quinta-feira, novembro 21, 2024

O que foi destaque no Salão da Mobilidade Elétrica 2023

Este evento Veículo Elétrico Latino-Americano, encerrado no último dia 7 de outubro, pode não ser grande em número de expositores. A falta de energia em São Paulo faz a eletromobilidade ser apenas um sonho! No entanto, era bastante grande nas inovações apresentadas aos visitantes. Neste artigo, apresentaremos as principais tecnologias do “Salão da Mobilidade Elétrica”.

Bateria de ultra-alta energia da BorgWarner

A BorgWarner, uma empresa global de tecnologia automotiva, apresentou um sistema de bateria de ultra-alta energia (UHE) produzido no Brasil e fornecido para o chassi do ônibus elétrico da Mercedes-Benz, o eO500U. O sistema é caracterizado por sua alta densidade energética sendo mostrado com componentes complementares, como o Sistema de Gerenciamento da Bateria (BMS) e outros.

Além disso, a BorgWarner apresentou o Motor Elétrico Gerador de Energia HVH, que é eficiente e adequado para veículos híbridos e elétricos. Mais de 100 mil veículos em todo o mundo utilizam esse motor. A empresa destaca o design compacto do HVH, otimizado para economizar espaço de instalação.

No Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-Move), Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil, foi palestrante e discutiu os projetos da empresa no Brasil, incluindo a fabricação local de sistemas de baterias. Ele enfatizou os benefícios de produzir no Brasil, como a redução de impactos logísticos e fiscais, além da contribuição para a capacitação da indústria nacional, aproveitando a matriz energética limpa do país.

Carregadores Siemens

Salão da Mobilidade Elétrica
O Sicharge UC é um carregador de carga rápida para veículos utilitários, como caminhões, ônibus e vans

Um das pioneiras em soluções para carregamento das baterias de veículos elétricos, a Siemens apresentou três modelos diferentes, cada um para um segmento: frotas, residencial e eletroposto.

O Sicharge UC é um carregador de carga rápida para veículos utilitários, como caminhões, ônibus e vans.  Este carregador tem uma potência entre 150kW e 600kW e pode recarregar a bateria de um veículo utilitário em até uma hora. O Sicharge UC também tem uma interface intuitiva e um sistema de refrigeração inteligente.

O VersiCharge é um carregador de carga lenta para residências, empresas e estacionamentos. Ele tem uma potência de 7kW ou 22kW e tem um controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. O VersiCharge pode ser instalado em colunas ou na parede e a potência pode ser ajustada de acordo com as necessidades regionais.

O Sicharge D é um carregador ultrarrápido para espaços públicos, como eletroposto, que pode recarregar a bateria de um veículo elétrico de 20% a 80% em cerca de 20 minutos. Este modelo tem potência entre 160kW e 300kW e cabo de carregamento que suporta 400 amperes de pico. O Sicharge D também tem uma tela sensível ao toque de 24 polegadas que permite uma fácil compreensão das informações pelos motoristas leigos.

GWM Brasil

Salão da Mobilidade Elétrica
Caminhões movidos a hidrogênio serão prioridades da GMW Brasil

A GWM destacou sua tecnologia de célula a combustível de hidrogênio durante o Evento Veículo Elétrico Latino-Americano em São Paulo, apresentando uma solução promissora para a descarbonização da frota de caminhões pesados prioritariamente e, potencialmente, de veículos de passeio. Embora incipiente no Brasil, o hidrogênio verde, gerado a partir de fontes renováveis começa a ganhar terreno. A GWM está avançando com planos para uma rota de caminhões movidos a hidrogênio no Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, promovendo a transição energética e destacando seu compromisso com a inovação e a mobilidade sustentável no Brasil.

De triciclo para o agronegócio até bicicletas elétricas urbanas

Salão da Mobilidade Elétrica
Com 40 anos, a Venture caminha para a transição da eletromobilidade

A Ventura Experience, recentemente, participou com destaque na feira VE Latino-Americano, onde apresentou oficialmente seus veículos elétricos e compartilhou sua visão para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil. Durante a feira, a empresa teve a oportunidade de se conectar com clientes, parceiros e entusiastas, e ficou evidente o crescimento e a relevância do mercado de mobilidade elétrica em todo o Brasil.

“Estamos empolgados em celebrar nosso 40º aniversário e entrar em uma nova era de inovação com nossos veículos elétricos. Além disso, a participação na VE Latino-Americano fortaleceu nossa convicção de que a mobilidade elétrica é o futuro e estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo nesse movimento,” disse Marco Garcia, porta-voz da Ventura Experience.

Leia também:

Filme Carga Máxima: Corridas, Caminhões e Noma em muita Ação

Lançamento da Plug.in

A Plug.in está pavimentando o caminho para uma revolução na mobilidade elétrica e soluções energéticas sustentáveis.

Salão da Mobilidade Elétrica
O Supercharger DC nacionalizado foi o principal lançamento da Plug.in, extremamente caro paro, quase 100 mil reais.

Uma das conquistas mais notáveis ​​da plug.in é o Supercharger DC. Com capacidade de recarga ultrarrápida. Sobretudo, o carregador permite que os veículos elétricos retornem à estrada em minutos, não horas. Além disso, sua eficiência energética é incomparável, economizando os custos operacionais para as frotas.

O Supercharger DC é uma afirmação do nosso compromisso com a sustentabilidade. Utilizando energia 100% limpa e renovável. Ademais, cada carga ajuda a reduzir as emissões de carbono e promove um ambiente mais saudável.

“Na plug.in, estamos empenhados em construir um futuro mais limpo, mais eficiente e mais sustentável. Por fim, o Supercharger DC é apenas um exemplo do nosso compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Isso, enquanto lideramos o caminho para um mundo impulsionado pela energia limpa”, disse Arthur Ramos, CEO da Plug.in e um dos palestrantes no Congresso C-Move realizando durante o Salão.

Marcos Villela | LinkedIn

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui