A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) aproveitou a 14ª edição da Concrete Show para apresentar ao mercado o novo VW Constellation 27.260 8×4 Euro 6. Trata-se um caminhão vocacional desenvolvido para o segmento de construção civil. O segmento conta com as opções similares, porém, com motores mais potentes, das marcas Mercedes-Benz e Volvo.
Os caminhões vocacionais 6×4 e 8×4 são aqueles projetados para atender a aplicações específicas, como construção civil, mineração, transporte de concreto, entre outras. Esses veículos precisam ser robustos, potentes e versáteis, capazes de enfrentar terrenos acidentados e cargas pesadas.

Três principais modelos
Neste comparativo, vamos analisar três modelos de caminhões vocacionais que estão disponíveis no mercado brasileiro: o VW Constellation 27.260 6×4, o Volvo VMX 290 8×4 e o Atego 3330 K e B 8×4 BlueTec 6. A diferença entre eles, é que o VW Constellation 27.260 é montado na linha de montagem e recebe o quarto eixo na BMB Mode Center, parceira da marca para customização. Assim, o cliente conta ainda com as opções dos modelos VW Constellation 31.320 6×4, 32.380 6×2 e 33.480 6×4.
De fábrica, a Mercedes-Benz conta com versões 8×4 a partir do modelo Atego 3330, contando com versões 6×4 com o Atego 2730 para inclusão do quarto eixo por terceiros. Na necessidade de maiores potências e capacidade, a Mercedes-Benz conta com a linha Arocs, porém, categoria superior à do Constellation, portanto, mais cara.
Na marca Volvo, o bi-truck 8×4 conta com as opções dos modelos VMX 290 e VMX 360, além dos modelos na categoria superior, os FMX e FMX MAX.
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Modelos de entrada


A potência de 260 cv pode ser considera uma potência de entrada diante das opções no mercado para um caminhão 8×4. O modelo 6×4 tem peso em ordem de marcha (sem o implemento rodoviário) a partir de 7.505 kg e com capacidade de 23.000 kg.
Com a inclusão de um quarto eixo, o peso em ordem de marcha sobe para cerca de 8.600 kg e o PBT para 29.000. Considerando uma das betoneiras mais leves do mercado, a Liebherr HTM 804 Lightweight pesa 3.800 kg. Assim, a tara (peso do caminhão mais implemento, acessórios e combustível) chega a 12.400 kg. Assim, a capacidade de carga líquida fica em 10.600 kg.
Comparativo das fichas técnicas
No entanto, a realidade, já que a Lei da Balança permite, é analisar a capacidade do PBT técnico, que temos abaixo, considerando os modelos 8×4 oferecidos por cada marca por proximidade técnica:
Modelo/quesito | VW Constellation 260 6×4 | Mercedes-Benz Atego 3330 8×4 | Volvo VMX 290 8×4 |
Motor | MAN / D0836LF18, de 6 cilindros em linha e 6.870 cm³ | MB OM 926 LA, BlueTec 6, 7.200 cm³ | Volvo D8K de 6 cilindros em linha e 7.700 cm³ |
Potência | 260 cv @ 2.200 rpm | 286 cv @ | 290 cv @ 1.900 rpm |
Torque | 950 Nm @ 1.000 a 1.800 rpm | 1.100 Nm @ 1.200 a 1.600 rpm | 1.050 Nm @ 1.000 s 1.700 rpm |
Transmissão | ZF 9S 1310 TD manual de 8 velocidades, mais 1 super reduzida e 1 à ré | MB G 211-12 Mercedes PowerShift automatizado de 12 velocidades | Caixa Manual ZT1309 de 8 velocidades, mais 1 super reduzida e 1 à ré; ou I-Shift AT2612 G automatizada de 12 velocidades e 2 à ré |
Distância entre-eixos | 4.800 (3.440) 5.940 (4.580) mm | 2.350+3.040 mm | 4.550 / 5.150 mm |
Peso do chassi sem carroceria (a partir) | 7.505 / 7.955 kg | 9.300 kg | 8.766 / 8.806 kg |
PBT técnico | 32.700 kg estimado por ser uma versão customizada | 32.700 kg | 33.400 kg |
CMT | 36.600 kg | 45.100 kg | 35.000 kg (caixa manual) e 40.000 kg (automatizada) |
Relação de peso/potência | 125,8 kg/cv | 114,3 kg/cv | 115,2 kg/cv |
Relação de peso/torque | 34,4 kg/Nm | 29,7 kg/Nm | 31,8 kg/cv |
Tara estimada | 12.400 kg | 13.300 kg | 12.600 kg |
Capacidade de carga útil | 20.200 kg | 19.400 kg | 20.800 kg |
Preços segundo a pesquisa da Fipe | R$ 732.521 na versão 6×4. Versão 8×4 sob consulta | R$ 718.266 | R$ 682.132 |
Preço das opções categorias superiores | Não disponível | Arocs 4851 8×4: R$ 1.312.400 | FMX 500 8×4 R$ 1.451.833 |
Conclusão
Esta tabela de dados técnicos comparativo, certamente, permite algumas considerações. Alguns dados são fundamentais para a escolha conforme a operação, geralmente, de uso severo, capacidade de carga e uso em baixa velocidade, força e resistência. Enfim, mostra que, mesmo a diferença de potência chegar a 30 cv entre o VW e o Volvo. Ademais, as diferenças de capacidade de carga útil e a relação torque/tonelada não é muito grande.
No entanto, surpreendentemente, o modelo Volvo VMX 290 8×4 aparece como mais barato e, o VW Constellation 27.260, o mais caro ainda na versão 6×4, já que não há cotação para o 8×4 por ser um produto recente e customizado. Por fim, lógico, devemos considerar que os valores são uma média nacional da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicada para a formação da principal tabela de preços utilizada no Brasil, a Tabela Fipe de agosto de 2023.