sábado, abril 26, 2025

Entrevista: VP da Bravo, Maurício Nogueira, fala sobre a importância do agro para a empresa

Com quase 30 anos de trajetória, a Bravo Serviços Logísticos se consolida como uma referência no transporte e na gestão de operações logísticas da agroindústria brasileira. A empresa se destaca pela combinação de sua infraestrutura e especialização, especialmente para o setor químico de proteção ao agronegócio. Em entrevista exclusiva, Maurício Nogueira, vice-presidente de Operações, destacou os pilares que sustentam o crescimento da Bravo.

Atualmente, a Bravo conta com uma frota de aproximadamente 1.000 caminhões, majoritariamente do segmento de pesados, mas com veículos em outros segmentos também. Recentemente, a empresa investiu em 17 novos caminhões Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano, somando um total de 23 veículos sustentáveis. Os modelos adquiridos incluem os cavalos mecânicos G 410 e G 460, com destaques para o conceito “mochilão” do G 460, que ampliou a autonomia para até 650 km, atendendo rotas dos corredores azuis.

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A Bravo emprega cerca de 1.200 motoristas e oferece um programa de formação em sua escola própria, complementado pelo apoio de unidades do Sest Senat localizadas próximas à maioria de seus Centros de Distribuição. A frota é totalmente rastreada, assegurando controle completo sobre os caminhões e cargas. “Roubo de cargas não é mais uma preocupação para nós; estamos focados em segurança viária e no uso de câmeras de monitoramento, cuja implementação está em andamento”, explicou Nogueira.

Com 18 centros de distribuição estrategicamente distribuídas e uma capacidade de armazenagem de 830 mil posições de pallets, a Bravo está preparada para atender ao crescimento projetado nos próximos cinco anos. A integração com soluções tecnológicas, como o spin-off Evolog, um ecossistema digital colaborativo, reforça sua liderança em eficiência logística.

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Cerca de 60% das operações da Bravo são destinadas ao setor químico de proteção do agronegócio, um segmento essencial para a produtividade agrícola. A empresa fornece serviços que vão além do transporte, incluindo o armazenamento e a entrega direta nas fazendas, otimizando a cadeia logística de defensivos agrícolas.

Atenta às demandas do mercado, a Bravo também está expandindo sua atuação para o segmento B2C, ampliando sua base de clientes e diversificando suas operações.

Sobre o entrevistado

Com mais de 30 anos de experiência em Logística e Supply Chain, Maurício Nogueira construiu uma carreira sólida à frente de operações estratégicas em grandes players globais do setor. Ele assume a missão de fortalecer a estrutura operacional da Bravo em um momento de expansão, alinhando crescimento comercial a eficiência, governança e inovação.

Com foco na otimização de processos e na valorização de talentos, o executivo pretende impulsionar a digitalização e a automação para aumentar a produtividade da empresa. Além disso, Nogueira atuará na retenção de profissionais qualificados e na ampliação da capacidade de atendimento ao agronegócio de forma sustentável. Para Marcos Vilela Ribeiro, CEO da Bravo, essa movimentação representa um passo estratégico para consolidar o crescimento da companhia. “A chegada de Maurício traz um olhar inovador para nossa área operacional, preparando a Bravo para novos desafios e garantindo a excelência que nossos clientes já conhecem”, destaca Vilela.

Assista o Canal FrotaCast:

Sobre a indústria de proteção do agronegócio

A indústria química de proteção do agronegócio é um setor responsável por produzir substâncias químicas que ajudam a proteger as plantações e culturas agrícolas contra pragas, doenças e ervas daninhas. Esses produtos são conhecidos como defensivos agrícolas ou agroquímicos e incluem herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros.

Esse ramo é essencial para garantir a produtividade e a saúde das plantações, ajudando os agricultores a combaterem problemas que poderiam reduzir suas colheitas ou afetar a qualidade dos alimentos. Apesar de sua importância, também há discussões sobre os impactos ambientais e à saúde humana, o que leva ao desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e alternativas como o manejo integrado de pragas e os defensivos biológicos.

Entre 10 e 12 devem representar 80% da indústria química de proteção ao agronegócio. Os principais clientes da Bravo Serviços Logísticos são:

Bravo
As principais indústrias químicas de proteção do agronegócio e clientes da Bravo Serviços Logísticos

Sobre a Bravo

Desde sua fundação, em 1998, na cidade de Uberaba-MG, a Bravo percorreu uma trajetória de constante crescimento e transformação. Inicialmente com apenas 15 caminhões e um pequeno armazém, a empresa apostou no agronegócio e se especializou no transporte de defensivos agrícolas, consolidando-se como um operador logístico segmentado. Ao longo dos anos, novas filiais foram abertas em regiões estratégicas, como Paulínia-SP, polo importante do setor químico, e outras localidades agrícolas.

Entre 2008 e 2010, a Bravo investiu em estruturas modernas e na ampliação de sua governança, destacando-se pela adoção de novas tecnologias e pelo desenvolvimento de serviços como o 4PL, evolução implementada já em 2018.

O 4PL significa Fourth-Party Logistics (Logística de Quarta Parte). É uma evolução do conceito de 3PL (Third-Party Logistics), onde a responsabilidade logística vai além da execução das operações e passa a incluir a gestão estratégica de toda a cadeia de suprimentos e logística.

Um provedor 4PL, como mencionado no texto, integra e gerencia múltiplos serviços de logística e tecnologia em nome do cliente, utilizando plataformas digitais avançadas para oferecer maior visibilidade e eficiência. Ele não apenas transporta ou armazena, mas também coordena operações logísticas, assegura o uso otimizado de recursos e cria um ecossistema colaborativo, como a Bravo fez ao desenvolver a Evolog. É como um “orquestrador” de toda a logística, trazendo soluções inovadoras e estratégicas para o cliente.

A Bravo vive hoje uma nova transformação que é a preparação para chegar em 2025 de uma forma saudável, rentável, atrativa para novos talentos, sustentável, ainda mais eficiente e com a credibilidade de sempre, valorizando e considerando todas as pessoas envolvidas no negócio, desde os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

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Jornalista Marcos Villela é membro associado desde 2018
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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