sexta-feira, maio 16, 2025

BorgWarner amplia fornecimento de motores elétricos para montadoras

O primeiro protótipo funcional de um motor elétrico foi construído em 1834 pelo ferreiro americano Thomas Davenport. Mas foi somente em 1886 que o cientista alemão Werner von Siemens inventou o primeiro motor elétrico de corrente contínua auto-induzido, considerado o marco inicial da história dos motores elétricos. Passados mais de um século, o atuador elétrico automotivo disputar a cena internacional com os motores a combustão. E mais quatro modelos da BorgWarner querem ser protagonistas neste cenário. Pelo menos, nos modelos de três marchas chinesas.  

A BorgWarner, que possui 99 fábricas no mundo, sendo três no Brasil, continua a expandir sua atuação no setor de veículos de nova energia e recentemente garantiu quatro novos projetos com três grandes montadoras chinesas. Os contratos incluem o fornecimento de motores hairpin – um tipo de motor elétrico que utiliza uma tecnologia de enrolamento do estator diferenciada em comparação com os motores elétricos tradicionais – de alta tensão (HVH) de 400 V. 

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Plataforma híbrida

Entre os projetos firmados, destaca-se o fornecimento de motores para uma plataforma híbrida de tração traseira de 200 kW de um importante fabricante chinês de veículos de nova energia. A produção desse modelo está programada para iniciar em agosto de 2025. Além disso, a BorgWarner fornecerá motores para uma plataforma elétrica pura de 150 kW de uma das principais montadoras chinesas, cuja produção em massa começará em março de 2026. 

A BorgWarner ainda não informou quais são essas três marcas. No entanto, é de conhecimento nos bastidores que ela já fornece marcas do grupo Stellantis (Fiat, Jeep e Peugeot), Volkswagen Group, Li Auto, entre outras).  

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Outro avanço significativo envolve a parceria com uma grande fabricante chinesa para equipar seus veículos de próxima geração com motores elétricos, abrangendo modelos híbridos plug-in e de alcance estendido. A produção desses veículos está prevista para agosto e outubro de 2025, reforçando o compromisso da BorgWarner com a mobilidade sustentável. 

“Estamos satisfeitos em estender nosso sucesso na China com várias novas conquistas em negócios de motores elétricos para uma variedade de aplicações híbridas e elétricas”, afirmou Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems. “Estamos dedicados a inovar continuamente nossa tecnologia e melhorar nossos processos de fabricação para entregar produtos e serviços de alta qualidade, atendendo às necessidades em evolução dos clientes de veículos de nova energia.” 

Ultra Short High Voltagen

Para atender à crescente demanda do mercado chinês, a BorgWarner introduziu uma nova tecnologia eMotor chamada Ultra Short High Voltage Hairpin (S-HVH). Essa inovação otimiza processos de fabricação para reduzir o comprimento total do motor em mais de 5 mm em comparação com os enrolamentos HVH tradicionais. 

A tecnologia S-HVH eMotor não só reduz o volume axial, mas também aumenta a densidade de potência e minimiza o uso de cobre, proporcionando maior eficiência e economia de custos. Outro diferencial é sua compatibilidade com as linhas de produção existentes, permitindo atualizações fáceis nas fábricas sem a necessidade de grandes investimentos. Adaptável a diversas aplicações, essa solução pode ser utilizada tanto em plataformas de 400 V quanto de 800 V. 

Assim, a empresa garante seu futuro, seja ele com motores a combustão, pois ela é um dos maiores fabricantes de turbocompressores e outros componentes, seja ele com eletromobilidade. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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