O transporte público é vital para a mobilidade em qualquer cidade grande, e a busca por soluções que combinem eficiência com sustentabilidade é uma prioridade global. A princípio, a Empresa de Ônibus Vila Galvão, localizada em Guarulhos, São Paulo, está na vanguarda dessa busca com a implementação de uma tecnologia da empresa Green Fuel, de aplicação imediata, baixo custo e com resultados promissores.
O dispositivo GF420 já comprovou resultados positivos em empresas dos segmentos de transporte público, mineração e logística. A saber, o GF420 é um gerador de hidrogênio que opera com um princípio simples, mas eficaz: utiliza água e energia elétrica para produzir hidrogênio, que é então misturado ao ar na admissão do motor. Este processo melhora significativamente a queima do diesel, resultando na otimização da queima do combustível. Afinal, mais importante ainda é a contribuição para uma redução substancial na emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
A frota de ônibus
O grupo da Empresa de Ônibus Vila Galvão conta com uma frota total de cerca de 1.200 ônibus, a maioria para o transporte de passageiros urbanos nas cidades do Estado de São Paulo, entre elas, Guarulhos, Arujá, Taubaté, Campinas, Ribeirão Preto e Bebedouro. Aliás, para esta frota rodar, há necessidade do consumo anual de 35 milhões de litros, resultado do transporte de 144 milhões de passageiros por ano. Além disso, a empresa mantém a sua frota com idade média baixa, portanto, são modelos mais modernos. A tecnologia da Green Fuel ajuda a alcançar uma redução significativa do consumo de diesel, consequentemente, as emissões de poluentes.
Então, o teste ainda está em andamento. A Frota News entrevistou três executivos do grupo, José Roberto, diretor-geral, Vladimir Santos, gerente da garagem de Guarulhos, e Alessandro Oliveira, responsável pela frota total. Todos expressaram bastante otimismo com os resultados do primeiro mês de teste com oito ônibus Mercedes-Benz que rodam em Guarulhos. Revelam-se os números no final dos testes, previstos para 5 de outubro deste ano. Certamente, a avaliação de desempenho conta com valores fornecidos pela telemetria da Kontrow, supervisão da Mercedes-Benz do Brasil e pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Guarulhos.
Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais
Sobre o GF420 e os testes
Com mais de 60.000 horas de teste em laboratório e 500.000 km de testes em veículos O GF420 foi testado em mais 500.000 km em veículos de empresas e instituições parceiras, como Mining hub, TSL, Suzano, Ventana Serra, Beviani, Solurb, Marcopolo e SPTrans. Estes parceiros adquiriam equipamentos após os testes e continuam operando, gerando benefícios em termos de redução do consumo de combustível e de emissões de poluentes. Vale ressaltar que as montadoras Mercedes Benz e Scania acompanharam e ainda acompanham alguns testes. O que reforça a qualidade e a segurança do GF420 frente os componentes originais dos veículos.
A GF420 já demonstrou sua eficácia e confiabilidade. Além disso, o dispositivo foi validado em teste certificado pela empresa Netz Engenharia Automotiva, de acordo com a norma internacional SAE J1321 — Procedimento de Teste de Consumo de Combustível.
A validação via norma internacional SAE J1321 e as aplicações comerciais mostram redução de diesel entre 5% e 9%. Resultados práticos mostram redução do consumo de Arla entre 20% e 80%. O Despoluir reduz a opacidade em até 90% (segundo a Resolução CONAMA n.º 418/2009 e a Instrução Normativa IBAMA n.º 6/2010). A redução do consumo do diesel gera redução concomitante na emissão de CO₂, NOx e material particulado.
Nos siga no LinkedIn!