quinta-feira, abril 3, 2025

Descarbonização do transporte com biomentano: L’Oréal, Scania e Gás Verde acreditam

Em um projeto pioneiro na América Latina, a Gás Verde, produtora de biometano no Brasil, fortaleceu sua parceria com o Grupo L’Oréal e a Scania para abastecer frotas com combustível limpo, derivado de resíduos de aterros sanitários. Essa iniciativa, acompanhada de perto pela Frota News, destaca a Scania como a única entre os seis maiores fabricantes de caminhões pesados no Brasil a firmar parcerias com empresas como L’Oréal e PepsiCo para essa modalidade de transporte sustentável.

Conheça a iniciativia da PepsiCo

Desde o lançamento dos caminhões a gás da Scania na Fenatran 2018, a empresa tem se destacado no mercado. Aliás, comercializando mais de 1.500 unidades nos últimos quatro anos, com um valor médio de R$ 1,5 milhão por veículo. Enquanto isso, a Iveco, líder europeia na produção de caminhões a gás, adota uma postura menos transparente no Brasil, dificultando a comparação direta entre as marcas. A comunicação da Iveco ainda não é clara. Sabe-se que a empresa está desenvolvendo produtos, principalmente para a Argentina, mas não apresenta um planejamento definido para os transportadores brasileiros.

O pioneirismo da L’Oréal

A Mercedes-Benz opina, nos bastidores, de que não acredita no biometano, e que o diesel vai continuar sendo o combustível. No entanto, não se discute que o diesel vai continuar. Sabemos que vai. Quem investe em bioenergia, investe a longa prazo, para reduzir percentualmente a dependência do diesel fóssil a longo prazo.

Os investimentos em produção de biometano são desconhecidos pelos frotistas

Apesar da oferta limitada de fabricantes investindo em caminhões a biometano, empresas como L’Oréal e PepsiCo demonstram crescente interesse nessa alternativa de menor emissão para o transporte no Brasil. A lista de companhias que apostam nesse biocombustível segue crescendo, impulsionando a demanda pelos caminhões a gás da Scania. São apenas alguns exemplos, há muito mais.

Quem conhece o projeto de Minas Gerais biometano?

A L’Oréal, por exemplo, já utiliza biometano em 80% de suas cargas diretas para o estado de São Paulo e em 100% do transporte entre sua fábrica e o centro de distribuição em Jarinu. A empresa estima reduzir suas emissões de CO₂ equivalente em 2.200 toneladas até 2025, em comparação com 2023.

Assista o Canal FrotaCast com o presidente da Scania:

O abastecimento da frota é realizado no primeiro ponto exclusivo de biometano da América Latina, localizado ao lado do centro de distribuição da L’Oréal em Jarinu. A parceria com a Gás Verde também inclui o fornecimento do biocombustível para as caldeiras da fábrica em São Paulo. Abrangendo tanto a logística quanto os processos industriais da empresa.

O biometano tem potencial para reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com os combustíveis fósseis. Além disso, apresenta vantagens econômicas devido à sua maior estabilidade de preço, atrelada ao IPCA e menos suscetível às oscilações do mercado internacional.

Saiba sobre a logística mineira para caminhões a gás:

Gasmig promete tornar Minas Gerais referência para caminhões e ônibus a gás 

O Grupo L’Oréal tem como meta que, até 2030, 60% de seus produtos sejam transportados por caminhões a biometano, com 100% das entregas nas regiões Sul e Sudeste realizadas por veículos movidos a esse biocombustível.

Juliana Fleming, diretora de operações do Grupo L’Oréal no Brasil, destaca o pioneirismo do projeto e o compromisso da empresa com a descarbonização, prevendo dobrar a capacidade da frota movida a biometano nos próximos anos.

Marcel Jorand, CEO da Gás Verde, ressalta o papel da empresa no apoio às metas ESG de seus parceiros, oferecendo soluções completas que incluem fornecimento de biometano, aluguel de caminhões e garantia de abastecimento e manutenção.

A Gás Verde, que planeja alcançar a produção de 600 mil m³/dia de biometano até 2028, também disponibiliza o BIORec, primeiro certificado de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos no Brasil. A empresa atende grandes companhias como Saint-Gobain, Ambev, Haleon, Vesuvius e Nestlé.

O Grupo L’Oréal, por sua vez, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar medidas como a transferência de seu centro de distribuição para São Paulo, a eliminação do frete aéreo doméstico e a otimização do transporte rodoviário com o uso de biocombustíveis.

Enquanto isso, a Mercedes-Benz não considera os clientes de caminhões a biometano relevantes e não acredita nessa tecnologia, pelo menos segundo fontes consultadas nos bastidores. A Volvo ignora o assunto, enquanto a Volkswagen Caminhões está testando um modelo com motor Cummins.

Aqui na Frota News, já publicamos dezenas de reportagens sobre bioenergia, principalmente sobre as empresas que acreditam nesse caminho. Inserimos links para matérias já produzidas e continuaremos promovendo a conexão entre fabricantes de motores, caminhões, usinas, embarcadores e outros agentes do setor.

ITOY
Jornalista Marcos Villela é membro associado desde 2018
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui