sábado, abril 26, 2025

Três lançamentos elétricos: Volvo A30 Electric, Mercedes eArocs 400 e eCanter

A transformação silenciosa e limpa da construção civil já tem data, lugar e protagonistas. A Bauma 2025, a maior feira mundial de máquinas e equipamentos para construção e mineração, está sendo palco de lançamentos elétricos. E não se trata apenas da tão falada redução nas emissões de gases poluentes. Um benefício cada vez mais valorizado ganha destaque: a drástica diminuição do ruído emitido por caminhões e máquinas pesadas.

Nos ambientes confinados e já naturalmente ruidosos dos canteiros de obras e das minas, o silêncio proporcionado pelos caminhões elétricos se traduz em melhores condições de trabalho, proteção à saúde auditiva dos operários e mais qualidade de vida para as comunidades do entorno. Nesse contexto, modelos elétricos robustos e versáteis estão brilhando na edição 2025 da Bauma. Entre os principais destaques, Volvo CE, Mercedes-Benz Trucks e FUSO apresentam suas mais recentes inovações.

Volvo CE: A força da eletrificação chega aos articulados

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) apresentou uma linha 100% elétrica na Bauma 2025, marcando um momento histórico na transição da marca para uma operação mais sustentável. O grande destaque é o A30 Electric, o primeiro caminhão articulado elétrico produzido em série no mundo.

Leia também:

Ford apresenta Ranger Super Duty: a picape feita para o trabalho pesado

Bauma 2025: Começa a maior feira de construção e mineração com 3.500 expositores

Grupo Sipal representa a Noma do Brasil no Mato Grosso

Com lançamento previsto para locação na Europa em 2026, o modelo será acompanhado do A40 Electric, ainda maior e igualmente livre de emissões locais de CO₂ e ruídos. Projetados para atuar em pedreiras, operações de mineração e grandes obras, os articulados elétricos combinam produtividade elevada e impactos ambientais reduzidos.

“O portfólio de zero emissões que estamos exibindo na Bauma reforça nosso compromisso com a descarbonização e com os nossos clientes, em todas as etapas dessa jornada”, afirma Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

Além dos modelos elétricos, a Volvo CE também apresenta motores a combustão com emissões reduzidas e ganhos de até 15% em eficiência de combustível, oferecendo um leque de soluções para diferentes necessidades e etapas de transição energética.

Assista o Canal FrotaCast:

Mercedes-Benz eArocs 400: Potência elétrica em obras pesadas

A Mercedes-Benz Trucks trouxe para a Bauma 2025 a estreia mundial do eArocs 400, primeira versão elétrica à bateria do consagrado caminhão extrapesado Arocs. Voltado para a construção civil, o eArocs 400 promete manter a robustez do modelo a diesel, agora com emissão zero de CO₂ local e ruído reduzido — ideal para ambientes urbanos, noturnos e sensíveis a som, como hospitais e escolas.

O modelo estará disponível a partir do 1º trimestre de 2026 em versões de 32 a 41 toneladas, podendo atuar como betoneira ou basculante. Sua autonomia pode chegar até 240 quilômetros, com recarga rápida de 20 a 80% em apenas 45 minutos. Equipado com motor central de 380 kW de potência contínua e baterias LFP de 414 kWh, o caminhão também traz o Cockpit Multimídia Interativo 2, com comandos de voz e telas sensíveis ao toque.

Além disso, o eArocs 400 é destaque em segurança: traz sistemas como o Active Brake Assist 6, o Active Sideguard Assist 2 e o Front Guard Assist, indo além das exigências da União Europeia para segurança em veículos pesados.

FUSO eCanter: Versatilidade elétrica em caminhões leves

Outro destaque da Bauma 2025 é a FUSO, marca do grupo Daimler Truck, que apresentou novas configurações do eCanter, seu caminhão leve totalmente elétrico. Agora, 85% das versões a diesel disponíveis na Europa já têm equivalente elétrico, com aplicações para guindastes, basculantes e plataformas elevatórias — altamente demandadas na construção civil urbana.

Com novos layouts de bateria reposicionados no chassi, o eCanter permite fácil implementação de carroçarias complexas, garantindo máxima versatilidade sem comprometer o espaço ou a performance. A marca também anunciou que até o final de 2025 seus modelos convencionais poderão ser abastecidos com HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), combustível renovável com menor emissão de CO₂.

Florian Schulz, chefe de Vendas da FUSO Europa, ressalta: “O Canter é reconhecido por sua robustez e agilidade. Agora, com as novas opções elétricas e a possibilidade de operar com HVO, oferecemos um pacote ainda mais completo e sustentável para a construção urbana”.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui