A VIX Logística, empresa pertencente ao Grupo Águia Branca, acaba de dar um passo significativo no segmento de transporte de cargas ao lançar o caminhão elétrico Atlas. Este é o primeiro no país com capacidade de tração de 120 toneladas. Essa iniciativa integra o portfólio do VIVA — VIX Veículos Autônomos, a nova vertical de negócios da empresa dedicada à inovação e à criação de tecnologias sustentáveis voltadas para a logística.
O Atlas é fruto de uma transformação no chassi do modelo Mercedes Benz Axor 3344, passando por um processo de adaptação para operar com propulsão elétrica (também conhecido como retrofit). A tecnologia utilizada substitui os combustíveis fósseis por baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), reduzindo significativamente a emissão de CO₂.
A conversão para um veículo elétrico desse porte representa uma economia mensal de até 8.300 litros de diesel em determinadas rotas, além de evitar a emissão de quase 21 toneladas de CO₂ por mês.
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Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA, destaca que a iniciativa reflete a cultura inovadora da empresa, que se mantém aberta a novas ideias. “O drive de inovação nos permite testar soluções criativas e arrojadas para os desafios da integração de equipamentos. A adoção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis é uma tendência do mercado, colocando a VIX na vanguarda desse movimento”, ressalta Alves.
A equipe do VIVA enfrentou o desafio técnico de desenvolver tecnologias que aumentassem o desempenho do Atlas sem comprometer a eficiência energética. O equilíbrio entre capacidade de tração, autonomia e dimensões das baterias foi cuidadosamente definido, seguindo rigorosos protocolos de segurança da indústria automotiva.
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Marcos Nunes, gerente do VIVA, enfatiza o potencial do Atlas em diversas operações, como transporte interno de madeira, movimentação de produtos siderúrgicos em áreas portuárias, rechego de materiais em áreas de mineração e siderúrgicas, e movimentação de matérias-primas em áreas industriais. Ele ressalta a versatilidade do veículo, que pode se adequar a diferentes setores, promovendo eficiência e sustentabilidade.
Para a recarga, o caminhão requer um ponto específico de energia com corrente contínua para recarga rápida. Este requisito é facilmente atendido em operações industriais com geração própria de energia elétrica. Além disso, o Atlas possui sistemas avançados de controle de temperatura, supressão de incêndio e sensores integrados para garantir a segurança durante a operação. Veículos comerciais não podem contar com as concessionárias públicas de energia elétrica.
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