Apesar do cenário desafiador vivido pelo segmento de caminhões em 2025, duas marcas disputam palmo a palmo a liderança nas vendas no acumulado do primeiro semestre: Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e Mercedes-Benz.
A VWCO encerrou os seis primeiros meses do ano na liderança com 14.163 unidades emplacadas, o que representa 26,51% de participação no mercado, segundo informações da Fenabrave. Logo atrás, a Mercedes-Benz aparece com 14.022 caminhões vendidos, totalizando 26,25% de market share. A diferença entre as duas marcas é de apenas 141 unidades, indicando uma concorrência acirrada na ponta.
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A terceira colocada é a Volvo, com 9.726 unidades vendidas e participação de 18,21%, lembrando que a marca sueca concorrente apenas nos segmentos acima de 16 toneladas, assim como DAF e Scania.
A Scania aparece em quarto lugar, com 6.725 caminhões licenciados (12,59%), seguida pela Iveco, que comercializou 4.081 unidades (7,64%). A DAF fecha o grupo das seis marcas com mais de mil emplacamentos, somando 3.926 caminhões vendidos, o equivalente a 7,35% do mercado.
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Entre as marcas com desempenho mais modesto, destacam-se Foton (554 unidades), JAC (84), Agrale (46), Ford (27), Tesla (17) e Hyundai (13).
Cenário geral do segmento
Apesar dos números expressivos das líderes, o mercado de caminhões como um todo enfrenta retração. Segundo dados da Fenabrave, o segmento acumulou queda de 3,6% nas vendas em relação ao mesmo período de 2024, e a projeção anual foi revista para uma queda de 7% no ano, totalizando cerca de 113,6 mil unidades.
A disputa entre VW e Mercedes-Benz promete seguir intensa nos próximos meses, enquanto as demais fabricantes buscam espaço em um mercado desafiador, marcado por custos logísticos elevados, crédito restrito e incertezas econômicas.