quinta-feira, novembro 21, 2024

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

A Scania anunciou o lançamento do K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus 100% elétrico da marca a ser fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). A produção faz parte do investimento de R$ 2 bilhões para o ciclo 2025-2028, com vendas previstas para começar na Lat.Bus 2024, de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo.

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania, baseado no chassi K utilizado em seus modelos a combustão. A produção inicial está programada para março de 2025, com testes das primeiras unidades. A Scania planeja vender 50 unidades no primeiro ano e entre 100 e 150 unidades no ano seguinte, com preços começando em R$ 2 milhões para o chassi e R$ 3 milhões com a carroceria.

Leia também:

Por que os acionistas do TRATON Group (VW Caminhões, Scania, MAN e Navistar) estão felizes?

Além do modelo elétrico, a Scania continua a oferecer ônibus a gás e a combustão Euro 6 no Brasil. Com o lançamento do K 230E, a empresa amplia suas opções para a transição energética no setor de transportes. Na Lat.Bus 2024, a Scania apresentará também novidades nos ônibus a combustão visando a redução de consumo.

K 230E
O novo ônibus elétrico será montado na mesma linha de chassi K com motor a combustão

O K 230E B4x2LB possui autonomia de 250 a 300 km em condições severas e capacidade para até 80 passageiros. Oferece quatro ou cinco pacotes de baterias e tração 4×2, suportando carrocerias de 12 a 14 metros. Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania, a versão inicial será urbana com potência de 230 kW.

O sistema elétrico do K 230E, com potência de 230 kW e câmbio de duas marchas, garante um desempenho robusto. O ônibus tem um carregador de 130 kW, com tempo de carregamento entre 150 e 170 minutos. O motor, denominado EMC 1-2, oferece potência contínua de 230 kW e torque de 2.200 Nm a 0 rpm, com pico de 300 kW e torque de até 5.600 Nm em situações extremas.

As baterias do K 230E são do tipo NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), conhecidas por maior densidade de carga e menor peso. Desenvolvidas em parceria com a Northvolt e importadas da Suécia, as baterias são modulares, facilitando a distribuição de carga e aumentando a capacidade de transporte de passageiros.

Saiba mais:

Scania apresenta ônibus rodoviário com motor a gás

A fábrica de baterias da Scania em Södertälje, na Suécia, utiliza energia renovável em seu processo de fabricação, buscando minimizar o impacto ambiental. Esse compromisso com a sustentabilidade diferencia a Scania de outros países produtores que utilizam combustíveis fósseis na produção de baterias.

Com a introdução do K 230E, a Scania se junta a outras oito marcas no mercado de ônibus elétricos no Brasil, incluindo Volvo, Volkswagen, Mercedes-Benz, Marcopolo, Eletra, Ankai, BYD e Higer, ampliando as opções para os transportadores de passageiros no país.

Nos siga no LinkedIn!

Leia mais sobre o projeto de eletromobilidade na edição 41 da revista digital Frota News, em breve, estará para download em breve no site.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui