Em um cenário de incertezas macroeconômicas crescentes, a Daimler Truck Holding AG, controladora da Mercedes-Benz Trucks, apresentou resultados robustos no primeiro trimestre de 2025 — com destaque especial para a resiliência e o desempenho estratégico da América Latina. Apesar da queda nas vendas globais e da retração em mercados tradicionalmente fortes como Europa e América do Norte, a atuação da região latino-americana vem ganhando cada vez mais importância no portfólio global da empresa.
A receita do Negócio Industrial da Daimler Truck ficou em € 11,6 bilhões (aproximadamente R$ 66,2 bilhões), uma leve queda em relação aos € 12,5 bilhões (R$ 71,3 bilhões) do mesmo período de 2024. O lucro antes de juros e impostos (EBIT) ajustado caiu para € 1,16 bilhão (R$ 6,6 bilhões), contra € 1,21 bilhão (R$ 6,9 bilhões) um ano antes. Mesmo assim, o retorno ajustado sobre as vendas (ROS) no segmento industrial subiu de 9,3% para 9,6%, refletindo um melhor aproveitamento de recursos e uma gestão estratégica mais eficiente.
Latino-americanos em alta
Apesar da crise global, a América Latina não apenas manteve sua relevância como ampliou seu peso no desempenho da Daimler Truck. O segmento Mercedes-Benz Trucks — que enfrentou forte retração na Europa — conseguiu, com a ajuda dos mercados latinos, compensar parte das perdas graças ao bom ritmo de pedidos e à sólida presença em países como Brasil, México e Argentina. A tendência positiva da região contribuiu para o aumento de 9% nos pedidos recebidos pela Mercedes-Benz Trucks no trimestre, enquanto outras regiões viram quedas expressivas — como a América do Norte, com recuo de 29%.
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Mesmo com o bom desempenho de áreas como América Latina e Ásia, o cenário global obrigou a Daimler Truck a revisar suas projeções para o ano. A expectativa de vendas unitárias para 2025 foi ajustada para um intervalo entre 430.000 e 460.000 veículos (anteriormente: 460.000 a 480.000), refletindo a desaceleração econômica nos Estados Unidos. O volume previsto para o segmento Trucks North America, por exemplo, caiu de 180.000–200.000 para 155.000–175.000 unidades.
Já a receita do negócio industrial foi revisada de € 52 a € 54 bilhões para € 48 a € 51 bilhões — entre R$ 273,9 bilhões e R$ 291,2 bilhões. O impacto dessas revisões também afetou a perspectiva de EBIT ajustado no nível do grupo, agora estimado entre -5% e +5% em relação a 2024 (a previsão anterior era de +5% a +15%).
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Estratégia de longo prazo: mais eficiência e competitividade
Com o programa “Cost Down Europe”, a Daimler Truck pretende economizar mais de € 1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) até 2030, especialmente em sua operação europeia. O acordo com o Conselho Geral de Trabalhadores da Alemanha visa tornar a Mercedes-Benz Trucks mais competitiva globalmente, com redução de custos trabalhistas e maior flexibilidade nas plantas.
Segundo Eva Scherer, CFO da Daimler Truck, “Nosso desempenho no primeiro trimestre reflete nossa resiliência aprimorada e ressalta o compromisso de nossa equipe global. Alcançamos um marco importante para tornar a Mercedes-Benz Trucks significativamente mais lucrativa nos próximos anos”. Ela destaca que, apesar da pressão sobre a demanda nos Estados Unidos, a companhia manteve suas metas de margem operacional, especialmente na América do Norte — o que reforça sua força estrutural.
Sustentabilidade segue na agenda
Embora as vendas de caminhões e ônibus elétricos a bateria (ZEVs) tenham caído ligeiramente de 813 para 759 unidades no trimestre, os pedidos cresceram para 1.266 unidades — um indicativo de que os clientes seguem atentos à transição energética, mesmo em tempos econômicos difíceis. A Daimler Truck tem investido fortemente na ampliação de sua linha ZEV, com foco em parcerias locais e projetos-piloto, inclusive na América Latina.