O melhor mercado do mundo é o sem concorrentes. A Stellantis disputa o segmento de furgões intermediários com três concorrentes ( na faixa de 6,1 m³ de espaço). Não é culpa da Stellantis não ter concorrentes e nem dever da Stellantis arrumar concorrentes para este segmento, pois exista. Quando o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy chegaram ao Brasil, o Mercedes-Benz Vito já estava no pedaço do mercado e não aguentou a superioridade desses concorrentes e no preço competitivo. Mercedes-Benz Vito, você não disse que ia só sair para comprar leite e voltaria? Cadê você?
Para criar o monopólio no segmento, a Stellantis incentivou a Fiat lançar o Scudo! Nessa brincadeira, que saiu ganhando foi só os fornecedores de logotipos para grade dianteira, volante e alguns outros detalhes. Esses furgões fazem o maior sucesso por terem a agilidade de uma automóvel e altura que permite entrar em garagens.
Agora, os modelos chegam renovados para a linha 2025. Renovado para quem só pensa no visual da logomarca. Mas, para quem gosta de uma grade dianteira redesenhada, elas chegam arrasando. Os engenheiros não precisaram fazer nada, pois quase 100% do trabalho foi para os designers de cada marca, que tiveram que criar grade frontal e logo para o volante. E alguém teve a brilhante ideia de aproveitar o painel digital do Citroën Cactos e dar uma sobrevida nos furgões. Assim, economizam.
Logicamente, existem pequenas diferenças entre os modelos em termos de estratégia de marketing, acessórios, já que não há nenhuma diferença na parte da ficha técnica. Até mesmo, criar a diferença seria um trabalho doloroso. Se os três são ótimos, um ou dois teriam que ficar pior para ter diferença.
Então, como escolher um dos três?
Primeiramente, pela empatia com uma das marcas. Depois, considere a melhor concessionária, vendedor e atendimento na assistente técnico mais próximo, pois são qualidades impossíveis de padronizar, pois mais que digam que sim. O pós-venda é o melhor critério de desempate, pois o cliente casa com ele por muito tempo. O preço na negociação também conta e o maior valor de revenda. Mas, lembre, pagar menos no início é melhor do que perder mais no valor de revenda. Ou seja, se o modelo tem baixo valor de revenda, já negociai este defeito na hora da compra.
No que são iguais
Os três modelos tiveram a renovação do visual, com novos para-choques frontais, faróis reformulados e uma grade do radiador adornada pelo novo logotipo da marca, o veículo assume uma postura mais moderna e robusta. As rodas de aço estampado de 16 polegadas ganharam novas coberturas plásticas, enquanto a traseira exibe uma logotipia renovada nas portas duplas, que permitem uma abertura de até 180º, facilitando o acesso ao compartimento de carga.
Dentro da cabine, as mudanças são igualmente significativas. O painel foi completamente atualizado para oferecer uma experiência de condução mais intuitiva e confortável. O novo volante, desenhado para melhorar a ergonomia, concentra os principais comandos, como o sistema de som, o limitador e o controlador de velocidade. O quadro de instrumentos, agora totalmente digital e customizável, permite ao motorista acessar diferentes informações conforme suas necessidades.
Internamente
O console central também recebeu melhorias, incluindo saídas de ar-condicionado reposicionadas para otimizar a refrigeração da cabine, que comporta até três pessoas. Um novo compartimento acima do câmbio facilita o armazenamento de objetos de diferentes tamanhos. No topo do console, uma central multimídia com conexão Bluetooth, comandos no volante e conector USB oferece ainda mais praticidade, permitindo a recarga de dispositivos e a transferência de dados.
A já reconhecida facilidade de manobra dos três modelos foi aprimorada com a adição de uma direção com assistência elétrica e sensores de estacionamento traseiros de série. O veículo também vem equipado com uma série de recursos de segurança, como controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina.
Os novos furgões mantêm toda a praticidade que o consagrou como um dos VULs mais vendidos de seu segmento (só tem eles no segmento). Equipado com o motor 1.5 HDi de 120 cv e 30,6 kgfm, eles são capazes de enfrentar os mais diversos cenários, urbanos e rodoviários. O câmbio de seis marchas, com engates precisos e alavanca próxima ao motorista, garante uma condução suave e eficiente.
Com uma arquitetura monobloco que agrega rigidez, robustez e conforto, esses furgões podem carregar até 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 m³ de volume. A porta lateral corrediça e as portas traseiras com abertura de 180º facilitam o acesso ao compartimento de carga, tornando o veículo ainda mais prático para o dia a dia.
Assine gratuitamente a nossa Newsletter:
Nos siga no LinkedIn!