quarta-feira, julho 24, 2024
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COMPARATIVO: NOVO VW CONSTELLATION 8X4 x VOLVO VMX 8X4 x MERCEDES-BENZ ATEGO 8X4

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) aproveitou a 14ª edição da Concrete Show para apresentar ao mercado o novo VW Constellation 27.260 8×4 Euro 6. Trata-se um caminhão vocacional desenvolvido para o segmento de construção civil. O segmento conta com as opções similares, porém, com motores mais potentes, das marcas Mercedes-Benz e Volvo.

Os caminhões vocacionais 6×4 e 8×4 são aqueles projetados para atender a aplicações específicas, como construção civil, mineração, transporte de concreto, entre outras. Esses veículos precisam ser robustos, potentes e versáteis, capazes de enfrentar terrenos acidentados e cargas pesadas.

Novo VW
Versão do VW Constellation 27.260 8×4 com betoneira

Três principais modelos

Neste comparativo, vamos analisar três modelos de caminhões vocacionais que estão disponíveis no mercado brasileiro: o VW Constellation 27.260 6×4, o Volvo VMX 290 8×4 e o Atego 3330 K e B 8×4 BlueTec 6. A diferença entre eles, é que o VW Constellation 27.260 é montado na linha de montagem e recebe o quarto eixo na BMB Mode Center, parceira da marca para customização. Assim, o cliente conta ainda com as opções dos modelos VW Constellation 31.320 6×4, 32.380 6×2 e 33.480 6×4.

De fábrica, a Mercedes-Benz conta com versões 8×4 a partir do modelo Atego 3330, contando com versões 6×4 com o Atego 2730 para inclusão do quarto eixo por terceiros. Na necessidade de maiores potências e capacidade, a Mercedes-Benz conta com a linha Arocs, porém, categoria superior à do Constellation, portanto, mais cara.

Na marca Volvo, o bi-truck 8×4 conta com as opções dos modelos VMX 290 e VMX 360, além dos modelos na categoria superior, os FMX e FMX MAX. 

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Modelos de entrada

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A potência de 260 cv pode ser considera uma potência de entrada diante das opções no mercado para um caminhão 8×4. O modelo 6×4 tem peso em ordem de marcha (sem o implemento rodoviário) a partir de 7.505 kg e com capacidade de 23.000 kg.

Com a inclusão de um quarto eixo, o peso em ordem de marcha sobe para cerca de 8.600 kg e o PBT para 29.000. Considerando uma das betoneiras mais leves do mercado, a Liebherr HTM 804 Lightweight pesa 3.800 kg. Assim, a tara (peso do caminhão mais implemento, acessórios e combustível) chega a 12.400 kg. Assim, a capacidade de carga líquida fica em 10.600 kg.

Comparativo das fichas técnicas

No entanto, a realidade, já que a Lei da Balança permite, é analisar a capacidade do PBT técnico, que temos abaixo, considerando os modelos 8×4 oferecidos por cada marca por proximidade técnica:

Modelo/quesitoVW Constellation 260 6×4Mercedes-Benz Atego 3330 8×4Volvo VMX 290 8×4
MotorMAN / D0836LF18, de 6 cilindros em linha e 6.870 cm³MB OM 926 LA, BlueTec 6, 7.200 cm³Volvo D8K de 6 cilindros em linha e 7.700 cm³
Potência260 cv @ 2.200 rpm286 cv @290 cv @ 1.900 rpm
Torque950 Nm @ 1.000 a 1.800 rpm1.100 Nm @ 1.200 a 1.600 rpm1.050 Nm @ 1.000 s 1.700 rpm
TransmissãoZF 9S 1310 TD manual de 8 velocidades, mais 1 super reduzida e 1 à réMB G 211-12 Mercedes PowerShift automatizado de 12 velocidadesCaixa Manual ZT1309 de 8 velocidades, mais 1 super reduzida e 1 à ré; ou I-Shift AT2612 G automatizada de 12 velocidades e 2 à ré
Distância entre-eixos4.800 (3.440) 5.940 (4.580) mm2.350+3.040 mm4.550 / 5.150 mm
Peso do chassi sem carroceria (a partir)7.505 / 7.955 kg9.300 kg8.766 / 8.806 kg
PBT técnico32.700 kg estimado por ser uma versão customizada32.700 kg33.400 kg
CMT36.600 kg45.100 kg35.000 kg (caixa manual) e 40.000 kg (automatizada)
Relação de peso/potência125,8 kg/cv114,3 kg/cv115,2 kg/cv
Relação de peso/torque34,4 kg/Nm29,7 kg/Nm31,8 kg/cv
Tara estimada12.400 kg13.300 kg12.600 kg
Capacidade de carga útil20.200 kg19.400 kg20.800 kg
Preços segundo a pesquisa da FipeR$ 732.521 na versão 6×4. Versão 8×4 sob consultaR$ 718.266R$ 682.132
Preço das opções categorias superioresNão disponívelArocs 4851 8×4: R$ 1.312.400FMX 500 8×4 R$ 1.451.833
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Conclusão

Esta tabela de dados técnicos comparativo, certamente, permite algumas considerações. Alguns dados são fundamentais para a escolha conforme a operação, geralmente, de uso severo, capacidade de carga e uso em baixa velocidade, força e resistência. Enfim, mostra que, mesmo a diferença de potência chegar a 30 cv entre o VW e o Volvo. Ademais, as diferenças de capacidade de carga útil e a relação torque/tonelada não é muito grande.

No entanto, surpreendentemente, o modelo Volvo VMX 290 8×4 aparece como mais barato e, o VW Constellation 27.260, o mais caro ainda na versão 6×4, já que não há cotação para o 8×4 por ser um produto recente e customizado. Por fim, lógico, devemos considerar que os valores são uma média nacional da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicada para a formação da principal tabela de preços utilizada no Brasil, a Tabela Fipe de agosto de 2023.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
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