sábado, maio 25, 2024

DAF Caminhões surpreende e cresce no mercado brasileiro e europeu

A DAF Caminhões surpreende e vem se destacando no mercado de caminhões no Brasil e na Europa. Com os resultados de emplacamentos de caminhões anunciados hoje (6/12) pela Anfavea (associação da indústria), a empresa de Ponta Grossa (PR) é a única a apresentar resultados positivos no acumulado do ano nos segmentos de pesados e, com a Scania, em semipesados.

Além disso, a DAF conquistou o primeiro lugar no setor de cavalos mecânicos na União Europeia, com uma participação de 20,5%.

Leia também:

Fetranslog 2023: a feira que mostrou as novidades do transporte e logística

No Brasil, a DAF teve um crescimento de exatos 17,9% no segmento de caminhões pesados, enquanto o mercado total teve uma queda de -17,9%. A empresa emplacou 6.738 unidades de janeiro a novembro de 2023, contra 5.715 no mesmo período de 2022. Veja mais números na imagem abaixo:

DAF Caminhões surpreende
Fonte: Anfavea

No segmento de semipesados, a DAF teve um crescimento ainda mais expressivo, de 218,5%, emplacando 742 unidades de janeiro a novembro de 2023, contra 233 no mesmo período de 2022. Ela atua neste segmento faz pouco tempo. A Scania também teve um crescimento de 3.999,4% nesse segmento, mas partindo de uma base de comparação muito baixa, de 18 unidades em 2022 para 737 em 2023. Mais números, na imagem abaixo:

DAF Caminhões surpreende
Fonte: Anfavea

Veja também quais foram os 10 pesados e os 10 semipesados mais vendidos, conforme a Fenabrave, associação da rede de distribuição:

DAF Caminhões surpreende
Fonte: Fenabrave

DAF na Europa

Na Europa, a DAF ocupa uma sólida posição, detendo uma quota de mercado na União Europeia acima das 16 toneladas, alcançando 15,9% de market share. Esta posição a coloca em terceiro lugar, atrás apenas da Mercedes-Benz, com 18,6%, e da Volvo Trucks, com 17,5%.

A DAF se destaca ainda mais no setor de cavalos mecânicos, onde conquistou o primeiro lugar absoluto, atingindo 20,5% de participação. No segmento de chassi rígido, os números continuam favoráveis, registrando 11,1%.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui