sexta-feira, maio 16, 2025

ZF lança TraXon 2 Hybrid e amplia protagonismo em transmissões inteligentes  

No Brasil, a transmissão ZF TraXon já é bastante conhecida na sua função primária, como caixa de marchas automatizada, principalmente pelos clientes da DAF, Volkswagen e Iveco. No entanto, a TraXon é o que podemos chamar de ‘Transformers das transmissões’. Agora, a ZF acaba de lançar a segunda geração da versão híbrida, a TraXon 2 Hybrid

O novo sistema amplia o papel da transmissão automatizada, somando eficiência energética e redução de emissões ao tradicional desempenho operacional que a consagrou no transporte de cargas pesado. Desenvolvida para atender às exigências globais de sustentabilidade e economia de combustível, a TraXon 2 Hybrid representa mais do que uma atualização técnica: ela projeta o futuro dos caminhões comerciais, inclusive no mercado brasileiro. 

Ganhos mensuráveis em eficiência e sustentabilidade

Projetado com uma arquitetura modular, o TraXon 2 Hybrid chega com números expressivos. Em veículos híbridos elétricos, pode proporcionar até 14% de redução nas emissões de CO₂ em operações de curta distância e 9% em percursos longos. Para aplicações plug-in hybrid (PHEV), a economia pode chegar a 40%, dependendo do tipo de operação, do peso do veículo e da densidade da infraestrutura de recarga. 

Com esses números, a transmissão não só reduz o impacto ambiental das frotas, como também ajuda operadores a reduzirem seus custos com combustível — um fator crítico em mercados como o brasileiro, onde o diesel representa parcela significativa das despesas logísticas. 

“O lançamento do TraXon 2 Hybrid na América do Norte destaca o compromisso da ZF em promover soluções de mobilidade mais limpas para a indústria de veículos comerciais”, afirma John Hawkins, Vice-Presidente Sênior para as Américas da ZF. 

O sistema também é compatível com motores a combustão interna de alta eficiência, demonstrando versatilidade para diferentes cenários operacionais e fases de transição energética. 

e-comp Scroll: o compressor de ar pensado para veículos elétricos

Durante a ACT Expo 2025, em Anaheim (EUA), a ZF também apresentou o e-comp Scroll, um compressor de ar elétrico, isento de óleo, com foco em veículos comerciais híbridos, elétricos a bateria e movidos a célula de combustível. 

Silencioso, com apenas 67 dB(A) a 250 litros por minuto, o sistema é ideal para veículos elétricos, que exigem componentes compatíveis com seu baixo nível de ruído. Além disso, o e-comp Scroll dispensa lubrificação, reduzindo manutenções e eliminando riscos de vazamentos ou descarte de resíduos. 

“O design inovador do e-comp Scroll ajuda a otimizar o custo total de propriedade e melhora a experiência de motoristas e passageiros. Com desligamento automático entre os ciclos de compressão, o sistema economiza energia e aumenta a durabilidade”, explica Paweł Porczyński, Chefe da Linha de Produtos da ZF Commercial Vehicle Solutions. 

O compressor pode alcançar até 12,5 bar e vem com motor elétrico próprio, sistema de resfriamento a líquido e inversor integrado — um pacote completo que atende às exigências das novas gerações de veículos comerciais. 

Soluções complementares e visão para o futuro

No estande da ZF na ACT Expo, também estiveram em destaque tecnologias como: 

  • AxTrax 2 e CeTrax 2 Dual – eixos e trens de força elétricos para caminhões; 
  • eWorX – plataforma para eletrificação de implementos; 
  • OnGuardMAX – sistema ADAS para prevenção de colisões; 
  • EPS e ReAX – sistemas de direção elétrica e hidráulica com assistência inteligente. 

A ZF também participa das discussões sobre veículos autônomos, com o engenheiro-chefe Dirk Wohltmann liderando o painel “Aprendendo com Estudos de Caso de Caminhões Autônomos”. 

Em 2018, tive a oportunidade de testar a primeira geração da transmissão ZF TraXon Hybrid. No vídeo, mostro a experiência na pista de testes da ZF, na Alemanha:

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Cenário nacional e o que esperar

No Brasil, a primeira geração do TraXon já se consolidou nas linhas Meteor e Constellation da Volkswagen, nos pesados da DAF XF, e em modelos extrapesados da Iveco e da Scania. A introdução da versão híbrida é uma sinalização clara de que a ZF está pronta para contribuir com a descarbonização das frotas nacionais, sem renunciar a robustez e confiabilidade. 

Com a TraXon 2 Hybrid, a ZF reforça sua posição como protagonista em transmissões comerciais, abrindo caminho para uma nova geração de caminhões mais econômicos, silenciosos e sustentáveis — algo que, cada vez mais, também é exigido pelo transporte rodoviário brasileiro. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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