No Brasil, a transmissão ZF TraXon já é bastante conhecida na sua função primária, como caixa de marchas automatizada, principalmente pelos clientes da DAF, Volkswagen e Iveco. No entanto, a TraXon é o que podemos chamar de ‘Transformers das transmissões’. Agora, a ZF acaba de lançar a segunda geração da versão híbrida, a TraXon 2 Hybrid
O novo sistema amplia o papel da transmissão automatizada, somando eficiência energética e redução de emissões ao tradicional desempenho operacional que a consagrou no transporte de cargas pesado. Desenvolvida para atender às exigências globais de sustentabilidade e economia de combustível, a TraXon 2 Hybrid representa mais do que uma atualização técnica: ela projeta o futuro dos caminhões comerciais, inclusive no mercado brasileiro.
Ganhos mensuráveis em eficiência e sustentabilidade
Projetado com uma arquitetura modular, o TraXon 2 Hybrid chega com números expressivos. Em veículos híbridos elétricos, pode proporcionar até 14% de redução nas emissões de CO₂ em operações de curta distância e 9% em percursos longos. Para aplicações plug-in hybrid (PHEV), a economia pode chegar a 40%, dependendo do tipo de operação, do peso do veículo e da densidade da infraestrutura de recarga.
Com esses números, a transmissão não só reduz o impacto ambiental das frotas, como também ajuda operadores a reduzirem seus custos com combustível — um fator crítico em mercados como o brasileiro, onde o diesel representa parcela significativa das despesas logísticas.
“O lançamento do TraXon 2 Hybrid na América do Norte destaca o compromisso da ZF em promover soluções de mobilidade mais limpas para a indústria de veículos comerciais”, afirma John Hawkins, Vice-Presidente Sênior para as Américas da ZF.
O sistema também é compatível com motores a combustão interna de alta eficiência, demonstrando versatilidade para diferentes cenários operacionais e fases de transição energética.
e-comp Scroll: o compressor de ar pensado para veículos elétricos
Durante a ACT Expo 2025, em Anaheim (EUA), a ZF também apresentou o e-comp Scroll, um compressor de ar elétrico, isento de óleo, com foco em veículos comerciais híbridos, elétricos a bateria e movidos a célula de combustível.
Silencioso, com apenas 67 dB(A) a 250 litros por minuto, o sistema é ideal para veículos elétricos, que exigem componentes compatíveis com seu baixo nível de ruído. Além disso, o e-comp Scroll dispensa lubrificação, reduzindo manutenções e eliminando riscos de vazamentos ou descarte de resíduos.
“O design inovador do e-comp Scroll ajuda a otimizar o custo total de propriedade e melhora a experiência de motoristas e passageiros. Com desligamento automático entre os ciclos de compressão, o sistema economiza energia e aumenta a durabilidade”, explica Paweł Porczyński, Chefe da Linha de Produtos da ZF Commercial Vehicle Solutions.
O compressor pode alcançar até 12,5 bar e vem com motor elétrico próprio, sistema de resfriamento a líquido e inversor integrado — um pacote completo que atende às exigências das novas gerações de veículos comerciais.
Soluções complementares e visão para o futuro
No estande da ZF na ACT Expo, também estiveram em destaque tecnologias como:
- AxTrax 2 e CeTrax 2 Dual – eixos e trens de força elétricos para caminhões;
- eWorX – plataforma para eletrificação de implementos;
- OnGuardMAX – sistema ADAS para prevenção de colisões;
- EPS e ReAX – sistemas de direção elétrica e hidráulica com assistência inteligente.
A ZF também participa das discussões sobre veículos autônomos, com o engenheiro-chefe Dirk Wohltmann liderando o painel “Aprendendo com Estudos de Caso de Caminhões Autônomos”.
Em 2018, tive a oportunidade de testar a primeira geração da transmissão ZF TraXon Hybrid. No vídeo, mostro a experiência na pista de testes da ZF, na Alemanha:
Cenário nacional e o que esperar
No Brasil, a primeira geração do TraXon já se consolidou nas linhas Meteor e Constellation da Volkswagen, nos pesados da DAF XF, e em modelos extrapesados da Iveco e da Scania. A introdução da versão híbrida é uma sinalização clara de que a ZF está pronta para contribuir com a descarbonização das frotas nacionais, sem renunciar a robustez e confiabilidade.
Com a TraXon 2 Hybrid, a ZF reforça sua posição como protagonista em transmissões comerciais, abrindo caminho para uma nova geração de caminhões mais econômicos, silenciosos e sustentáveis — algo que, cada vez mais, também é exigido pelo transporte rodoviário brasileiro.