Sany Heavy Truck bate recorde global de exportação de caminhões elétricos pesados em meio ao crescimento da marca no Brasil
A presença da Sany no mercado brasileiro de caminhões elétricos vem ganhando força: entre janeiro e maio de 2026, a marca — ao lado de JAC e Foton — respondeu por cerca de 90% dos emplacamentos nacionais de caminhões elétricos, segundo dados da Fenabrave. Apenas em maio, a Sany registrou 9 unidades emplacadas. A empresa também prepara o início da montagem local em Campinas (SP) no segundo semestre de 2026, com a meta de alcançar 100 unidades vendidas até o fim do ano.
Esse avanço no Brasil ocorre em paralelo a um marco histórico global. A Sany Heavy Truck enviou mais de 800 caminhões elétricos pesados para mercados internacionais, no maior pedido de exportação já registrado pela China para esse tipo de veículo. O comboio partiu do Parque Industrial de Caminhões Pesados Conectados Inteligentes SANY em 23 de junho e deve chegar ao Porto de Guangzhou em 27 de junho, de onde seguirá em embarcações oceânicas para diversos destinos.
Leia também:
- Presidente da FAW Trucks visita Volkswagen Caminhões para avançar produção no Brasil
- Editoria Frota Sustentável: mais de 260 artigos sobre descarbonização do transporte
O volume expressivo reforça a crescente demanda mundial por veículos comerciais elétricos fabricados na China e evidencia a confiança internacional na tecnologia de caminhões pesados a bateria — um segmento que exige alta durabilidade, eficiência operacional e desempenho robusto do trem de força.
A expansão internacional da Sany Heavy Truck integra o plano global de energia limpa da companhia, que identifica oportunidades crescentes à medida que governos e operadores logísticos aceleram metas de descarbonização e eletrificação de frotas. No Brasil, além do foco em caminhões elétricos, a empresa mantém há mais de uma década uma operação no setor de caminhões fora de estrada para construção e mineração, embora esses números não apareçam nos relatórios de emplacamentos da Fenabrave.
Veja mais:
Hydro Paragominas investe em veículos elétricos para descarbonização até 2030

A Hydro Paragominas, mina de bauxita no Pará, ampliou seu plano de descarbonização até 2030 com a adoção de novos modais elétricos e combustíveis alternativos. Em parceria com a Irmen Máquinas, a empresa incorporou dois caminhões totalmente elétricos Sany SKT90E, cada um com capacidade para 60 toneladas. Segundo Edil Pimentel, gerente da Operação de Mina, cada veículo pode reduzir cerca de 190 toneladas de CO₂ por ano e operar por até 12 horas por carga, passando agora por testes em diferentes condições operacionais.
A companhia também reformulou o contrato de locação de veículos leves, substituindo metade da frota a diesel por modelos movidos a etanol e adquirindo 10 carros elétricos. De acordo com Eduardo Pedras, gerente de Infraestrutura, os novos automóveis elétricos reduzem 120 toneladas de CO₂ anuais, enquanto a migração para etanol diminui outras 575 toneladas. As iniciativas reforçam a busca por alternativas que reduzam a dependência do diesel nas operações.
Outra frente de inovação envolve o transporte de colaboradores. Oito ônibus da frota receberam sistemas de ar-condicionado 100% elétricos, desenvolvidos pela catarinense Innovaklim, em parceria com a transportadora Caliman. Um dos veículos também utiliza painéis fotovoltaicos como fonte complementar de energia. Thiago Caliman, diretor da empresa, destaca que a tecnologia deve reduzir custos de manutenção, consumo de combustível e emissões, além de aumentar o conforto térmico e diminuir o ruído. Após o período de testes, a Hydro avaliará a expansão da solução para toda a frota de 35 ônibus.
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, TikTok, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast



