Em Miami, enquanto os motores rugiam para mais uma rodada de Fórmula 1 em Ímola, Itália, um evento extraordinário remodelou a história do automobilismo. A Ferrari, conhecida por sua expertise, organização e exclusividade, demonstrou mais uma vez seu status icônico.
Durante o Ferrari Racing Days, realizado no circuito de Miami, dois carros lendários da escuderia italiana foram os protagonistas: a Ferrari F2003-GA e a Ferrari F1-2000, máquinas que marcaram épocas distintas na trajetória vitoriosa de Maranello.
A Ferrari F2003-GA é uma joia tecnológica que consolidou o domínio de Michael Schumacher. O modelo carrega as iniciais “GA” em homenagem a Gianni Agnelli, patriarca da Fiat, que faleceu naquele mesmo ano. Desenvolvido com uma aerodinâmica refinada e um motor V10 de 3 litros, o carro foi decisivo na conquista do sexto título mundial do alemão, superando o recorde de Juan Manuel Fangio. Com esse carro, Schumacher venceu cinco GPs em 2003 (Espanha, Áustria, Canadá, Itália e EUA). Além disso, a F2003-GA foi essencial para a Ferrari garantir o campeonato de construtores, superando a ameaça da Williams e da McLaren.
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A máquina foi recentemente leiloada por € 14,8 milhões (R$94,57 milhões), um dos valores mais altos já pagos por um carro de Fórmula 1 ainda em funcionamento. Um detalhe que aumentou seu valor: o chassi leiloado (número 229) venceu dois GPs nas mãos de Schumacher e ainda conta com o motor original V10 em perfeito estado, o que é raro nesse tipo de venda.
Já a Ferrari F1-2000 marcou o início da era dourada da Ferrari no novo milênio. Após 21 anos sem títulos de pilotos, a equipe de Maranello voltou ao topo em 2000 com uma temporada memorável. Schumacher venceu nove das 17 corridas daquele ano e selou o título no Japão, após uma batalha intensa com Mika Häkkinen da McLaren.
O modelo representava um avanço notável em relação ao seu antecessor, com novo conceito de aerodinâmica, câmbio mais leve e centro de gravidade rebaixado. O sucesso da F1-2000 não apenas encerrou um longo jejum como também inaugurou uma sequência histórica de cinco títulos consecutivos para Schumacher e seis para a Ferrari no mundial de construtores.
Este carro, que simboliza o renascimento da Ferrari, está avaliado atualmente entre US$ 7,5 e US$ 9,5 milhões (R$ 42,53 e 53,87 milhões), e alguns colecionadores consideram-no o “divisor de águas” que mudou a história recente da Fórmula 1.
Além do leilão e da exposição desses ícones, o evento em Miami contou com sessões do Ferrari Challenge North America, reunindo pilotos amadores e entusiastas da marca, além de experiências exclusivas para clientes, como voltas rápidas e aulas de pilotagem com instrutores da Scuderia.
Fique ligado nas próximas edições, enquanto nos aprofundamos em como esse evento em Miami personificou a Ferrari e elevou o automobilismo a patamares sem precedentes.

Com colaboração e informações diretamente de Miami de Alexandre Chalela, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Sustentabilidade da NanoXD