domingo, maio 19, 2024

Entre os melhores pesados, o Volvo FH 540 é o favorito dos transportadores

O mercado de caminhões pesados é o mais importante da indústria brasileira. Entre os cinco seguimentos definidos pela associação dos fabricantes (Anfavea), os pesados são responsáveis por 50,4%, seguido de semipesados (28,4%), médios (9,5%), leves (7%) e semileves (4,7%). Além disso, os cavalos mecânicos premium estão entre os mais vendidos, com preço médio de R$ 1,2 milhão, ao serem caminhões muito completos em tecnologia e conforto. São todos de alto nível, no entanto, há o melhor entre os melhores. Pelo menos, na preferência dos compradores. E este modelo é o Volvo FH 540.

Com 7.200 emplacamentos, o Volvo FH 540 mantém seu reinado como o caminhão mais vendido do Brasil pelo quinto ano consecutivo. A Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de veículos de todas as marcas no país, divulgou o ranking dos modelos mais licenciados em 2023.

Saiba mais sobre a história do Volvo FH:

VOLVO FH: CELEBRANDO TRÊS DÉCADAS DE CONDUÇÃO PREMIUM

Desde 2019, este veículo se mantém no topo das vendas, conquistando não apenas a liderança geral, mas também o título de caminhão Euro 6 mais emplacado, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação.

Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, destaca que o sucesso do Volvo FH 540 está atrelado à valorização constante pelos transportadores da alta tecnologia, segurança e robustez do modelo. Ele afirma: “Os transportadores seguem valorizando a alta tecnologia, a segurança e a robustez desse modelo, que traz retorno garantido nas mais diversas operações de transporte de carga.”

O Volvo FH 540 não apenas mantém sua liderança nos últimos cinco anos, mas também se destaca por liderar as vendas de caminhões pesados no Brasil por onze vezes ao longo de sua história. Surpreendentemente, nos últimos cinco anos, superou até mesmo modelos médios e leves.

30 Anos no Brasil

O Volvo FH tem uma trajetória de inovação e sucesso em todo o mundo desde seu lançamento nos anos 90. Sua chegada ao Brasil em 1994 representou uma revolução, introduzindo motores eletrônicos, segurança avançada e conforto excepcional para os motoristas.

A cada nova geração, o veículo transformou o setor com inovações significativas, desde dispositivos de segurança ativa e passiva até a revolucionária caixa de câmbio I-Shift. Tecnologias como Aceleração Inteligente e I-See demonstram como o FH sempre trouxe o que há de mais avançado.

Leia também:

Troféu Migrante: filial de Concórdia da Noma do Brasil é destaque em 2023

Alcides Cavalcanti destaca o compromisso contínuo da Volvo com o desenvolvimento de novas tecnologias. “A engenharia da Volvo não para de desenvolver novas tecnologias em nossos caminhões, para trazer mais segurança, produtividade e economia de combustível aos nossos clientes.”

A versão Euro 6, última geração do modelo no Brasil e na Europa, conta com avanços no motor D13K, o caminhão tornou-se 8% mais econômico. Além disso, incluem a caixa I-Shift de 7ª geração, com trocas de marcha 30% mais rápidas. E por fim, uma lista abrangente de itens de segurança de série.

Leia mais:

Higienização da cabine do caminhão tem muito a ver com segurança veicular

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui