Esta notícia pode parecer que é sobre alguma empresa europeia, chinesa ou norte-americana. Mas não é. É sobre duas empresas brasileiras que fizeram uma parceria para a produção do primeiro caminhão autônomo sem cabine na América Latina. A Lume Robotics, uma startup capixaba, e a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bio produtos de eucalipto, anunciaram o desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina.
O projeto, que representa um marco na tecnologia de transporte autônomo, é financiado por um contrato de R$ 3 milhões com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e será testado em um terminal portuário da Suzano. Até então, projetos similares eram conhecidos somente de centros de engenharia automotiva suecos, como os caminhões autônomos sem cabine da Scania e Volvo.
A Lume Robotics já foi notícia no Frota News em razão da parceria com a Mercedes-Benz do Brasil no desenvolvimento dos caminhões autônomos para a Ypê, que trabalham dentro da unidade industrial no interior de São Paulo
Indústria 4.0
O inovador caminhão, que está em fase de desenvolvimento, incorpora os mais avançados conceitos da Indústria 4.0, incluindo inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica. A tecnologia de mobilidade autônoma da Lume Robotics integra software e hardware de última geração, possibilitando a operação totalmente autônoma do veículo, sem necessidade de intervenção humana. Equipado com sensores avançados, o sistema é capaz de criar mapas detalhados, localizar-se com precisão em tempo real, navegar autonomamente, desviar de obstáculos e adaptar-se dinamicamente às condições do ambiente de trânsito.
Rânik Guidolini, diretor executivo da Lume Robotics, destacou a importância do projeto:
“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística”.
O veículo será validado em uma operação real na Suzano, onde deverá transportar até 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo. A operação, planejada para ser contínua e ininterrupta, prevê que o caminhão realize cerca de 50 viagens por dia. A previsão é que o caminhão esteja pronto em 2027, com início dos testes em 2028.
Se inscreva para receber a nossa Newsletter:
Para Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional na Suzano, a parceria representa um avanço significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis:
“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade.”
A introdução dessa tecnologia coloca o Brasil entre os países na vanguarda da mobilidade autônoma, um mercado com projeções de movimentar cerca de 800 bilhões de dólares até 2035 e mais de 7 trilhões de dólares até 2050, segundo estudo da Strategy Analitics. A participação em um setor de crescimento tão acelerado sublinha a relevância e o impacto potencial das soluções de mobilidade autônoma no cenário global.
Sobre a Lume Robotics
Fundada em 2019 por pesquisadores do Projeto IARA da UFES, a Lume Robotics é uma startup especializada em tecnologias de veículos autônomos, robótica probabilística, inteligência artificial, visão computacional e redes neurais profundas. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, que transforma veículos convencionais em unidades totalmente autônomas. A Lume Robotics se dedica a desenvolver soluções práticas que priorizam a segurança e a eficiência, contribuindo para o avanço da indústria e o bem-estar da sociedade.
Sobre a FINEP
A FINEP, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, é uma empresa pública brasileira criada em 1967. Sua missão é fomentar o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do apoio à ciência, tecnologia e inovação. A FINEP oferece diversos tipos de financiamento e promove parcerias e cooperações nacionais e internacionais, desempenhando um papel crucial na consolidação do sistema de inovação brasileiro.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das principais produtoras de papéis da América Latina. Líder no segmento de papel higiênico no Brasil, a empresa é referência em soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matérias-primas renováveis. Com uma presença global que abrange mais de 100 países, a Suzano se dedica a renovar a vida a partir da árvore, com um compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Com 100 anos de história, suas ações são negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).
Siga o Frota News no LinkedIn!