Pela primeira vez em sua história, a Volvo Trucks conquistou a liderança do mercado europeu de caminhões pesados. Em 2024, a empresa alcançou uma participação de mercado de 17,9%, com um total de 56.331 unidades registradas na região.
Na Espanha, a Volvo Trucks também se destacou, registrando 4.786 caminhões emplacados e atingindo uma participação de mercado de 17,4% no segmento de veículos acima de 16 toneladas. Além disso, a marca manteve sua liderança na categoria de cavalos mecânicos pelo quinto ano consecutivo, com uma fatia de 20,3% do mercado.
Leia também:
Volvo Caminhões apresenta resultados acima de média e perspectivas para 2025
Os 43 caminhões mais vendidos em 2024, em ranking geral e por segmento
As 10 maiores empresas de transporte do mundo
Além da Espanha, a fabricante de Gotemburgo também consolidou sua posição nos países Reino Unido, França, Alemanha, Polônia e Espanha.
O Volvo FH segue como o caminhão mais vendido da marca. Roger Alm, presidente da Volvo Trucks — ele foi presidente da Volvo do Brasil entre 2010 e 2015 — celebrou a conquista e destacou a importância do compromisso da empresa com a eficiência e a segurança.
“Estamos muito orgulhosos de ser líderes no mercado europeu. Esse sucesso mostra que nossos clientes valorizam a eficiência de combustível, a segurança e o tempo de atividade de nossos caminhões. Oferecemos uma gama de produtos altamente competitiva e atraente”, afirmou Alm.
O lançamento da nova linha Volvo FH Aero em 2024 reforçou o compromisso da marca com a sustentabilidade. Disponíveis em versões elétrica, a gás e diesel, os novos caminhões ampliaram sua popularidade no mercado ao oferecer soluções para reduzir as emissões de CO₂.
“As empresas de transporte escolhem a Volvo porque nossos caminhões e serviços as ajudam a otimizar seus negócios e a reduzir as emissões. Agradecemos a confiança de nossos clientes, bem como o apoio de nossos revendedores, fornecedores e colegas do Grupo Volvo”, acrescentou Alm.
Crescimento global e expansão de mercado
Em 2024, a Volvo Trucks ampliou sua participação de mercado em 25 países. No Brasil, a empresa manteve-se líder no segmento de caminhões pesados pelo terceiro ano consecutivo, alcançando 23,7% de share. Na Austrália, a Volvo atingiu 18,2% de participação, enquanto na América do Norte (EUA e Canadá), a fatia de mercado cresceu para 10,5%, um avanço em relação aos 10,2% de 2023.
O presidente da Volvo Trucks ressaltou a importância da renovação da linha de produtos em nível global para impulsionar esse crescimento.
Assista os cortes do Canal FrotaCast:
“Nossa nova plataforma na América do Norte marca o início de uma nova era para a Volvo Trucks. Com o lançamento do Volvo VNL, alcançamos até 10% mais eficiência de combustível em comparação com a geração anterior”, destacou Alm.
A Volvo Trucks segue sua trajetória de crescimento global, consolidando-se como referência em inovação, eficiência e sustentabilidade no setor de transportes pesados.