quarta-feira, julho 24, 2024
- Publicidade -

VENDAS DE VEÍCULOS CRESCEM EM MAIO E NO ACUMULADO, EXCETO PARA CAMINHÕES

- Publicidade -

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou os números de de vendas de veículos (emplacamentos) de maio e o acumulado do ano de 2023. A entidade representa as redes de concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo as de implementos rodoviários, máquinas agrícolas e de construção.

O mercado em geral apresentou crescimento de 14,81% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, o único segmento que apresentou queda foi o de caminhões, de 8,81%.

Antes de tudo, os dados divulgados pela Fenabrave são obtidos junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e são baseados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Trata-se do sistema utilizado para registrar e controlar informações sobre veículos automotores. Ele é administrado pelo Denatran e, nele, são registradas diversas informações, como características do veículo, histórico de propriedade, débitos e restrições financeiras, sinistros, recalls, licenciamento e emplacamento, entre outros dados relevantes.

Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DA KOMBI E AS 4 PRESERVADAS NA GARAGEM VW

Mercado em crescimento

O mercado em geral apresentou crescimento de 14,81% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O único segmento que apresentou queda foi o de caminhões, de 8,81%. No entanto, as vendas estão crescendo, já que em maio, o número foi 8,23% superior ao do mês anterior. Veja os números nas imagens abaixo.

Vendas por segmento

vendas de veículos

Caminhões e ônibus

O ranking de vendas de caminhões e ônibus acumulada em 2023. Neste caso, vale lembrar, que é uma venda muito diferente em relação aos outros tipos de segmentos. Afinal, há um período maior entre a venda e o emplacamento. No caso de caminhão chassi rígido e do ônibus, o licenciamento ocorre somente após o encarroçamento, o que que levar até 90 dias, dependendo da complexidade. Ademais, o cavalo mecânico não passando por nenhuma alteração, como a inclusão de um eixo ou entre-eixos, o emplacamento ocorre no mesmo mês da emissão da nota fiscal.

O ranking das marcas de caminhões mais registrados no Renavam neste ano:

vendas de veículos

Implementos rodoviários

vendas de veículos

Por fim, o ranking das marcas de automóveis e comerciais leves – acumulado 2023

vendas de veículos
vendas de veículos
vendas de veículos
vendas de veículos
vendas de veículos
vendas de veículos

Vendas varejo x vendas diretas

vendas de veículos

Leia também: Os 50 Automóveis E SUVs Mais Comprados Pelos Frotistas Em 2023

Ranking das marcas de motocicletas

vendas de veículos

Fonte: Fenabrave

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui