Os números divulgados sobre vendas de caminhões nunca refletem o curto prazo. A Frota News busca explicar essa particularidade, já que o mercado de caminhões tem uma dinâmica muito diferente do comércio de automóveis. Para ilustrar, tomaremos como exemplo o caso de Virgílio Cardoso Diniz, proprietário da Iberfrut.
Virgílio é empresário no Rio de Janeiro e atua no fornecimento de hortifrutigranjeiros na região. Durante sua visita à Fenatran 2024, ele buscava caminhões leves e médios para a entrega de produtos perecíveis, que exigem alta responsabilidade logística.
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O “refit” do Accelo
O segmento de caminhões entre 7 e 14 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) possui poucas opções no mercado brasileiro, representadas por três marcas: Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões. Durante o evento, Virgílio teve acesso a essas alternativas e presenciou o lançamento do “refit” do Mercedes-Benz Accelo pela montadora. O termo “refit” é utilizado para indicar a renovação e atualização de um produto mais antigo. O modelo Accelo foi lançado originalmente em 2004 e, ao longo dos anos, recebeu diversas atualizações tecnológicas, legais e, pela primeira vez, mudanças no design da parte frontal.
Entre as opções disponíveis, o empresário optou pelo novo Accelo 1117, tornando-se o primeiro cliente do modelo após o refit. A Fenatran 2024 aconteceu de 4 a 8 de novembro, e foi em janeiro que Virgílio recebeu seu novo caminhão, que se junta à frota de cerca de 20 modelos da mesma linha, incluindo os Accelo 817 e 1017.
Esse tempo entre início da negociação e o começo da operação com o caminhão envolve várias etapas, como negociação, forma de pagamento, definição das características técnica com o construtor do implemento de carga, emplacamento que só ocorre após o implemento instalado para definição da tara do caminhão (peso do chassi, implemento rodoviário e acessórios) e capacidade de carga útil.
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As características do Accelo 1117 e dos concorrentes
O Accelo 1117 diferencia-se do modelo menor (917) pela maior capacidade de carga, substituindo o Accelo 1017. Com PBT de 10.700 kg, o modelo é equipado com motor MB OM 924 LA Euro 6, que entrega 163 cv de potência e torque de 610 Nm.
Outras opções disponíveis para Virgílio, com características técnicas semelhantes, eram o VW Delivery 11.180, com PBT de 10.800 kg, motor Cummins de 175 cv e torque de 600 Nm, e o Iveco Tector 11-190, com PBT de 10.600 kg, motor FPT de 190 cv e torque de 610 Nm.
Apesar da equivalência técnica entre os modelos, Virgílio explicou sua escolha:
“Fiquei encantado com o novo Accelo 1117 e imediatamente fechei negócio com a Rio Diesel no próprio evento. Ou seja, fomos os primeiros a adquirir o novo caminhão leve Mercedes-Benz. O veículo foi encarroçado, adesivado e já entrou em operação neste mês de janeiro.”
O empresário, que utiliza caminhões Mercedes-Benz há 30 anos, possui atualmente mais de 20 veículos Accelo Euro 6, entre os modelos 817 e 1017, para atender clientes na Região Metropolitana, na região oceânica e no interior do estado do Rio de Janeiro.
“É um caminhão que me satisfaz muito; ele é sensacional. Neste segmento, não vale a pena nem experimentar outro modelo”, afirmou. “Além disso, a marca Mercedes-Benz é muito forte. O próprio produto se vende, com qualidade diferenciada e indiscutível.”
As novidades do Accelo 1117
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o entusiasmo de Virgílio reflete a aprovação das novidades do novo Accelo, como a cabina mais confortável e ergonômica e a maior capacidade de carga.

“Essas qualidades são essenciais para o transporte urbano, especialmente na distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, que exige pontualidade, assegurada pelo excelente desempenho e agilidade do Accelo no trânsito.”
De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o VW Delivery 11.180 foi o caminhão mais vendido no segmento, com 5.960 unidades, enquanto o Mercedes-Benz Accelo 1017 ocupou a segunda posição, com 4.576 unidades. Com base na experiência de Virgílio, a expectativa é que o novo Accelo 1117 seja um substituto eficiente para o 1017, algo que só poderá ser confirmado ao longo do ano.
A Iberfrut e a relação com a Mercedes-Benz
Com mais de 250 clientes atendidos diariamente, a Iberfrut é especializada no fornecimento de hortifrutigranjeiros para uma ampla gama de estabelecimentos, incluindo hotéis, resorts, restaurantes, hospitais, escolas e clubes. Sediada no CEASA, no bairro de Irajá, a empresa conta com frota própria, estrutura refrigerada com quatro câmaras modulares de última geração e um packing house para frutas, legumes e congelados.
Fundada há mais de 50 anos como um negócio familiar, a Iberfrut mantém seu espírito de tradição e inovação. Virgílio, proprietário junto com sua esposa, destaca que o futuro da empresa está garantido pelos netos, Teo e Daniel, que também deverão adquirir caminhões da Mercedes-Benz.
“Tenho grande satisfação com o relacionamento com a Mercedes-Benz e com o atendimento da equipe da Rio Diesel. Eles sempre nos respondem rápido, buscando soluções quando algo não pode ser resolvido de imediato”, concluiu Virgílio.
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