quinta-feira, setembro 19, 2024

DAF Caminhões surpreende e cresce no mercado brasileiro e europeu

- Publicidade -

A DAF Caminhões surpreende e vem se destacando no mercado de caminhões no Brasil e na Europa. Com os resultados de emplacamentos de caminhões anunciados hoje (6/12) pela Anfavea (associação da indústria), a empresa de Ponta Grossa (PR) é a única a apresentar resultados positivos no acumulado do ano nos segmentos de pesados e, com a Scania, em semipesados.

Além disso, a DAF conquistou o primeiro lugar no setor de cavalos mecânicos na União Europeia, com uma participação de 20,5%.

Leia também:

Fetranslog 2023: a feira que mostrou as novidades do transporte e logística

No Brasil, a DAF teve um crescimento de exatos 17,9% no segmento de caminhões pesados, enquanto o mercado total teve uma queda de -17,9%. A empresa emplacou 6.738 unidades de janeiro a novembro de 2023, contra 5.715 no mesmo período de 2022. Veja mais números na imagem abaixo:

DAF Caminhões surpreende
Fonte: Anfavea

No segmento de semipesados, a DAF teve um crescimento ainda mais expressivo, de 218,5%, emplacando 742 unidades de janeiro a novembro de 2023, contra 233 no mesmo período de 2022. Ela atua neste segmento faz pouco tempo. A Scania também teve um crescimento de 3.999,4% nesse segmento, mas partindo de uma base de comparação muito baixa, de 18 unidades em 2022 para 737 em 2023. Mais números, na imagem abaixo:

DAF Caminhões surpreende
Fonte: Anfavea

Veja também quais foram os 10 pesados e os 10 semipesados mais vendidos, conforme a Fenabrave, associação da rede de distribuição:

DAF Caminhões surpreende
Fonte: Fenabrave

DAF na Europa

Na Europa, a DAF ocupa uma sólida posição, detendo uma quota de mercado na União Europeia acima das 16 toneladas, alcançando 15,9% de market share. Esta posição a coloca em terceiro lugar, atrás apenas da Mercedes-Benz, com 18,6%, e da Volvo Trucks, com 17,5%.

A DAF se destaca ainda mais no setor de cavalos mecânicos, onde conquistou o primeiro lugar absoluto, atingindo 20,5% de participação. No segmento de chassi rígido, os números continuam favoráveis, registrando 11,1%.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui