cola, com 10.343 unidades (12,52%).
- Chevrolet S10: segue estável, com 8.398 emplacamentos e 10,17% do mercado.
- Outros modelos como a Ram Rampage (7.246), Nissan Frontier (3.237), Mitsubishi L200 (3.092) e VW Amarok (1.970) completam o segmento com desempenhos expressivos, embora distantes dos líderes.
Três categorias, um mercado em evolução
Ao dividir o mercado em compactas, intermediárias e médias, observa-se uma clara diversificação da demanda. A categoria intermediária, em especial, tem ganhado força com modelos como a Fiat Toro, que conseguem unir estilo, capacidade e dirigibilidade urbana.
Esse reposicionamento de marcas e modelos mostra como o mercado brasileiro está em plena evolução — cenário que deve se intensificar com a entrada das marcas chinesas BYD e Caoa Chery, que se preparam para lançar novas picapes nos próximos anos.
Enquanto isso, a Fiat demonstra domínio estratégico, com produtos fortes em todas as frentes, ditando o ritmo e desafiando concorrentes a inovar para não perder espaço em um dos setores mais valiosos do setor automotivo nacional.