terça-feira, abril 8, 2025

Traton Group: resultados da VW Caminhões, Scania, MAN e International em 2024

Com controle das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN Truck & Bus e International, o Traton Group registrou um aumento de 1% em sua receita de vendas em 2024, totalizando R$ 299,25 bilhões, mesmo enfrentando um mercado desafiador e uma leve queda nas vendas unitárias.  

O resultado operacional ajustado do Traton Group em 2024 foi R$ 2,205 bilhões superior, totalizando R$ 27,72 bilhões (2023: R$ 25,20 bilhões). Com um retorno operacional ajustado sobre as vendas de 9,2%, o grupo não apenas superou o valor do ano anterior (2023: 8,6%), mas também ultrapassou a previsão de 8,0% a 9,0%. Esse aumento deve-se à gestão eficaz de preços e à disciplina de custos aprimorada no negócio industrial. A relação entre pedidos recebidos e vendas unitárias manteve-se estável em 0,8 no período do relatório. 

Unificação dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento 

Christian Levin, CEO do TRATON GROUP, comentou: 

“Olhamos para trás e vemos um ano cheio de marcos significativos e trabalho de base crucial. Em 2024, nós do Traton Group fizemos grandes avanços em nosso caminho para nos tornarmos um grupo mais forte e eficiente. O progresso com a introdução do nosso Sistema Modular Traton foi fundamental nesse sentido. Ao mesmo tempo, estamos sistematicamente impulsionando a fusão de seções significativas dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento de nossas marcas em uma organização multimarcas. Isso levará a uma colaboração e agilidade consideravelmente mais eficazes. Ao fazer isso, continuamos a impulsionar fortemente nossa ambição e propósito mais importantes: ‘Transformando o transporte juntos. Para um mundo sustentável’. Embora as vendas unitárias de veículos elétricos a bateria tenha caído ano a ano em 2024, a perspectiva para 2025 é promissora. Os pedidos recebidos neste segmento aumentaram em quase 60%, totalizando pouco menos de 4.000 veículos elétricos.” 

Leia também:

Investimentos no Brasil que vão gerar mais transporte: atualizado em 10/03

Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia elétrica movido a diesel verde

Scania adota biometano para reduzir emissão de CO₂ na fábrica brasileira 

Com controle das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN Truck & Bus e International, o Traton Group registrou um aumento de 1% em sua receita de vendas em 2024, totalizando R$ 299,25 bilhões, mesmo enfrentando um mercado desafiador e uma leve queda nas vendas unitárias.  

Resultado superior

O resultado operacional ajustado do Traton Group em 2024 foi R$ 2,205 bilhões superior, totalizando R$ 27,72 bilhões (2023: R$ 25,20 bilhões). Com um retorno operacional ajustado sobre as vendas de 9,2%, o grupo não apenas superou o valor do ano anterior (2023: 8,6%), mas também ultrapassou a previsão de 8,0% a 9,0%. Esse aumento deve-se à gestão eficaz de preços e à disciplina de custos aprimorada no negócio industrial. A relação entre pedidos recebidos e vendas unitárias manteve-se estável em 0,8 no período do relatório. 

Assista o Canal FrotaCast:

“No Traton Group, acreditamos firmemente que o futuro do transporte é elétrico e sustentável. Concentramos a maior parte da nossa energia em impulsionar esse desenvolvimento. Ao unir forças com provedores de rede e fornecedores de energia, pretendemos tornar a transformação para o transporte sustentável mais suave para nossos clientes. Para isso, também precisamos de formuladores de políticas do nosso lado. A União Europeia enviou recentemente um sinal claro ao alocar R$ 2,66 bilhões para apoiar a infraestrutura de carregamento sob seu programa de financiamento Alternative Fuels Infrastructure Facility (AFIF), concedendo aproximadamente R$ 706 milhões à Milence (joint venture com os grupos Daimler Truck e Volvo). Como presidente do ACEA Commercial Vehicles Board (associação europeia dos fabricantes de veículos), garantirei que permaneçamos neste caminho. Porque é o caminho certo para um futuro sustentável. O Traton Group continuará a desempenhar seu papel no apoio ao Acordo de Paris. No entanto, precisamos de uma estrutura clara e do apoio dos formuladores de políticas, especialmente para o aumento da eletricidade verde, capacidade da rede e infraestrutura de carregamento,” acrescentou. 

Avanços em Eletromobilidade

O grupo atingiu marcos significativos na jornada para o transporte sustentável em 2024. Em junho, a Scania fundou a Erinion, uma empresa especializada em opções de carregamento de depósito e destino para veículos comerciais elétricos a bateria de clientes privados e semipúblicos. A Erinion facilitará a aceleração estabelecendo 40.000 pontos de carregamento em depósitos de clientes. A Traton Charging Solutions apoia a transição simplificando o acesso às estações de carregamento. A MAN registrou grande interesse em seu MAN eTruck elétrico pesado a bateria em 2024, recebendo cerca de 2.800 pedidos e solicitações de pedidos até o final do ano. O fornecedor automotivo DRÄXLMAIER Group recebeu o primeiro MAN eTruck. O portfólio de modelos elétricos da MAN agora varia de 12 a 42 toneladas. 

Os clientes da International não só podem encomendar o lendário ônibus escolar amarelo como um modelo elétrico, mas um caminhão elétrico de médio porte também está disponível com a série eMV. Além disso, a International oferece serviços de consultoria abrangentes sobre como fazer a mudança para veículos elétricos. A Volkswagen Truck & Bus (VWTB) também está avançando com a eletrificação de sua linha de produtos. Tendo atraído muito interesse em seu caminhão de distribuição elétrico e-Delivery, a marca iniciou a produção dos primeiros modelos e-Volksbus no segundo semestre de 2024. 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui