Os veículos elétricos trouxeram grandes desafios para a indústria de pneus. Em veículos a combustão, o motor era, historicamente, a principal fonte de ruído. Porém, com a redução do barulho dos motores em veículos elétricos, o atrito dos pneus com o piso passou a se destacar como uma das principais fontes de ruído.
Para motoristas profissionais, que passam longas horas dirigindo automóveis, caminhões, ônibus, entre outros, a exposição constante a diferentes ruídos contribui significativamente para o cansaço ao final da jornada de trabalho. A indústria de pneus está ciente desse impacto. Atenta a essas questões, a Sumitomo Rubber Industries, fabricante dos pneus Dunlop, desenvolveu um novo método de simulação para prever, com maior precisão, os níveis de ruído dos pneus em superfícies reais de estrada.
FPT Industrial amplia a linha de geradores de energia com o R38
O desafio para as estradas brasileiras
No Brasil, um país com menos de 13% de estradas pavimentadas e onde a maioria das vias apresenta qualidade considerada mediana ou ruim. De acordo com pesquisas da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o desafio para a indústria de pneus é ainda maior. A nova técnica da Sumitomo alcança uma precisão significativamente superior, reduzindo o erro entre os valores medidos e os previstos para certos tipos de pneus a cerca de 1%.
Espera-se que esse avanço permita o desenvolvimento de pneus mais silenciosos, o que, por sua vez, aumentará o conforto dos passageiros. Além disso, a nova técnica deve reduzir o número de horas trabalhadas e de protótipos necessários, ajudando a encurtar o tempo de entrega e economizar recursos. O processo também atende às diversas necessidades dos consumidores, incluindo o desenvolvimento de pneus e veículos de alto desempenho, enquanto busca soluções mais ecológicas.
Conheça o Canal FrotaCast no YouTube e de cortes no Instagram

A Sumitomo Rubber Industries detém uma patente de tecnologia para análise do “ruído de padrão”, que ocorre quando o desenho da banda de rodagem entra em contato com superfícies irregulares da estrada. As simulações desempenham um papel crucial no desenvolvimento de padrões otimizados para o design dos pneus.
Conforme a fabricante, essa tecnologia aborda alterações nos níveis de pressão sonora causadas por irregularidades nas estradas, resultando em vibrações nos pneus e na absorção do ruído. A precisão na previsão do ruído gerado por essas condições reais deve ser ainda mais aprimorada. Os resultados das simulações foram apresentados no Congresso de Outono da Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão de 2024. Em um estudo intitulado “Previsão do Ruído de Padrão dos Pneus Considerando a Rugosidade da Superfície da Estrada”.
A plataforma Frota News apoia a educação na Fabet:

Ao comparar os resultados das simulações para tipos específicos de pneus com os dados reais, a margem de erro foi reduzida de 5% para aproximadamente 1%. Demonstrando a superioridade da nova técnica. Além disso, o tempo necessário para as simulações foi reduzido de um mês para cerca de uma semana.
Com a consolidação desse método, a Sumitomo acredita que será possível desenvolver pneus ainda mais silenciosos. A empresa também espera reduzir o tempo de entrega e melhorar o uso de recursos humanos. Uma vez que a equipe reduzirá a quantidade de testes físicos com protótipos.
A crescente popularidade dos veículos elétricos, que não emitem ruídos de motor, aumentou a demanda por pneus mais silenciosos. Além disso, as regulamentações internacionais sobre emissões de ruído veicular, em vigor desde 2024, reforçam essa necessidade. Com isso, o som dos pneus se tornou uma das principais preocupações para o conforto e o desempenho desses veículos.