O primeiro protótipo funcional de um motor elétrico foi construído em 1834 pelo ferreiro americano Thomas Davenport. Mas foi somente em 1886 que o cientista alemão Werner von Siemens inventou o primeiro motor elétrico de corrente contínua auto-induzido, considerado o marco inicial da história dos motores elétricos. Passados mais de um século, o atuador elétrico automotivo disputar a cena internacional com os motores a combustão. E mais quatro modelos da BorgWarner querem ser protagonistas neste cenário. Pelo menos, nos modelos de três marchas chinesas.
A BorgWarner, que possui 99 fábricas no mundo, sendo três no Brasil, continua a expandir sua atuação no setor de veículos de nova energia e recentemente garantiu quatro novos projetos com três grandes montadoras chinesas. Os contratos incluem o fornecimento de motores hairpin – um tipo de motor elétrico que utiliza uma tecnologia de enrolamento do estator diferenciada em comparação com os motores elétricos tradicionais – de alta tensão (HVH) de 400 V.
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Plataforma híbrida
Entre os projetos firmados, destaca-se o fornecimento de motores para uma plataforma híbrida de tração traseira de 200 kW de um importante fabricante chinês de veículos de nova energia. A produção desse modelo está programada para iniciar em agosto de 2025. Além disso, a BorgWarner fornecerá motores para uma plataforma elétrica pura de 150 kW de uma das principais montadoras chinesas, cuja produção em massa começará em março de 2026.
A BorgWarner ainda não informou quais são essas três marcas. No entanto, é de conhecimento nos bastidores que ela já fornece marcas do grupo Stellantis (Fiat, Jeep e Peugeot), Volkswagen Group, Li Auto, entre outras).
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Outro avanço significativo envolve a parceria com uma grande fabricante chinesa para equipar seus veículos de próxima geração com motores elétricos, abrangendo modelos híbridos plug-in e de alcance estendido. A produção desses veículos está prevista para agosto e outubro de 2025, reforçando o compromisso da BorgWarner com a mobilidade sustentável.
“Estamos satisfeitos em estender nosso sucesso na China com várias novas conquistas em negócios de motores elétricos para uma variedade de aplicações híbridas e elétricas”, afirmou Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems. “Estamos dedicados a inovar continuamente nossa tecnologia e melhorar nossos processos de fabricação para entregar produtos e serviços de alta qualidade, atendendo às necessidades em evolução dos clientes de veículos de nova energia.”
Ultra Short High Voltagen
Para atender à crescente demanda do mercado chinês, a BorgWarner introduziu uma nova tecnologia eMotor chamada Ultra Short High Voltage Hairpin (S-HVH). Essa inovação otimiza processos de fabricação para reduzir o comprimento total do motor em mais de 5 mm em comparação com os enrolamentos HVH tradicionais.
A tecnologia S-HVH eMotor não só reduz o volume axial, mas também aumenta a densidade de potência e minimiza o uso de cobre, proporcionando maior eficiência e economia de custos. Outro diferencial é sua compatibilidade com as linhas de produção existentes, permitindo atualizações fáceis nas fábricas sem a necessidade de grandes investimentos. Adaptável a diversas aplicações, essa solução pode ser utilizada tanto em plataformas de 400 V quanto de 800 V.
Assim, a empresa garante seu futuro, seja ele com motores a combustão, pois ela é um dos maiores fabricantes de turbocompressores e outros componentes, seja ele com eletromobilidade.