quinta-feira, novembro 21, 2024

VENDAS DE CAMINHÕES IVECO GNL CRESCEM NA AMÉRICA LATINA

Caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) da Iveco estão ganhando cada vez mais destaque na América do Sul. Este tipo de caminhão oferece vantagens em relação ao modelo movido a gás natural veicular (GNV), porém, exige um investimento inicial maior para entregar os benefícios superiores. A principal é a autonomia, que pode chegar a 1.600 km. No entanto, já bateu o recorde de 1.728 km. 

As empresas estão escolhendo essa opção não apenas para cuidar do meio ambiente, mas também para reduzir os custos operacionais, sem comprometer a produtividade.

Entre as marcas presentes na região, a Iveco é a que conta com mais experiência global, sendo mais de 25 anos em pesquisa e desenvolvimento de combustíveis alternativos, mesmo não tendo sido a pioneira no Brasil. 

Entregas globais

Reinaldo Rossoni, diretor Comercial da Iveco para a América Latina, enfatizou a confiabilidade da tecnologia GNL, que foi totalmente validada pela empresa europeia. Desde 1996, a Iveco já fabricou mais de 45.000 unidades de caminhões movidos a GNL, que percorreram mais de um bilhão de quilômetros.

“O cliente pode ter certeza de que está adquirindo um produto de alta performance. Para cuidar do meio ambiente, não precisamos renunciar a potência ou rentabilidade, mas a tecnologia que utilizamos em nossos veículos nos permite oferecer o mesmo desempenho de um veículo a diesel, reduzindo os custos operacionais e proporcionando maior rentabilidade para as transportadoras”, acrescentou Rossoni.

A Iveco está comprometida em atender às diversas demandas dos mercados, buscando entender as necessidades do transporte e sua evolução. A marca possui uma rede de atendimento comercial e de serviços que trabalha em conjunto com os clientes, contribuindo para a construção da marca e a análise do mercado local.

GNL
O S-Way pode receber diferentes composições de tanques, conforme a autonomia desejada

S-Way GNL

Na Argentina, um dos principais mercados da região, a Andes Motor se tornou um novo parceiro estratégico da Iveco em 2022. Por meio dessa parceria, 15 caminhões S-Way movidos a GNL foram entregues ao Grupo San Gabriel, que possui a maior frota de caminhões Iveco movidos a GNL na América Latina. Esses veículos serão utilizados para o transporte de produtos da multinacional Nestlé e uma parte deles será conduzida exclusivamente por mulheres treinadas pelo Grupo San Gabriel por meio do programa “Mujer, dirige tu futuro” (Mulher, conduza o seu futuro).

Carlos Niebirt, gerente assistente de Caminhões da Iveco no Chile, afirmou que a introdução do primeiro S-Way movido a GNL no mercado latino-americano representa um marco importante. Ele destaca a inovação que a Iveco e a Andes Motor estão buscando ao oferecer novas alternativas de combustão.

O S-Way movido a GNL é o primeiro caminhão do mercado que utiliza gás natural. Foi projetado especialmente para o transporte internacional de longa distância. Ele detém o recorde mundial de autonomia para um veículo movido a GNL, podendo percorrer uma distância de 1.728 km com uma única carga.

TotalEnergies

Na República Dominicana, através do distribuidor oficial Martí, foram entregues os primeiros caminhões X-Way movidos a GNL para a TotalEnergies. Dessa forma, a multinacional adquiriu 13 veículos visando sua ambição de se tornar o principal player de energia responsável e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

William Costa, gerente de Vendas da Iveco na América Latina, destacou que essa é a primeira compra da TotalEnergies de caminhões movidos a gás natural. Assim, a empresa já está negociando novos pedidos para renovação de sua frota em 2024. Ademais, a ideia é substituir uma grande parte dos veículos a diesel por novas unidades movidas a GNL.

Os caminhões X-Way movidos a GNL possuem tecnologia Euro 6 de Gás Natural. Certamente, eles podem reduzir as partículas poluentes em até 99% e emitindo o mínimo de ruído. Ademais, também apresentam caixas Hi-Tronix de 12 velocidades. A cabine é espaçosa, com melhor ergonomia para os motoristas, sistemas de segurança ativa e passiva, além de proteção para cargas perigosas. Por fim, esses veículos já receberam inúmeros prêmios de design em todo o mundo.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui