sexta-feira, maio 16, 2025

Mercedes-Benz inaugura uma nova era do luxo com o Vision V

A partir de 2026, a Mercedes-Benz promete transformar o conceito de mobilidade de luxo com a introdução da inovadora arquitetura elétrica modular VAN.EA (Van Electric Architecture). Com essa plataforma, a marca alemã redefine a proposta das vans particulares, criando um patamar de sofisticação e tecnologia – o “Private Lounge”. No centro desse movimento visionário está o show car Vision V, uma prévia fascinante do futuro da marca no segmento premium.

Uma revolução sobre rodas

Com a VAN.EA, a Mercedes-Benz Vans não apenas eletrifica seu portfólio, como expande os horizontes do luxo automotivo. A proposta vai além do transporte: trata-se de criar experiências exclusivas e imersivas, pensadas para atender às necessidades de um público exigente e refinado. O portfólio futuro incluirá desde vans familiares práticas até verdadeiras limusines de luxo, passando por ônibus VIP, todos com foco no conforto, tecnologia e personalização.

“O Vision V é o início de uma nova era para a Mercedes-Benz Vans. Estabelecemos novos padrões de design, conforto e imersão digital ao mesmo tempo em que atendemos às expectativas mais altas dos nossos clientes”, declarou Thomas Klein, chefe da divisão de vans da Mercedes-Benz.

Leia também:

Chevrolet lança Nova S10 100 Anos e alcança a marca de 100 séries especiais no Brasil

VW Tiguan R-Line Turbo: nova versão estreia com 268 cv, mais luxo e esportividade

O Vision V: onde o futuro encontra o requinte

O show car Vision V não é apenas um veículo: é um ambiente de luxo flutuante. Externamente, exibe uma silhueta aerodinâmica com design escultural, rodas de 24 polegadas com persianas iluminadas e uma grade frontal redesenhada com mais de 200 elementos de luz, culminando na emblemática estrela Mercedes iluminada.

Mas é ao entrar no Vision V que a verdadeira experiência começa.

Uma grande porta automática lateral revela um “Private Lounge” de tirar o fôlego. Com couro Nappa branco cristal, seda cintilante e acabamentos em madeira de rebarba com alumínio polido, o interior é uma ode à sofisticação artesanal mesclada com alta tecnologia. Os bancos de luxo, inspirados em espreguiçadeiras futuristas, oferecem ajuste elétrico completo e podem reclinar até virar camas, com apoio para fragrâncias personalizadas e iluminação ambiente sincronizada com trilhas sonoras.

Uma experiência digital imersiva e personalizada

O Vision V leva a interação homem-máquina a um novo patamar com sua tela de cinema retrátil de 65 polegadas, escondida sob o piso. Quando ativada, transforma o ambiente em uma sala de projeção 4K com sistema de som Dolby Atmos, 42 alto-falantes e janelas laterais que se tornam telas para uma imersão de 360 graus.

Vision
Interior conta com equipamentos de entretenimento

Sete mundos interativos de experiência estão à disposição dos passageiros: de momentos de relaxamento com paisagens calmas, passando por jogos de corrida com controladores dedicados, até funções de escritório, karaokê e compras online com visualização tridimensional de produtos.

“Com o Vision V, pegamos a herança icônica das vans Mercedes-Benz e a reinterpretamos em um novo contexto de transporte de alto luxo”, comentou Gorden Wagener, Diretor de Design do Grupo Mercedes-Benz.

O cockpit do futuro

Na frente, o motorista também é presenteado com o Superscreen, uma tela tripla que vai de ponta a ponta do painel. A navegação com realidade aumentada, o painel digital dinâmico e a interface intuitiva colocam o condutor em total controle de uma nave digital com visual futurista.

Vision
Visual com linha redondas e muito LED

Luxo redefinido

O Mercedes-Benz Vision V não é apenas uma prévia de um futuro automotivo: é um manifesto sobre o que significa luxo no século XXI. Espaço, tecnologia, estética e exclusividade se fundem em uma obra-prima que transforma o simples ato de viajar em uma experiência sensorial completa.

A era do transporte de alto padrão em forma de van acaba de ganhar um novo nome – Vision V – e com ele, um novo significado para sofisticação sobre rodas.

Posicionamento e concorrência

Com a linha VLS, a Mercedes-Benz posiciona-se para atuar em um nicho de limousines e vans de luxo com alto padrão tecnológico. A marca estabelece um novo segmento de mercado dentro do universo de veículos premium de grande porte.

Os principais concorrentes do Vision V incluem:

  • Lexus LM (Toyota): Minivan de luxo com versões híbridas, divisória entre cabine e motorista, e configuração com quatro assentos executivos.
  • Zeekr 009 (Geely): MPV elétrico chinês com dois motores, mais de 500 km de autonomia e interior executivo com tela no teto e sistema multimídia de última geração.
  • BMW i7: Sedã elétrico com foco em experiência digital no banco traseiro, incluindo tela de 31 polegadas retrátil.
  • Rolls-Royce Spectre e Phantom EWB: Veículos voltados ao alto luxo tradicional, com menor foco em tecnologia digital imersiva, mas grande apelo artesanal.
  • Voyah Dreamer e Denza D9: Vans elétricas de luxo do mercado chinês com motorização híbrida ou 100% elétrica, interiores moduláveis e foco executivo.

O lançamento oficial do Vision V em Xangai sinaliza a atenção da Mercedes-Benz ao mercado asiático, especialmente a China, onde há forte demanda por veículos de transporte executivo com alto grau de conforto e conectividade.

Assista o Canal FrotaCast:

Produção e estratégia

A produção dos modelos derivados do Vision V está prevista para começar em 2026, com foco em clientes de alto poder aquisitivo, empresas de transporte VIP, hotéis de luxo, gestores de frotas executivas e consumidores interessados em mobilidade elétrica premium.

O Vision V é o primeiro de uma nova geração de vans que também incluirá versões mais acessíveis, sob a designação VLE, enquanto o sufixo VLS será reservado às variantes com maior nível de acabamento e equipamentos.

- Publicidade -
Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, Guide SP, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui