terça-feira, julho 15, 2025

Conheça a nova geração do motor híbrido E-Tech da Renault

Com know-how acumulado desde 2021 na Fórmula 1 e mais de 150 patentes registradas, a marca francesa aposta agora em sua nova geração do sistema híbrido E-Tech — e o plano inclui uma inédita versão flex, em desenvolvido no Brasil para operar com etanol e gasolina.

A estratégia da Renault mira diretamente o consumidor que ainda resiste aos modelos 100% elétricos, mas busca eficiência energética e menor impacto ambiental. E os números mostram que essa abordagem tem fôlego. Segundo a fabricante, as vendas de híbridos cresceram 7,8% na Europa no primeiro trimestre de 2025. No Brasil, os resultados do mercado em geral, segundo dados de emplacamentos, impressionam ainda mais: alta de 72% nos automóveis de passeio e de expressivos 306,9% nos comerciais leves com motorização híbrida, do qual, por enquanto, a Renault está ausente.

Atualmente, a Renault oferece por aqui apenas veículos movidos a combustão ou 100% elétricos. Mas essa realidade está prestes a mudar ainda neste ano.

E-Tech Flex: eletrificação adaptada ao etanol

Na prática, o E-Tech Flex será uma evolução do sistema E-Tech Hybrid 145 já disponível na Europa. Ele combina um motor 1.6 16v SCe a combustão com dois motores elétricos — um principal de 36 kW e um auxiliar de 15 kW — e uma transmissão automática multimodo sem embreagem. A versão brasileira manterá a arquitetura híbrida série-paralelo, agora ajustada para operar com etanol e gasolina, o que pode representar uma vantagem competitiva significativa frente aos híbridos convencionais.

Leia também:

Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento

BorgWarner amplia fornecimento de motores elétricos para montadoras

Os motores mais potentes do agro e transporte, lado a lado

O primeiro modelo equipado com essa motorização deve chegar ao mercado ainda em 2025. Entre os cotados estão a nova geração do SUV Duster, a picape Oroch e o SUV de sete lugares Bigster, todos construídos sobre a plataforma modular CMF-B, preparada para receber tecnologias eletrificadas.

Além deles, a marca também trabalha em um SUV médio inédito, o Boreal, para disputar espaço com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, ambos líderes em seus segmentos.

O E-Tech 160 a gasolina

A nova geração do sistema E-Tech a gasolina lançada na Europa trouxe ganhos importantes de desempenho. Nos modelos europeus Captur e Symbioz, o conjunto agora entrega até 160 cv combinados, com melhorias significativas em torque e aceleração. O Captur, por exemplo, reduziu o tempo de 0 a 100 km/h de 10,6 para 8,9 segundos.

A bateria também evoluiu: passou de 1,2 kWh para 1,4 kWh, operando a 230V, o que ampliou a autonomia em modo elétrico e reduziu o consumo médio para 23,3 km/l — com economia de combustível estimada em até 40% frente à geração anterior. Emissões também caíram, partindo de apenas 98 g de CO₂/km no Symbioz.

Mais conforto, mais capacidade de trabalho

As mudanças não ficaram apenas na eficiência energética. A Renault também aprimorou o conforto ao dirigir com a introdução da alavanca eletrônica e-shifter e nova calibração da transmissão, que manteve o sistema de engrenagens “crabots”, mas agora com trocas mais suaves e silenciosas.

A capacidade de reboque da versão E-Tech 160 subiu de 750 kg para 1.000 kg, o que amplia as aplicações dos modelos híbridos também para uso recreativo ou comercial leve — ponto relevante para frotistas e empreendedores que buscam versatilidade com baixo consumo.

Se inscreva no nosso Canal FrotaCast:

Pullman Ibirapuera e as inovações no mercado Hoteleiro

 

Linha Symbioz também ganha opção mild hybrid

Ampliando ainda mais sua gama, a Renault lançou na Europa uma versão mild hybrid do Symbioz, com motor 1.3 turbo a gasolina e sistema de 12V, que ocupa espaço como concorrente da Fiat. O conjunto entrega 140 cv e 260 Nm de torque, com consumo médio de 17 km/l e emissões a partir de 134 g de CO₂/km.

Considerações finais

Agora, resta saber se a Renault já não fez o “upgrade” do E-Tech 145 Flex para este E-Tech 160 de nova geração, pois colocaria a marca francesa em posição mais competitiva, tanto para os pesados SUV quanto para comerciais leves que precisam de força e eficiência energética.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui