segunda-feira, março 17, 2025

Aumento do pedágio em SP vai impactar transporte de carga no Brasil

A mobilidade de pessoas e o transporte rodoviário de cargas ficam mais caros a partir deste 1ª de julho com o aumento do pedágio em SP. Isso, porque o custo do transporte passa a ter maior custo com o aumento de 4,48% nas praças de pedágio no Estado de São Paulo. O custo será para veículos que estão apenas cruzando o Estado ou que estejam saindo ou chegando.

O aumento foi autorizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para 16 concessionárias de rodovias estaduais paulistas.

O aumento de até 4,48% nas tarifas é uma resposta à necessidade de recomposição inflacionária do período de junho de 2023 a maio de 2024, seguindo os índices IGPM e IPCA. Este ajuste reflete as variações econômicas do país e busca equilibrar as contas frente ao aumento dos custos operacionais e de manutenção das rodovias.

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O aumento afeta diretamente o custo das exportações e importações brasileiras, já que grande parte das cargas chegam e saem do Porto de Santos e, para isso, os caminhões precisam pagar o pedágio mais caro do Brasil em uma única praça, que passa a custar R$ 36,80 por eixo. Assim, uma carreta padrão de cinco eixos paga R$ 184; um 6×2 com implemento de 4 eixos ou bitrem paga R$ 257,60 em apenas dos pedágios da viagem na Rodovia dos Imigrantes. Este pedágio é maior do que o cobrado no trecho de quase 600 km entre São Paulo e Belo Horizonte, que sai por R$ 23,20 por eixo.

Com isso, as empresas de logística e transporte precisarão ajustar seus custos operacionais, o que pode influenciar o preço final dos produtos transportados.

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A Artesp e as concessionárias de rodovias argumentam que os reajustes são fundamentais para garantir a qualidade e a segurança nas estradas, além de permitir a continuidade dos investimentos em infraestrutura. Ou o problema seria de licitações e contratos malfeitos?

No entanto, é importante que haja transparência e diálogo contínuo com a sociedade para tais aumentos serem compreendidos e aceitos pela população. Até algum tempo, os valores recolhidos de impostos eram divulgados de forma mais transparente.

Este cenário reforça a necessidade de um planejamento urbano e rodoviário que considere não apenas os aspectos econômicos, mas também o bem-estar social e a acessibilidade. A busca por soluções que minimizem o impacto financeiro para os usuários das rodovias é um desafio constante para os gestores públicos e privados.

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Em resumo, o reajuste das tarifas de pedágio em SP é uma medida que traz consigo uma série de repercussões para a sociedade. Enquanto alguns veem a necessidade de manter a qualidade das rodovias, outros sentem o peso no bolso, que impacta também a conta de supermercado, das farmácias, da indústria, agronegócio e indústria em geral.

O equilíbrio entre essas perspectivas será crucial para o desenvolvimento sustentável do transporte no estado.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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