sexta-feira, maio 16, 2025

As 10 maiores companhias de transporte marítimo de contêineres do Mundo— sua atuação no Brasil

No vasto oceano do comércio internacional, algumas empresas dominam os mares com autoridade em transporte marítimo. Em 2024, a logística global está mais integrada do que nunca, e essas gigantes são responsáveis por movimentar bilhões de dólares em mercadorias diariamente, conectando continentes, economias e pessoas.

De acordo com dados da Alphaliner e Container xChange, referência no setor, as 10 maiores companhias de transporte marítimo de contêineres do mundo, com base na capacidade total de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units), são:

  1. MSC (Mediterranean Shipping Company)
  • Capacidade: 6.127.485 TEUs
  • Navios: 861
  • Sede: Genebra, Suíça
  • Presença no Brasil: Muito forte. Opera em todos os principais portos, como Santos, Paranaguá, Rio Grande e Itaguaí. A MSC também tem participação em terminais como o TCP, no Paraná.

Leia também:

Matriz Global de Transportes de Carga: o que os números realmente mostram?

Investimentos no Brasil que vão gerar mais transporte: Timbro

  1. Maersk
  • Capacidade: 4.395.066 TEUs
  • Navios: 716
  • Sede: Copenhague, Dinamarca
  • Presença no Brasil: Altamente ativa. Atua em todos os principais portos, com operações integradas de transporte e armazenagem. É controladora da Hamburg Süd, outra gigante com forte presença no país.
  1. CMA CGM Group
  • Capacidade: 3.793.632 TEUs
  • Navios: 643
  • Sede: Marselha, França
  • Presença no Brasil: Consolidada. Opera em rotas entre Brasil, Europa, Caribe e Ásia. Controla a Mercosul Line, especializada na cabotagem brasileira.

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

  1. COSCO Shipping Lines
  • Capacidade: 3.279.936 TEUs
  • Navios: 508
  • Sede: Xangai, China
  • Presença no Brasil: Presente com rotas diretas e acordos compartilhados. Atende principalmente o Porto de Santos com rotas ligando à Ásia e Europa.
  1. Hapag-Lloyd
  • Capacidade: 2.249.765 TEUs
  • Navios: 292
  • Sede: Hamburgo, Alemanha
  • Presença no Brasil: Muito ativa, com presença comercial e operacional em todos os principais portos. É um dos principais operadores entre Brasil e Europa.

Maesk realiza mega logística e transporta 635 toneladas para WEG por 3 mil km de Minas até Amazônia

  1. ONE (Ocean Network Express)
  • Capacidade: 1.938.647 TEUs
  • Navios: 246
  • Sede: Tóquio, Japão
  • Presença no Brasil: Opera rotas Ásia–América do Sul com escalas em Santos, Itapoá e Paranaguá.
  1. Evergreen Marine Corporation
  • Capacidade: 1.712.161 TEUs
  • Navios: 220
  • Sede: Taoyuan, Taiwan
  • Presença no Brasil: Forte atuação em rotas com a Ásia, com escalas frequentes nos portos de Santos e Paranaguá.

Assista o canal de videocast FrotaCast

 

  1. HMM (Hyundai Merchant Marine)
  • Capacidade: 913.867 TEUs
  • Navios: 83
  • Sede: Seul, Coreia do Sul
  • Presença no Brasil: Menor presença direta, mas participa de consórcios com outras companhias e atende rotas para o Oriente Médio e Ásia com escalas em Santos.
  1. ZIM Integrated Shipping Services
  • Capacidade: 781.026 TEUs
  • Navios: 130
  • Sede: Haifa, Israel
  • Presença no Brasil: Opera linhas estratégicas entre Brasil e Estados Unidos, Caribe e Europa, com escalas em Santos e Navegantes.
  1. Yang Ming Marine Transport Corporation
  • Capacidade: 711.393 TEUs
  • Navios: 98
  • Sede: Keelung, Taiwan
  • Presença no Brasil: Atua em rotas entre Brasil e Ásia, com escalas regulares nos portos de Santos e Paranaguá.

 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui