Por ocasião do “Dia da Mentira”, é crucial separar fatos de ficções, especialmente quando o assunto é a segurança automotiva. A Pirelli, fabricante de pneus, toma a frente nesta missão educativa, esclarecendo os equívocos mais comuns sobre pneus de carros e motocicletas. Roberto Falkenstein, especialista da Pirelli em tecnologias inovativas, desvenda as principais inverdades:
Aderência e desgaste:
Muitos acreditam que “pneus carecas têm maior aderência”, uma ideia equivocada vinda do automobilismo. Na realidade, pneus desgastados reduzem drasticamente a aderência, principalmente em pisos molhados, aumentando os riscos de acidentes. Sulcos profundos são fundamentais para garantir tração e segurança.
Prazo de validade:
Ao contrário do que alguns pensam, os pneus não possuem um prazo de validade fixo. Sua durabilidade é influenciada por fatores como armazenamento, uso e manutenção adequada. Com cuidados corretos, a vida útil dos pneus pode ser estendida significativamente.
Consertos improvisados:
A prática de consertar pneus com métodos não recomendáveis, como o uso de “macarrão”, é perigosa e pode comprometer a segurança, levando a vazamentos inesperados ou até explosões.
Posicionamento dos pneus novos:
Contrariando a crença popular, é aconselhável instalar pneus novos no eixo traseiro do veículo. Essa orientação visa manter a estabilidade e o controle em situações adversas, como chuva ou aquaplanagem.
Manutenção e condução:
Subestimar a importância da manutenção regular dos pneus e, certamente, da suspensão é um erro comum. Verificações frequentes e cuidados como rodízio, balanceamento e alinhamento são essenciais para a segurança. Além disso, um estilo de direção agressivo pode acelerar o desgaste dos pneus, diminuindo sua vida útil.
Calibragem dos pneus:
A pressão dos pneus deve seguir as especificações do fabricante do veículo. Portanto, não as preferências pessoais do motorista. A calibragem adequada é crucial para a segurança, por certo, a eficiência dos pneus.
Resistência ao rolamento e frenagem:
Existe o mito de que pneus com baixa resistência ao rolamento apresentam desempenho inferior em frenagens. No entanto, a tecnologia aplicada para reduzir a resistência ao rolamento não compromete a capacidade de frenagem dos pneus.
Escolha de pneus:
A seleção de pneus deve ser baseada nas especificações do veículo e, sobretudo, nas condições de uso. Utilizar pneus inadequados pode afetar negativamente a segurança e, além disso, o desempenho do veículo.
Por meio da desmistificação desses e, ademais, outros equívocos, a Pirelli reforça seu compromisso com a educação dos consumidores. “Nosso objetivo é capacitar os motoristas para que possam fazer escolhas informadas e seguras, distinguindo mitos de fatos no universo dos pneus”, conclui Falkenstein. Este Dia da Mentira, por fim, que as únicas mentiras sejam aquelas contadas em tom de brincadeira, mantendo a segurança nas estradas como prioridade.
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