domingo, fevereiro 9, 2025

COMPARATIVO: NOVO VW CONSTELLATION 8X4 x VOLVO VMX 8X4 x MERCEDES-BENZ ATEGO 8X4

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) aproveitou a 14ª edição da Concrete Show para apresentar ao mercado o novo VW Constellation 27.260 8×4 Euro 6. Trata-se um caminhão vocacional desenvolvido para o segmento de construção civil. O segmento conta com as opções similares, porém, com motores mais potentes, das marcas Mercedes-Benz e Volvo.

Os caminhões vocacionais 6×4 e 8×4 são aqueles projetados para atender a aplicações específicas, como construção civil, mineração, transporte de concreto, entre outras. Esses veículos precisam ser robustos, potentes e versáteis, capazes de enfrentar terrenos acidentados e cargas pesadas.

Novo VW
Versão do VW Constellation 27.260 8×4 com betoneira

Três principais modelos

Neste comparativo, vamos analisar três modelos de caminhões vocacionais que estão disponíveis no mercado brasileiro: o VW Constellation 27.260 6×4, o Volvo VMX 290 8×4 e o Atego 3330 K e B 8×4 BlueTec 6. A diferença entre eles, é que o VW Constellation 27.260 é montado na linha de montagem e recebe o quarto eixo na BMB Mode Center, parceira da marca para customização. Assim, o cliente conta ainda com as opções dos modelos VW Constellation 31.320 6×4, 32.380 6×2 e 33.480 6×4.

De fábrica, a Mercedes-Benz conta com versões 8×4 a partir do modelo Atego 3330, contando com versões 6×4 com o Atego 2730 para inclusão do quarto eixo por terceiros. Na necessidade de maiores potências e capacidade, a Mercedes-Benz conta com a linha Arocs, porém, categoria superior à do Constellation, portanto, mais cara.

Na marca Volvo, o bi-truck 8×4 conta com as opções dos modelos VMX 290 e VMX 360, além dos modelos na categoria superior, os FMX e FMX MAX. 

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Modelos de entrada

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A potência de 260 cv pode ser considera uma potência de entrada diante das opções no mercado para um caminhão 8×4. O modelo 6×4 tem peso em ordem de marcha (sem o implemento rodoviário) a partir de 7.505 kg e com capacidade de 23.000 kg.

Com a inclusão de um quarto eixo, o peso em ordem de marcha sobe para cerca de 8.600 kg e o PBT para 29.000. Considerando uma das betoneiras mais leves do mercado, a Liebherr HTM 804 Lightweight pesa 3.800 kg. Assim, a tara (peso do caminhão mais implemento, acessórios e combustível) chega a 12.400 kg. Assim, a capacidade de carga líquida fica em 10.600 kg.

Comparativo das fichas técnicas

No entanto, a realidade, já que a Lei da Balança permite, é analisar a capacidade do PBT técnico, que temos abaixo, considerando os modelos 8×4 oferecidos por cada marca por proximidade técnica:

Modelo/quesitoVW Constellation 260 6×4Mercedes-Benz Atego 3330 8×4Volvo VMX 290 8×4
MotorMAN / D0836LF18, de 6 cilindros em linha e 6.870 cm³MB OM 926 LA, BlueTec 6, 7.200 cm³Volvo D8K de 6 cilindros em linha e 7.700 cm³
Potência260 cv @ 2.200 rpm286 cv @290 cv @ 1.900 rpm
Torque950 Nm @ 1.000 a 1.800 rpm1.100 Nm @ 1.200 a 1.600 rpm1.050 Nm @ 1.000 s 1.700 rpm
TransmissãoZF 9S 1310 TD manual de 8 velocidades, mais 1 super reduzida e 1 à réMB G 211-12 Mercedes PowerShift automatizado de 12 velocidadesCaixa Manual ZT1309 de 8 velocidades, mais 1 super reduzida e 1 à ré; ou I-Shift AT2612 G automatizada de 12 velocidades e 2 à ré
Distância entre-eixos4.800 (3.440) 5.940 (4.580) mm2.350+3.040 mm4.550 / 5.150 mm
Peso do chassi sem carroceria (a partir)7.505 / 7.955 kg9.300 kg8.766 / 8.806 kg
PBT técnico32.700 kg estimado por ser uma versão customizada32.700 kg33.400 kg
CMT36.600 kg45.100 kg35.000 kg (caixa manual) e 40.000 kg (automatizada)
Relação de peso/potência125,8 kg/cv114,3 kg/cv115,2 kg/cv
Relação de peso/torque34,4 kg/Nm29,7 kg/Nm31,8 kg/cv
Tara estimada12.400 kg13.300 kg12.600 kg
Capacidade de carga útil20.200 kg19.400 kg20.800 kg
Preços segundo a pesquisa da FipeR$ 732.521 na versão 6×4. Versão 8×4 sob consultaR$ 718.266R$ 682.132
Preço das opções categorias superioresNão disponívelArocs 4851 8×4: R$ 1.312.400FMX 500 8×4 R$ 1.451.833
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Conclusão

Esta tabela de dados técnicos comparativo, certamente, permite algumas considerações. Alguns dados são fundamentais para a escolha conforme a operação, geralmente, de uso severo, capacidade de carga e uso em baixa velocidade, força e resistência. Enfim, mostra que, mesmo a diferença de potência chegar a 30 cv entre o VW e o Volvo. Ademais, as diferenças de capacidade de carga útil e a relação torque/tonelada não é muito grande.

No entanto, surpreendentemente, o modelo Volvo VMX 290 8×4 aparece como mais barato e, o VW Constellation 27.260, o mais caro ainda na versão 6×4, já que não há cotação para o 8×4 por ser um produto recente e customizado. Por fim, lógico, devemos considerar que os valores são uma média nacional da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicada para a formação da principal tabela de preços utilizada no Brasil, a Tabela Fipe de agosto de 2023.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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