sexta-feira, maio 16, 2025

Trens brasileiros com padrão internacional: Marcopolo Rail lança novas versões do Prosper

Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, apresentou novas versões urbana e intercidades do Prosper, modelo de trem leve de passageiros 100% fabricado no Brasil pela empresa.

Além das novas versões do seu trem Prosper, a Marcopolo Rail anunciou a parceria com a MTU, marca da Rolls-Royce Power Systems fornecedora de sistemas de propulsão (Powerpacks) diesel-elétricos e diesel-mecânicos. Ele pode operar em formações modulares de 2 a 4 carros (ou mais), com composição adaptável às necessidades da linha.

“O transporte de alta capacidade sobre trilhos é essencial para garantir uma mobilidade integrada, sustentável e eficiente. As novas versões urbana e intercidades do Prosper apresentadas chamaram muita a atenção dos visitantes pelos elevados padrões de conforto e qualidade, destacando o seu potencial de mercado”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

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Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

“Temos investido significativamente no desenvolvimento de parcerias e produtos para valorizar o segmento metroferroviário no mercado nacional e na América Latina, promovendo inovação e tecnologia para atender às demandas de mobilidade urbana e intermunicipal”, acrescenta Petras.

Atualmente, o Marcopolo Prosper está em operação no Brasil e no Chile, com diferentes versões adaptadas às necessidades locais.

Brasil

  1. Trem do Pampa – Sant’Ana do Livramento (RS)
    Desde julho de 2024, uma unidade do Prosper opera na linha turística Trem do Pampa, em parceria com a Giordani Turismo. O trem é utilizado em viagens cênicas na região da fronteira com o Uruguai.
  2. Aeroporto de Guarulhos (SP)
    A Marcopolo Rail forneceu veículos para o sistema de transporte automatizado (People Mover) que conecta os terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo à estação da Linha 13-Jade da CPTM. Embora esses veículos sejam distintos do modelo Prosper, eles fazem parte do portfólio ferroviário da empresa.

Chile

A Marcopolo Rail firmou contrato com a Empresa de los Ferrocarriles del Estado (EFE) para o fornecimento de três unidades do modelo Prosper, cada uma composta por dois carros, totalizando seis caro. Esses trens operam na linha Talca–Constitución, um trajeto interurbano de 88 km com 11 estações. Cada composição tem capacidade para 223 passageiros (80 sentados e 143 em pé), é bidirecional e equipada com ar-condicionado, espaços para pessoas com mobilidade reduzida e sanitários adaptados.

Parceria Estratégica

Dando continuidade ao avanço tecnológico promovido pela Marcopolo Rail na NT Expo 2025, a parceria com a MTU – marca da Rolls-Royce Power Systems – reforça o compromisso da empresa brasileira com soluções de propulsão de alta eficiência e baixo impacto ambiental.

Marcopolo Rail
Do Lago de Constança para os oceanos do mundo: a Rolls-Royce Power Systems, com seus motores e sistemas de propulsão da marca MTU, é o maior fornecedor alemão de sistemas de propulsão para a indústria marítima na Alemanha. Praticamente todos os motores MTU são fabricados em Friedrichshafen, às margens do Lago de Constança, e exportados para o mundo inteiro Built on the lake, destined for the oceans: With its MTU-brand engines and drive systems, Rolls-Royce Power Systems is Germany’s leading supplier of marine propulsion to the German maritime industry. Virtually all its MTU (marine?) engines are manufactured in Friedrichshafen on Lake Constance and exported worldwide.

Fundada em 1909 por Wilhelm Maybach e seu filho Karl, a MTU Friedrichshafen GmbH, hoje conhecida como MTU Solutions, é um dos nomes mais respeitados no mundo em sistemas de propulsão e geração de energia. Com sede em Friedrichshafen, na Alemanha, a companhia integra a divisão Rolls-Royce Power Systems e opera globalmente em países como Brasil, Estados Unidos, França, África do Sul e Singapura.

Como curiosidade, a ZF Friedrichshafen AG (ou simplesmente ZF), uma das maiores e mais renomadas fornecedoras de sistemas automotivos do mundo, também foi fundada na mesma cidade da MTU, em 1915 pelo conde Ferdinand von Zeppelin, criador do Zeppelin, entre outros cofundadores. E a história entre essas duas empresas estão ligadas desde a origem.

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Tudo começou por causa do Zepellin

A MTU começou sua trajetória desenvolvendo motores para dirigíveis e veículos ferroviários. Mais de um século depois, a MTU está à frente de inovações em diversos setores, com produtos voltados para aplicações marítimas, ferroviárias, industriais, geração de energia e defesa. Seus motores a diesel e a gás, além de sistemas híbridos e soluções para combustíveis alternativos como o hidrogênio, têm sido referência em robustez, eficiência energética e sustentabilidade.

Na aliança com a Marcopolo Rail, a MTU fornece Powerpacks diesel-elétricos e diesel-mecânicos, que equipam os trens Prosper em suas versões urbana e intercidades. Essas unidades de propulsão compactas e de alta eficiência são essenciais para o desempenho e a confiabilidade dos veículos ferroviários, especialmente em regiões onde a eletrificação ainda é limitada.

Essa colaboração técnica fortalece a presença da indústria nacional no mercado ferroviário internacional e amplia a oferta de trens brasileiros com padrão internacional de tecnologia e sustentabilidade.

“A parceria com a MTU representa um salto em performance e sustentabilidade para os trens produzidos no Brasil. Estamos conectando nossa engenharia à expertise global de um dos maiores fabricantes de sistemas de propulsão do mundo”, afirma Petras.

Com essa integração estratégica, a Marcopolo Rail e a MTU pavimentam um caminho sólido para o futuro da mobilidade sobre trilhos na América Latina – um futuro cada vez mais sustentável, conectado e eficiente.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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