Com controle das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN Truck & Bus e International, o Traton Group registrou um aumento de 1% em sua receita de vendas em 2024, totalizando R$ 299,25 bilhões, mesmo enfrentando um mercado desafiador e uma leve queda nas vendas unitárias.
O resultado operacional ajustado do Traton Group em 2024 foi R$ 2,205 bilhões superior, totalizando R$ 27,72 bilhões (2023: R$ 25,20 bilhões). Com um retorno operacional ajustado sobre as vendas de 9,2%, o grupo não apenas superou o valor do ano anterior (2023: 8,6%), mas também ultrapassou a previsão de 8,0% a 9,0%. Esse aumento deve-se à gestão eficaz de preços e à disciplina de custos aprimorada no negócio industrial. A relação entre pedidos recebidos e vendas unitárias manteve-se estável em 0,8 no período do relatório.
Unificação dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento
Christian Levin, CEO do TRATON GROUP, comentou:
“Olhamos para trás e vemos um ano cheio de marcos significativos e trabalho de base crucial. Em 2024, nós do Traton Group fizemos grandes avanços em nosso caminho para nos tornarmos um grupo mais forte e eficiente. O progresso com a introdução do nosso Sistema Modular Traton foi fundamental nesse sentido. Ao mesmo tempo, estamos sistematicamente impulsionando a fusão de seções significativas dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento de nossas marcas em uma organização multimarcas. Isso levará a uma colaboração e agilidade consideravelmente mais eficazes. Ao fazer isso, continuamos a impulsionar fortemente nossa ambição e propósito mais importantes: ‘Transformando o transporte juntos. Para um mundo sustentável’. Embora as vendas unitárias de veículos elétricos a bateria tenha caído ano a ano em 2024, a perspectiva para 2025 é promissora. Os pedidos recebidos neste segmento aumentaram em quase 60%, totalizando pouco menos de 4.000 veículos elétricos.”
Leia também:
Investimentos no Brasil que vão gerar mais transporte: atualizado em 10/03
Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia elétrica movido a diesel verde
Scania adota biometano para reduzir emissão de CO₂ na fábrica brasileira
Com controle das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN Truck & Bus e International, o Traton Group registrou um aumento de 1% em sua receita de vendas em 2024, totalizando R$ 299,25 bilhões, mesmo enfrentando um mercado desafiador e uma leve queda nas vendas unitárias.
Resultado superior
O resultado operacional ajustado do Traton Group em 2024 foi R$ 2,205 bilhões superior, totalizando R$ 27,72 bilhões (2023: R$ 25,20 bilhões). Com um retorno operacional ajustado sobre as vendas de 9,2%, o grupo não apenas superou o valor do ano anterior (2023: 8,6%), mas também ultrapassou a previsão de 8,0% a 9,0%. Esse aumento deve-se à gestão eficaz de preços e à disciplina de custos aprimorada no negócio industrial. A relação entre pedidos recebidos e vendas unitárias manteve-se estável em 0,8 no período do relatório.
“No Traton Group, acreditamos firmemente que o futuro do transporte é elétrico e sustentável. Concentramos a maior parte da nossa energia em impulsionar esse desenvolvimento. Ao unir forças com provedores de rede e fornecedores de energia, pretendemos tornar a transformação para o transporte sustentável mais suave para nossos clientes. Para isso, também precisamos de formuladores de políticas do nosso lado. A União Europeia enviou recentemente um sinal claro ao alocar R$ 2,66 bilhões para apoiar a infraestrutura de carregamento sob seu programa de financiamento Alternative Fuels Infrastructure Facility (AFIF), concedendo aproximadamente R$ 706 milhões à Milence (joint venture com os grupos Daimler Truck e Volvo). Como presidente do ACEA Commercial Vehicles Board (associação europeia dos fabricantes de veículos), garantirei que permaneçamos neste caminho. Porque é o caminho certo para um futuro sustentável. O Traton Group continuará a desempenhar seu papel no apoio ao Acordo de Paris. No entanto, precisamos de uma estrutura clara e do apoio dos formuladores de políticas, especialmente para o aumento da eletricidade verde, capacidade da rede e infraestrutura de carregamento,” acrescentou.
Avanços em Eletromobilidade
O grupo atingiu marcos significativos na jornada para o transporte sustentável em 2024. Em junho, a Scania fundou a Erinion, uma empresa especializada em opções de carregamento de depósito e destino para veículos comerciais elétricos a bateria de clientes privados e semipúblicos. A Erinion facilitará a aceleração estabelecendo 40.000 pontos de carregamento em depósitos de clientes. A Traton Charging Solutions apoia a transição simplificando o acesso às estações de carregamento. A MAN registrou grande interesse em seu MAN eTruck elétrico pesado a bateria em 2024, recebendo cerca de 2.800 pedidos e solicitações de pedidos até o final do ano. O fornecedor automotivo DRÄXLMAIER Group recebeu o primeiro MAN eTruck. O portfólio de modelos elétricos da MAN agora varia de 12 a 42 toneladas.
Os clientes da International não só podem encomendar o lendário ônibus escolar amarelo como um modelo elétrico, mas um caminhão elétrico de médio porte também está disponível com a série eMV. Além disso, a International oferece serviços de consultoria abrangentes sobre como fazer a mudança para veículos elétricos. A Volkswagen Truck & Bus (VWTB) também está avançando com a eletrificação de sua linha de produtos. Tendo atraído muito interesse em seu caminhão de distribuição elétrico e-Delivery, a marca iniciou a produção dos primeiros modelos e-Volksbus no segundo semestre de 2024.