domingo, maio 19, 2024

Entrevista: TECNOLOGIA MÉDICA PARA DETECÇÃO PREVENTIVA DE SONOLÊNCIA AO VOLANTE

Grandes transportadores tem adotado câmeras de fadiga nas cabines dos caminhões para mitigar os riscos de acidente por sonolência. Neste artigo, vamos apresentar um outra tecnologia que atua de forma mais preditiva do que as câmeras que já conhecemos. Para isso, entrevistamos o gestor de contas da Optalert, uma empresa pioneira de tecnologia médica que lidera a indústria de detecção de sonolência e deficiência há 20 anos.

A importância da detecção de sonolência e deficiência não pode ser subestimada. A sonolência excessiva e a falta de alerta têm sido responsáveis por uma série de acidentes automobilísticos e industriais ao longo dos anos.

Assista à entrevista no vídeo abaixo:

O algoritmo desenvolvido pela Optalert, conhecido como Escala de Sonolência de Johns (JDS™), é considerado o mais proeminente do mundo para quantificar objetivamente a deterioração da função cognitiva. Então, a JDS™ continua sendo a única medida objetiva cientificamente comprovada de sonolência e deficiência.

A solução de sonolência da Optalert é altamente inovadora. Ela incorpora a blefarometria, um método que analisa o movimento da pálpebra, combinado com algoritmos matemáticos patenteados e medição em relação à JDS™ validada. A blefarometria é um termo introduzido pelo Dr. Murray Johns para definir o estudo único de medir o movimento da pálpebra, capturado por meio de oculografia infravermelha ou vídeo. Enquanto, essa abordagem pioneira permite uma análise precisa da sonolência e deficiência, oferecendo aos usuários informações valiosas sobre seu estado de alerta.

Versatilidade no uso

Uma das vantagens notáveis da solução da Optalert é a sua versatilidade. Desde a indústria automotiva até a área da saúde, várias áreas podem utilizar a tecnologia em questão. No setor automotivo, por exemplo, as empresas estão constantemente preocupadas com a sonolência dos motoristas, e elas podem incorporar a tecnologia da Optalert aos veículos para monitorar o nível de alerta do condutor e alertar sobre a necessidade de descanso. Na área da saúde, profissionais que trabalham em turnos, com dificuldade em manter-se alerta, podem se beneficiar imensamente do sistema da Optalert, que ajuda a prevenir acidentes e melhorar a segurança no ambiente de trabalho.

O óculos da Optalert usado pelo motorista fica conectado ao sistema que transmite as informações

Além disso, a Optalert oferece um serviço de consultoria especializada para auxiliar as empresas a implementar e otimizar o uso de sua solução de detecção de sonolência. Essa abordagem personalizada permite que as empresas obtenham o máximo de benefícios da tecnologia da Optalert, garantindo a segurança e o bem-estar de seus funcionários.

No mundo acelerado em que vivemos, onde a sonolência e a deficiência podem ter consequências graves, é crucial contar com ferramentas eficazes de detecção e prevenção.

Gestão de Segurança no Transporte

Inclusive, uma das matérias do curso presencial de Gestão de Segurança no Transporte, promovido pela Fabet-SP, é sobre o tema. O professor doutor Marco Tulio Mello, da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrará a aula Gestão do Sono, Fadiga e Acidente de Trânsito. Portanto, saiba mais sobre este importante curso para as transportadoras e embarcadores do TRC.

Optalert

Apoie o jornalismo do Frota News

Frota News tem como foco as quatro principais necessidades de informações e análises dos frotistas atuais. O setor, atualmente, tem maior compromisso com segurança, educação, inclusão social e meio ambiente no transporte. 

Esses quatro valores se identificam com a construção das práticas de ESG, que sintetizam as três principais áreas de preocupação ambiental, social e governança. 

O princípio ético do nosso jornalismo está pautado nesses valores. Todas as reportagens passam por uma avaliação e curadoria para o crescente conhecimento sobre esses temas. 

Portanto, associei sua marca a esta causa e apoie o Frota News com anúncio ou patrocínio de seções e coberturas jornalísticas. Saiba mais na página Sobre nós!

Nos siga também no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui