O Grupo Volvo formalizou uma parceria estratégica com a Westport Fuel Systems Inc. Este acordo, alinhado com a Carta de Intenções previamente anunciada, visa estabelecer uma joint venture que será fundamental para acelerar a comercialização e adoção em escala global da tecnologia de ponta HPDI da Westport.
Esta tecnologia de sistema de combustível de injeção direta de alta pressão é vista como um marco no caminho para um futuro mais verde, prometendo eficiência energética e redução significativa das emissões em aplicações de transporte de longo alcance e maquinário off-road.
O fechamento da joint venture está sujeito a certas condições de fechamento, incluindo aprovações regulatórias e governamentais. Prevê-se que a joint venture entre em operação após o fechamento formal previsto para o segundo trimestre de 2024.
A Injeção Direta de Alta Pressão (HPDI) é uma tecnologia de sistema de combustível que pode ser aplicada em veículos com motores de combustão interna para substituir combustíveis emissores de gases de efeito estufa, como o diesel, por combustíveis neutros ou com zero carbono, como biometano ou hidrogênio.
“A descarbonização com motores de combustão interna movidos a combustíveis renováveis, especialmente com injeção direta de alta pressão (HPDI), desempenha um papel importante em soluções sustentáveis. O HPDI está na estrada em caminhões Volvo há mais de cinco anos. É uma tecnologia comprovada que permite aos clientes reduzirem significativamente as emissões de CO₂ em aplicações LBG (biogás liquefeito) aqui e agora e é um caminho potencial para o hidrogênio”, afirma Lars Stenqvist, diretor de Tecnologia do Volvo Group.
Conforme anunciado, a Westport contribuirá com determinados ativos e oportunidades de HPDI, incluindo ativos fixos, propriedade intelectual e negócios relacionados, para a joint venture. O Grupo Volvo adquirirá uma participação de 45% na joint venture pelo valor de aproximadamente US$ 28 milhões, pagáveis no fechamento, mais até US$ 45 milhões adicionais, dependendo do desempenho da joint venture.