sábado, outubro 12, 2024

Vila Galvão adota hidrogênio em motor diesel para descarbonização 

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O transporte público é vital para a mobilidade em qualquer cidade grande, e a busca por soluções que combinem eficiência com sustentabilidade é uma prioridade global.  A princípio, a Empresa de Ônibus Vila Galvão, localizada em Guarulhos, São Paulo, está na vanguarda dessa busca com a implementação de uma tecnologia da empresa Green Fuel, de aplicação imediata, baixo custo e com resultados promissores.  

O dispositivo GF420 já comprovou resultados positivos em empresas dos segmentos de transporte público, mineração e logística. A saber, o GF420 é um gerador de hidrogênio que opera com um princípio simples, mas eficaz: utiliza água e energia elétrica para produzir hidrogênio, que é então misturado ao ar na admissão do motor. Este processo melhora significativamente a queima do diesel, resultando na otimização da queima do combustível. Afinal, mais importante ainda é a contribuição para uma redução substancial na emissão de gases nocivos ao meio ambiente. 

Vila Galvão
O dispositivo GF420 da Green Fuel instalado no dispositivo sem alteração do projeto original do chassi

A frota de ônibus 

O grupo da Empresa de Ônibus Vila Galvão conta com uma frota total de cerca de 1.200 ônibus, a maioria para o transporte de passageiros urbanos nas cidades do Estado de São Paulo, entre elas, Guarulhos, Arujá, Taubaté, Campinas, Ribeirão Preto e Bebedouro. Aliás, para esta frota rodar, há necessidade do consumo anual de 35 milhões de litros, resultado do transporte de 144 milhões de passageiros por ano. Além disso, a empresa mantém a sua frota com idade média baixa, portanto, são modelos mais modernos. A tecnologia da Green Fuel ajuda a alcançar uma redução significativa do consumo de diesel, consequentemente, as emissões de poluentes. 

Então, o teste ainda está em andamento. A Frota News entrevistou três executivos do grupo, José Roberto, diretor-geral, Vladimir Santos, gerente da garagem de Guarulhos, e Alessandro Oliveira, responsável pela frota total. Todos expressaram bastante otimismo com os resultados do primeiro mês de teste com oito ônibus Mercedes-Benz que rodam em Guarulhos. Revelam-se os números no final dos testes, previstos para 5 de outubro deste ano. Certamente, a avaliação de desempenho conta com valores fornecidos pela telemetria da Kontrow, supervisão da Mercedes-Benz do Brasil e pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Guarulhos. 

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Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais

Sobre o GF420 e os testes 

Com mais de 60.000 horas de teste em laboratório e 500.000 km de testes em veículos O GF420 foi testado em mais 500.000 km em veículos de empresas e instituições parceiras, como Mining hub, TSL, Suzano, Ventana Serra, Beviani, Solurb, Marcopolo e SPTrans. Estes parceiros adquiriam equipamentos após os testes e continuam operando, gerando benefícios em termos de redução do consumo de combustível e de emissões de poluentes. Vale ressaltar que as montadoras Mercedes Benz e Scania acompanharam e ainda acompanham alguns testes. O que reforça a qualidade e a segurança do GF420 frente os componentes originais dos veículos. 

A GF420 já demonstrou sua eficácia e confiabilidade. Além disso, o dispositivo foi validado em teste certificado pela empresa Netz Engenharia Automotiva, de acordo com a norma internacional SAE J1321 — Procedimento de Teste de Consumo de Combustível. 

A validação via norma internacional SAE J1321 e as aplicações comerciais mostram redução de diesel entre 5% e 9%. Resultados práticos mostram redução do consumo de Arla entre 20% e 80%. O Despoluir reduz a opacidade em até 90% (segundo a Resolução CONAMA n.º 418/2009 e a Instrução Normativa IBAMA n.º 6/2010). A redução do consumo do diesel gera redução concomitante na emissão de CO₂, NOx e material particulado. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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