quarta-feira, maio 22, 2024

Caminhões autônomos na mineração impulsionam eficiência

A indústria de mineração brasileira tem vivenciado uma verdadeira revolução com a introdução de caminhões autônomos. Essa inovação tecnológica, que combina sistemas computacionais, GPS, radar e inteligência artificial, tem como principal objetivo otimizar o trajeto entre a frente de lavra e a área de descarga. O gerenciamento desses sistemas é feito em tempo real, trazendo significativas melhorias em eficiência operacional, técnica, segurança e sustentabilidade.

Segundo a Mining Technology Solutions (Modular Mining), unidade de negócios da Komatsu, os sistemas computacionais atuais podem garantir aumentos de eficiência de até 40%. Com 14 caminhões autônomos operando no Brasil, a empresa destaca a redução de custos significativa, incluindo economia de combustível e pneus. Airton Neres, gerente geral da Mining Technology Solutions, afirma que a produtividade tem aumentado entre 10% e 40%, variando conforme a complexidade das operações.

Desafios de crescimento e sustentabilidade

A indústria mineral brasileira enfrenta desafios para seu crescimento sustentável, que demandam grandes investimentos de médio a longo prazo. Luciano Arantes, gerente geral de Tecnologia da Komatsu, ressalta que as soluções tecnológicas, aliadas à capacitação de pessoas, são chaves para acelerar o alcance de melhorias nos processos por meio de otimização, automação e digitalização.

Um exemplo notável do impacto positivo dessas tecnologias é a experiência de um cliente da Komatsu, uma mina de ferro. Com o sistema de gerenciamento de frota, o cliente conseguiu produzir mais de 25 milhões de toneladas de minério de ferro em apenas quatro meses, aumentando sua receita em estimados US$ 12,4 milhões mensais.

A Mining Technology Solutions não se limita às inovações atuais. Está em desenvolvimento uma nova plataforma a fim de acelerar a transformação digital, interoperabilidade e integração de soluções tecnológicas em todas as fases da mineração. Esta plataforma também oferecerá soluções voltadas para a sustentabilidade, descarbonização e, sobretudo, segurança, removendo trabalhadores de áreas de risco.

“Estamos no caminho para uma mineração mais eficiente, segura e sustentável”, conclui Neres. Com essa evolução tecnológica, a mineração autônoma promete não apenas revolucionar o setor, mas também estabelecer novos padrões para as operações industriais no futuro.

Texto André Luís Graxa

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui