Os caminhões elétricos da Volvo já percorreram mais de 80 milhões de quilômetros ou 2.000 voltas ao redor do mundo desde que os seus primeiros modelos de caminhões elétricos foram lançados em 2019.
Novos dados de monitoramento da frota de caminhões elétricos da Volvo revelam que eles percorreram mais de 80 milhões de quilômetros em tráfego comercial ao redor do mundo desde 2019. Percorrer a mesma distância com caminhões movidos a diesel equivalentes teria consumido mais de 25 milhões de litros de diesel e as emissões de dióxido de carbono dos escapamentos foram reduzidas em 68.000 toneladas.
DORTECH CONNECT 2024: Engenharia Colaborativa e Sustentabilidade em Foco
Como a telemetria monitora somente o caminhão, não há como saber as emissões geradas para produção da energia para eles, pois isso muda de país para país, e muitos podem utilizar energia de fonte limpa ou fóssil. Na Europa, apenas 20% da produção de energia é limpa, e 80% são fósseis.
5 anos de know-how elétrico
A entrada precoce da Volvo no segmento de caminhões elétricos construiu uma expertise única em transporte elétrico sem emissões – aprendizados que são usados no desenvolvimento das próximas ofertas elétricas da Volvo.
As empresas de transporte com caminhões elétricos e que utilizam a energia de fontes renováveis têm uma forte vantagem competitiva ao poder oferecer transporte sem emissões para os compradores de transporte. Maximizar a utilização do investimento tanto no caminhão elétrico quanto na infraestrutura de carregamento constrói um forte argumento de negócios para as empresas de transporte – otimizando a logística e as rotas de condução, e compartilhando as instalações de carregamento entre os operadores. Os benefícios dos caminhões elétricos vão além dos ganhos ambientais – os motoristas estão experimentando um ambiente de trabalho significativamente melhor, com níveis muito mais baixos de ruído e vibrações.
Leia a edição 41 da revista Frota News;
Presença elétrica crescente globalmente
As entregas globais de caminhões elétricos da Volvo aumentaram 256% para 1.977 caminhões em 2023 e a empresa vê um interesse contínuo dos clientes em 2024. Na Europa, mais da metade dos clientes de caminhões elétricos escolheram um Volvo durante o primeiro trimestre deste ano – a participação da Volvo no segmento de caminhões elétricos foi de 56%. Nos Estados Unidos, a Volvo representou 44% de todos os caminhões elétricos vendidos.
Até agora, a Volvo entregou mais de 3.500 caminhões elétricos para clientes em 45 países em seis continentes. Durante 2023, a Volvo Trucks expandiu sua presença de caminhões elétricos ao entregar seus primeiros caminhões elétricos pesados para a América Latina, com veículos indo para clientes no Brasil, Chile e Uruguai. A Volvo também se tornou o primeiro fabricante de caminhões a entregar caminhões pesados elétricos na Marrocos, Coreia do Sul e Malásia.
“Não apenas as empresas de transporte, mas também os compradores de serviços de transporte e logística estão se inscrevendo na SBTi – Science Based Target Initiative – e estão começando a exigir soluções de transporte sustentável de seus fornecedores. Este é mais um impulsionador da mudança para os caminhões elétricos”, diz Roger Alm.
Caminhões elétricos a bateria para todas as necessidades de transporte
Os elétricos da Volvo atendem às necessidades em uma ampla gama de aplicações – desde distribuição urbana e gestão de resíduos até transporte regional e construção. Ao longo dos cinco anos de eletrificação, a Volvo também construiu uma forte expertise na otimização do uso da energia instalada, carregamento e manutenção de caminhões elétricos.
De 2019 até hoje, a Volvo Trucks expandiu gradualmente sua oferta elétrica para a gama atual, que inclui oito caminhões totalmente elétricos.
Os modelos da Volvo disponíveis são o Volvo FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e o VNR Electric. O mais vendido é o Volvo FH Electric, que recentemente foi selecionado para o prestigioso prêmio Caminhão Internacional do Ano de 2024.
“Estou feliz em ver como as empresas de transporte estão adotando os benefícios dos caminhões elétricos nas operações diárias. O setor de transporte representa 7% das emissões globais de carbono e os caminhões elétricos a bateria são uma ferramenta importante para reduzir a pegada climática. Graças a muitos pioneiros, já podemos ver o enorme potencial dessa tecnologia”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Nos siga no LinkedIn!