Com quase 30 anos de trajetória, a Bravo Serviços Logísticos se consolida como uma referência no transporte e na gestão de operações logísticas da agroindústria brasileira. A empresa se destaca pela combinação de sua infraestrutura e especialização, especialmente para o setor químico de proteção ao agronegócio. Em entrevista exclusiva, Maurício Nogueira, vice-presidente de Operações, destacou os pilares que sustentam o crescimento da Bravo.
Atualmente, a Bravo conta com uma frota de aproximadamente 1.000 caminhões, majoritariamente do segmento de pesados, mas com veículos em outros segmentos também. Recentemente, a empresa investiu em 17 novos caminhões Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano, somando um total de 23 veículos sustentáveis. Os modelos adquiridos incluem os cavalos mecânicos G 410 e G 460, com destaques para o conceito “mochilão” do G 460, que ampliou a autonomia para até 650 km, atendendo rotas dos corredores azuis.
Leia também:
Bravo amplia frota de caminhões a gás para 23 unidades. Scania já entregou 1.400 unidades no Brasil
Investimentos no Brasil que vão gerar mais transporte: atualizado em 21/03
Lançamento: Edição 48 da revista Frota News Digital com especial Panorama da Indústria de Transporte
A Bravo emprega cerca de 1.200 motoristas e oferece um programa de formação em sua escola própria, complementado pelo apoio de unidades do Sest Senat localizadas próximas à maioria de seus Centros de Distribuição. A frota é totalmente rastreada, assegurando controle completo sobre os caminhões e cargas. “Roubo de cargas não é mais uma preocupação para nós; estamos focados em segurança viária e no uso de câmeras de monitoramento, cuja implementação está em andamento”, explicou Nogueira.
Com 18 centros de distribuição estrategicamente distribuídas e uma capacidade de armazenagem de 830 mil posições de pallets, a Bravo está preparada para atender ao crescimento projetado nos próximos cinco anos. A integração com soluções tecnológicas, como o spin-off Evolog, um ecossistema digital colaborativo, reforça sua liderança em eficiência logística.

Cerca de 60% das operações da Bravo são destinadas ao setor químico de proteção do agronegócio, um segmento essencial para a produtividade agrícola. A empresa fornece serviços que vão além do transporte, incluindo o armazenamento e a entrega direta nas fazendas, otimizando a cadeia logística de defensivos agrícolas.
Atenta às demandas do mercado, a Bravo também está expandindo sua atuação para o segmento B2C, ampliando sua base de clientes e diversificando suas operações.
Sobre o entrevistado
Com mais de 30 anos de experiência em Logística e Supply Chain, Maurício Nogueira construiu uma carreira sólida à frente de operações estratégicas em grandes players globais do setor. Ele assume a missão de fortalecer a estrutura operacional da Bravo em um momento de expansão, alinhando crescimento comercial a eficiência, governança e inovação.
Com foco na otimização de processos e na valorização de talentos, o executivo pretende impulsionar a digitalização e a automação para aumentar a produtividade da empresa. Além disso, Nogueira atuará na retenção de profissionais qualificados e na ampliação da capacidade de atendimento ao agronegócio de forma sustentável. Para Marcos Vilela Ribeiro, CEO da Bravo, essa movimentação representa um passo estratégico para consolidar o crescimento da companhia. “A chegada de Maurício traz um olhar inovador para nossa área operacional, preparando a Bravo para novos desafios e garantindo a excelência que nossos clientes já conhecem”, destaca Vilela.
Sobre a indústria de proteção do agronegócio
A indústria química de proteção do agronegócio é um setor responsável por produzir substâncias químicas que ajudam a proteger as plantações e culturas agrícolas contra pragas, doenças e ervas daninhas. Esses produtos são conhecidos como defensivos agrícolas ou agroquímicos e incluem herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros.
Esse ramo é essencial para garantir a produtividade e a saúde das plantações, ajudando os agricultores a combaterem problemas que poderiam reduzir suas colheitas ou afetar a qualidade dos alimentos. Apesar de sua importância, também há discussões sobre os impactos ambientais e à saúde humana, o que leva ao desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e alternativas como o manejo integrado de pragas e os defensivos biológicos.
Entre 10 e 12 devem representar 80% da indústria química de proteção ao agronegócio. Os principais clientes da Bravo Serviços Logísticos são:

Sobre a Bravo
Desde sua fundação, em 1998, na cidade de Uberaba-MG, a Bravo percorreu uma trajetória de constante crescimento e transformação. Inicialmente com apenas 15 caminhões e um pequeno armazém, a empresa apostou no agronegócio e se especializou no transporte de defensivos agrícolas, consolidando-se como um operador logístico segmentado. Ao longo dos anos, novas filiais foram abertas em regiões estratégicas, como Paulínia-SP, polo importante do setor químico, e outras localidades agrícolas.
Entre 2008 e 2010, a Bravo investiu em estruturas modernas e na ampliação de sua governança, destacando-se pela adoção de novas tecnologias e pelo desenvolvimento de serviços como o 4PL, evolução implementada já em 2018.
O 4PL significa Fourth-Party Logistics (Logística de Quarta Parte). É uma evolução do conceito de 3PL (Third-Party Logistics), onde a responsabilidade logística vai além da execução das operações e passa a incluir a gestão estratégica de toda a cadeia de suprimentos e logística.
Um provedor 4PL, como mencionado no texto, integra e gerencia múltiplos serviços de logística e tecnologia em nome do cliente, utilizando plataformas digitais avançadas para oferecer maior visibilidade e eficiência. Ele não apenas transporta ou armazena, mas também coordena operações logísticas, assegura o uso otimizado de recursos e cria um ecossistema colaborativo, como a Bravo fez ao desenvolver a Evolog. É como um “orquestrador” de toda a logística, trazendo soluções inovadoras e estratégicas para o cliente.
A Bravo vive hoje uma nova transformação que é a preparação para chegar em 2025 de uma forma saudável, rentável, atrativa para novos talentos, sustentável, ainda mais eficiente e com a credibilidade de sempre, valorizando e considerando todas as pessoas envolvidas no negócio, desde os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.
