domingo, abril 6, 2025

É no Brasil: caminhão autônomo sem cabine está em desenvolvimento

Esta notícia pode parecer que é sobre alguma empresa europeia, chinesa ou norte-americana. Mas não é. É sobre duas empresas brasileiras que fizeram uma parceria para a produção do primeiro caminhão autônomo sem cabine na América Latina. A Lume Robotics, uma startup capixaba, e a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bio produtos de eucalipto, anunciaram o desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina.  

O projeto, que representa um marco na tecnologia de transporte autônomo, é financiado por um contrato de R$ 3 milhões com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e será testado em um terminal portuário da Suzano. Até então, projetos similares eram conhecidos somente de centros de engenharia automotiva suecos, como os caminhões autônomos sem cabine da Scania e Volvo. 

A Lume Robotics já foi notícia no Frota News em razão da parceria com a Mercedes-Benz do Brasil no desenvolvimento dos caminhões autônomos para a Ypê, que trabalham dentro da unidade industrial no interior de São Paulo 

Leia também:

Indústria 4.0  

O inovador caminhão, que está em fase de desenvolvimento, incorpora os mais avançados conceitos da Indústria 4.0, incluindo inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica. A tecnologia de mobilidade autônoma da Lume Robotics integra software e hardware de última geração, possibilitando a operação totalmente autônoma do veículo, sem necessidade de intervenção humana. Equipado com sensores avançados, o sistema é capaz de criar mapas detalhados, localizar-se com precisão em tempo real, navegar autonomamente, desviar de obstáculos e adaptar-se dinamicamente às condições do ambiente de trânsito. 

Rânik Guidolini, diretor executivo da Lume Robotics, destacou a importância do projeto:  

“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística”. 

O veículo será validado em uma operação real na Suzano, onde deverá transportar até 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo. A operação, planejada para ser contínua e ininterrupta, prevê que o caminhão realize cerca de 50 viagens por dia. A previsão é que o caminhão esteja pronto em 2027, com início dos testes em 2028. 

Se inscreva para receber a nossa Newsletter:

Para Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional na Suzano, a parceria representa um avanço significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis:  

“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade.”  

A introdução dessa tecnologia coloca o Brasil entre os países na vanguarda da mobilidade autônoma, um mercado com projeções de movimentar cerca de 800 bilhões de dólares até 2035 e mais de 7 trilhões de dólares até 2050, segundo estudo da Strategy Analitics. A participação em um setor de crescimento tão acelerado sublinha a relevância e o impacto potencial das soluções de mobilidade autônoma no cenário global. 

Sobre a Lume Robotics 

Fundada em 2019 por pesquisadores do Projeto IARA da UFES, a Lume Robotics é uma startup especializada em tecnologias de veículos autônomos, robótica probabilística, inteligência artificial, visão computacional e redes neurais profundas. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, que transforma veículos convencionais em unidades totalmente autônomas. A Lume Robotics se dedica a desenvolver soluções práticas que priorizam a segurança e a eficiência, contribuindo para o avanço da indústria e o bem-estar da sociedade.  

Sobre a FINEP 

A FINEP, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, é uma empresa pública brasileira criada em 1967. Sua missão é fomentar o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do apoio à ciência, tecnologia e inovação. A FINEP oferece diversos tipos de financiamento e promove parcerias e cooperações nacionais e internacionais, desempenhando um papel crucial na consolidação do sistema de inovação brasileiro. 

Sobre a Suzano 

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das principais produtoras de papéis da América Latina. Líder no segmento de papel higiênico no Brasil, a empresa é referência em soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matérias-primas renováveis. Com uma presença global que abrange mais de 100 países, a Suzano se dedica a renovar a vida a partir da árvore, com um compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Com 100 anos de história, suas ações são negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). 

Siga o Frota News no LinkedIn! 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui