segunda-feira, maio 20, 2024

Cofap lança amortecedores de cabine para caminhões. E conheça os diferentes tipos

A Marelli Cofap Aftermarket comunica o lançamento de 12 novos códigos de amortecedores de cabine Cofap. Esta novidade é voltada especialmente para veículos caminhões das marcas Agrale, Mercedes-Benz, Volvo e Volkswagen.

Com a introdução destes novos códigos, a Cofap amplia seu portfólio para um total de 500 códigos entre amortecedores de suspensão e cabine, direcionados a veículos comerciais pesados. Dentre estes, 62 são específicos para cabines, abrangendo mais de 200 modelos distintos.

Os amortecedores de cabine desempenham um papel crucial no dia a dia dos profissionais que dirigem caminhões. Eles são responsáveis por absorver os choques e vibrações provenientes das irregularidades das estradas, garantindo uma condução mais estável, confortável e segura. Isso não apenas alivia a fadiga dos motoristas, mas também contribui para uma maior atenção e controle do veículo, especialmente em condições adversas de tráfego e clima.

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A importância desses componentes para a segurança é tamanha que a revisão periódica dos amortecedores é altamente recomendada. O desgaste natural de suas partes, como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas, pode comprometer a eficiência e o correto funcionamento do amortecedor, tornando indispensável a escolha de produtos de qualidade comprovada, como os oferecidos pela Cofap.

Desenvolvidos e produzidos há cerca de 70 anos para atender às demandas da indústria automobilística brasileira, os amortecedores Cofap mantêm as características, qualidade e confiabilidade dos produtos originais.

Os tipos de amortecedores de cabines utilizados pelas indústrias de caminhões, variando entre os modelos. Os mais premium, como o Volvo FH, utiliza sistemas mais sofisticados e mais caros, como os pneumáticos. No entanto, a maioria dos modelos, por uma questão de custo, utilizam os amortecedores de molas e hidráulicos. Conheça as diferenças:

  1. Amortecedores de Cabine:

— Esses amortecedores são projetados para absorver as vibrações e impactos que ocorrem entre o chassi do caminhão e a cabine.

— Eles desempenham um papel crucial em melhorar o conforto do motorista a fim de reduzir a fadiga durante longas viagens.

— Existem diferentes tipos de amortecedores de cabine. Portanto, cada um com características específicas, principalmente, de custos.

  1. Amortecedores de Cabine a Gás:

— Os amortecedores de cabine a gás utilizam gás comprimido para proporcionar amortecimento.

— Eles são conhecidos por sua durabilidade e estabilidade, além disso, de oferecerem uma resposta rápida às mudanças de carga e terreno.

— Esses amortecedores são frequentemente usados em caminhões pesados, no entanto, na linha um pouco abaixo dos modelos premium.

  1. Amortecedores de Cabine Hidráulicos:

— Os amortecedores de cabine hidráulicos utilizam óleo lubrificante a fim de absorver os impactos com menor custo.

— Eles são mais comuns em caminhões leves e médios.

— Esses amortecedores oferecem uma relativa capacidade de amortecimento a fim de serem mais acessíveis.

  1. Amortecedores de Cabine com Molas com sistema hidráulico:

— Alguns fabricantes de caminhões utilizam molas helicoidais como parte do sistema complementar de amortecimento da cabine.

— Essas molas ajudam a distribuir a carga a fim de absorver os choques.

— São frequentemente encontradas em veículos utilitários, ademais, em caminhões de carga média.

  1. Amortecedores de Cabine Pneumáticos:

— Os amortecedores de cabine pneumáticos utilizam ar comprimido a fim de proporcionar amortecimento.

— Eles são ajustáveis. Dessa forma, permitem ao motorista personalizar o nível de conforto.

— Esses amortecedores, por fim, são mais comuns em caminhões premium, como Volvo FH e DAF XF.

Para saber mais:

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
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1 COMENTÁRIO

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